Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Saúde financeira da empresa: como fazer uma boa análise?

saude-financeira-da-empresa

Existem muitos atributos que possibilitam compararmos uma empresa a uma pessoa. Um deles diz respeito à saúde física comparada à saúde financeira da instituição.

 

Tal como um ser humano, uma empresa precisa estar saudável para continuar operando e desenvolvendo suas atividades a longo prazo. Por outro lado, caso ela esteja debilitada, provavelmente terá dificuldade de se manter caso não tome as medidas certas para se recuperar.

 

Quando diagnosticamos uma empresa, avaliamos especificamente sua saúde financeira. Ela é o que nutre todo um empreendimento e faz com que ele seja capaz de crescer sustentavelmente e gerar bons resultados.

 

Você sabe como está a saúde financeira da sua empresa? Sabe como fazer uma boa análise? Então, continue a leitura deste artigo e entenda detalhadamente como fazer um diagnóstico assertivo.

O que é saúde financeira da empresa?

Ao fazermos um paralelo comparativo entre a saúde financeira de uma empresa com a de um ser humano, provavelmente este conceito corporativo fica muito mais claro e fácil de ser compreendido.

 

E é basicamente o mesmo sentido. Você consegue imaginar uma pessoa com a saúde debilitada se exercitando com vigor, praticando atividades físicas ou até mesmo trabalhando o mínimo suficiente para sobreviver durante muito tempo?

 

Um simples resfriado pode prejudicar o cumprimento de qualquer uma dessas tarefas, assim como ocorre com um negócio! Para explicar de forma mais clara: um pequeno problema pode agravar a saúde financeira de uma empresa e prejudicar a execução das suas atividades operacionais.

 

Ou seja, a saúde financeira da empresa diz respeito ao status das finanças de um negócio após o pagamento de todas as obrigações com despesas, pendências, contas e dívidas. De modo geral, é uma métrica que aponta o tempo que uma empresa consegue se manter caso sua fonte de faturamento seja interrompida.

 

Você sabe se a sua empresa está saudável financeiramente? Ter essa noção é fundamental para poder realizar investimentos, expandir e contratar novos funcionários. Veja a seguir como avaliar a saúde financeira do seu negócio!

 

Aproveite para ler: Consultoria contábil: o que é e como ela pode aumentar os lucros da sua empresa.

Como fazer uma boa análise da saúde financeira da empresa?

Manter a saúde em dia requer práticas saudáveis, não é mesmo? Dentro de uma empresa, a realização de tarefas simples, mas que exigem um alto grau de comprometimento e dedicação, é capaz de contribuir para suas finanças.

 

Essas tarefas ganham ainda mais relevância quando levamos em consideração o sistema tributário brasileiro, que é considerado um dos mais onerosos e complexos do mundo. Um gestor que não é capaz de lidar com as obrigações fiscais de forma inteligente pode acabar impactando negativamente a saúde financeira da empresa.

 

Ao mesmo tempo que necessita lidar com essa adversidade, o empresário precisa manter em dia suas atividades operacionais rotineiras em prol de vender mais, captar e reter clientes e gerir todos seus colaboradores.

 

Para que isso seja executado da melhor maneira possível, é crucial fazer uma boa análise da saúde financeira da sua empresa. Veja detalhadamente quais passos realizar para ter um bom diagnóstico em mãos:

Tenha um controle financeiro periódico

É de suma importância ter um controle de todas as entradas e saídas dos recursos financeiros do seu negócio, independentemente do valor. 

 

Registre todas as vendas que fizer, assim como todas as despesas, inclusive aquelas pequenas, que aparentam não impactar suas finanças. Uma empresa com boa saúde financeira deve manter um controle assíduo para evitar surpresas no fim do ano.

 

Para isso, faça um calendário detalhando tudo o que precisa ser pago: impostos, dívidas com fornecedores, salários, compras. Registre também tudo que for entrar, como as vendas feitas pela máquina de cartão, transferência e dinheiro, por exemplo.

 

Esse método parece ser simples, mas sem dúvidas é um dos mais efetivos para manter a saúde financeira da empresa. Ele é capaz de reduzir as despesas supérfluas e garantir possibilidades maiores de aumentar sua lucratividade.

Defina um valor seguro de capital de giro

Capital de giro é o nome dado ao valor que sua empresa deve ter sempre em caixa, ou seja, na conta corrente de pessoa jurídica. Uma boa análise sobre a saúde financeira de uma empresa diz respeito a quanto uma empresa mantém no seu capital de giro.

 

Uma empresa financeiramente saudável garante a manutenção de um valor mais alto em caixa, geralmente o suficiente para pagar as contas durante um período de três a seis meses, dependendo do porte e das despesas mensais do seu negócio.

Outros fatores importantes para analisar a saúde financeira da empresa

A análise da saúde financeira da empresa passa principalmente pelo fato da compreensão de como está a sobrevida do seu negócio após o cumprimento das obrigações com pagamento de despesas.

 

Justamente por isso, os dois fatores listados acima (controle financeiro periódico e capital de giro) são fundamentais para manter uma empresa saudável. Entretanto, existem outros fatos que você pode inserir na rotina do seu negócio para analisar sua saúde financeira e mantê-la em alta. Veja a seguir: 

 

  • Faça a previsão dos cenários futuros;
  • Tenha uma boa gestão de fluxo de caixa; 
  • Avalie o lucro líquido e bruto;
  • Analise o índice de liquidez;
  • Controle o seu endividamento.

Conte com a WSC

Manter a saúde financeira da empresa em alta é uma ação fundamental para garantir a sobrevivência do negócio diante de cenários e situações inesperadas.

 

E o melhor remédio para ajudar a manter o seu empreendimento financeiramente saudável é o apoio de uma contabilidade! Contar com o suporte contábil certo faz uma grande diferença positiva para que seu negócio cresça sustentavelmente.

 

Nisso você pode contar com a WSC Contabilidade! Para saber como podemos levar nossas soluções até a sua empresa, siga as nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades, ou entre em contato com nossa equipe caso tenha alguma dúvida.

 

Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Abrir empresa com sócio vale a pena? Tudo que você precisa saber.