Toda empresa é aberta para se ganhar dinheiro, e para que esse objetivo seja alcançado é necessário que o empresário tenha uma gestão financeira para controlar os recursos que entram e saem da empresa.
Em fase inicial o pequeno empresário utiliza muito de controles manuais ou planilhas, mas com o tempo é interessante a contratação de um sistema.
Se você é empresário e deseja ter um controle melhor da gestão financeira, porém ficou perdido com o grande número de sistemas existentes, vamos te ajudar com uma análise de prós e contras dos principais programas para gestão financeira da empresa.
Aproveite para aprender mais lendo: Saiba o que é gestão financeira e como ela ajuda sua empresa.
Por que contratar um programa de gestão financeira?
O principal objetivo do empreendedor ao abrir a empresa é ter retorno financeiro, porém, muitos empresários ainda erram por não fazer uma gestão financeira da forma correta.
É normal em pequenas empresas o empresário adotar meios alternativos, como controles manuais ou planilhas Excel para controlar os resultados, porém, um programa de gestão financeira pode facilitar a rotina do empresário.
A principal contribuição de um programa de gestão financeira na pequena empresa é de unificar as informações em um único local, além de fornecer relatórios consolidados confiáveis que vão ajudar na tomada de decisão. Em um único programa é possível ter o controle dos bancos, boletos emitidos, pedidos, notas fiscais e ainda estoque.
São várias soluções no mercado, por isso fizemos uma análise dos principais programas de gestão financeira utilizados e quais os prós e contras de cada um, para facilitar a vida do empresário.
Aprenda lendo: A movimentação bancária é fiscalizada pela receita federal?
1 – CONTA AZUL
O programa de gestão financeira da Conta Azul é voltado para pequenas empresas do comércio e prestação de serviço. Tem um preço bem acessível ao pequeno empresário e fornece várias funcionalidades de maneira integrada.
PRÓS: O sistema é totalmente WEB, então não há necessidade de investimento em equipamentos. Ele realiza todo o controle desde o estoque, emissão de notas fiscais e gestão financeira da empresa. Tem um preço acessível com planos para cada empresa. Tem funcionalidades como emissão de boletos recorrentes e conciliação bancária.
CONTRA: O sistema não atende bem empresas com atividade de fabricação (ex.: padarias), e alguns clientes reclamam do suporte pós venda que não é muito funcional.
Leia mais em: Saúde financeira da empresa: como fazer uma boa análise? – WSC Contabilidade.
2 – OMIE
O programa de gestão financeira da Omie é um dos mais completos do mercado, possui diversas funcionalidades que vão desde o controle de estoque e emissão de notas fiscais, além de realizar a gestão financeira e até a gestão do departamento de vendas.
PRÓS: O programa de gestão financeira da Omie é totalmente Web, possui mais funcionalidades que os concorrentes e é possível automatizar diversas rotinas. Os planos são de acordo com o tamanho da empresa e tem alternativas bem acessíveis.
CONTRAS: A implantação pode ser complexa devido ao grande número de ferramentas que o sistema oferece, o empresário pode ter dificuldades para estabelecer rotinas básicas e no treinamento de colaboradores para operar o sistema.
3 – BLING
O Bling é um sistema elaborado para micros e pequenas empresas e tem um foco muito grande em e-commerce, sendo o mais utilizado por empresas que vendem por marketplaces. Tem diversas funções e foca na experiência fácil do usuário.
PRÓS: Programa de gestão financeira totalmente web e integra com emissão de notas fiscais e tem estrutura para atender e-commerce. Tem planos a partir de R$30,00 e integração com empresas de entregas, estoques e oferece até conta digital para gerenciamento dos recursos onde pode ser feito pagamentos e recebimentos.
CONTRA: Muito voltado para o comércio, pode não atender muito bem principalmente empresas que têm a atividade de fabricação de produtos. Em empresas que têm um porte maior ou trabalham com boletos o sistema pode não atender a demanda.
Confira: Vender sem nota fiscal: Saiba quais são os riscos – WSC Contabilidade.
4 – PROGRAMA DE GESTÃO FINANCEIRA GRATUITO – MARKETUP
O Marketup é uma alternativa totalmente gratuita e foi desenvolvido em parceria com o SEBRAE para atender o micro e pequeno empresário. Já é um sistema antigo no mercado que tem várias funcionalidades que vão desde a gestão financeira até a emissão de notas.
PRÓS: O programa de gestão financeira gratuito do Marketup oferece toda estrutura pela Web e permite ao pequeno empresário organizar as finanças de maneira integrada com a emissão de notas fiscais e recebimentos. É uma ótima opção ao pequeno empresário que está começando e não quer investir muito em um programa de gestão financeira, mas precisa organizar suas finanças.
CONTRAS: O sistema não possui um suporte com atendentes, e as dúvidas devem ser sanadas por um perguntas e respostas, o que pode dificultar na implantação. Não oferece tantas funções quanto seus concorrentes.
Dicas para contratar um programa de gestão financeira
Independente do programa escolhido, para que a implantação de um sistema de gestão financeira na empresa dê certo, é necessário que o empresário já possua uma rotina pré-estabelecida de controle para que o sistema seja alimentado com as informações corretas.
Também orientamos que ao implantar programa de gestão financeira na empresa, é necessário ter um responsável, que terá uma rotina determinada diariamente para alimentar e controlar o sistema. Muitas vezes o próprio empresário pega essa responsabilidade, mas pela falta de tempo não insere as informações no sistema e a gestão financeira acaba não funcionando.
E o apoio de uma contabilidade é essencial para que o processo gere resultados, você sabia que além de gerar guias a contabilidade pode te auxiliar a implantar um programa de controle financeiro em sua empresa?
A WSC Contabilidade auxilia pequenas empresas a estruturar toda a parte financeira e potencializar seus lucros. Entre em contato e saiba mais.