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Movimentação bancária é fiscalizada pela receita federal?

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Muitos empresários possuem dúvidas sobre qual valor devem emitir as notas fiscais por mês e sobre como a receita federal fiscaliza suas operações.

Dessa forma,  devido a falta de informação,  no intuito de reduzir os impostos pagos, é comum que empresários adotem procedimentos irregulares na gestão de sua empresa e acabam se tornando alvo de fiscalizações e multas. 

Neste artigo vamos orientar ao empresário as medidas para reduzir o risco de ser fiscalizado, e explicar se a movimentação bancária é fiscalizada pela Receita Federal, além de dar dicas sobre como regularizar a operação de sua empresa. 

Aprenda lendo: O PIX GERA INFORMAÇÕES À RECEITA FEDERAL?

 

Quanto minha empresa deve emitir de nota por mês?

Muitos empresários controlam a emissão de notas fiscais de sua empresa somente fazendo a comparação com o valor de vendas em cartão de crédito e débito, acreditando que esta é a única forma de controle do Fisco. 

Porém, ao adotar esse processo, grande parte da receita da empresa pode ficar sem comprovação, o que gera irregularidades que podem ser fiscalizadas.

Por este motivo, o empresário além de conferir o volume de vendas a cartão todos os meses, deve também considerar suas despesas pagas, verificando sempre se a emissão de documentos fiscais está superior às despesas da empresa.

Também é alvo de fiscalizações empresas que apresentam prejuízo contábil constante, podendo até mesmo uma empresa ser excluída do SIMPLES automaticamente caso seu faturamento seja inferior a 30% de suas despesas.

Leia mais sobre: Entenda Como O Planejamento Tributário Ajuda A Enxugar Os Custos Em Sua Empresa

 

A movimentação bancária é fiscalizada pela receita federal?

A resposta é sim, a movimentação bancária da empresa é fiscalizada pela Receita Federal por meio do cruzamento de dados. 

Atualmente, toda Instituição Financeira é obrigada a entregar a E-financeira, uma declaração que informa a movimentação bancária à Receita Federal quando ultrapassa o valor de R$2.000,00 na pessoa física e R$6.000,00 na pessoa jurídica. 

Então caso sua empresa não emita notas fiscais de todas as vendas e movimente no banco recursos sem origem ela já está passível de sofrer uma fiscalização. 

Cuidado também com a movimentação bancária na conta dos sócios, caso seja feita transferências da conta da empresa para pessoa física sem comprovação contábil, a movimentação também poderá ser fiscalizada pela Receita. 

Leia mais: Como Uma Consultoria Tributária Pode Ajudar A Sua Empresa?

 

O que é comunicação de malha fiscal PJ – receita não declarada na ECJ

Atualmente a Receita Federal já está rodando uma malha fiscal (sistema automático de cruzamento de dados) experimental com empresas do Regime Normal onde faz a comparação dos valores informados por Instituições bancárias com as emissões de Nota Fiscal e recolhimento de impostos pela empresa.

Assim, caso a empresa possua movimentação bancária incompatível com as receitas declaradas, a empresa é intimada a prestar esclarecimentos. Esse tipo de fiscalização atinge poucas empresas atualmente, mas a Receita Federal já pretende expandir esse modelo para um número maior de contribuintes. 

Aprenda lendo: Passos Essenciais Para O Controle Financeiro Da Sua Empresa

 

Dicas para sua empresa não ser fiscalizada pela Receita Federal

Vamos dar algumas dicas de como você pode organizar a movimentação bancária de sua empresa para reduzir os riscos de fiscalização da Receita Federal.

  • Sempre faça a emissão de notas fiscais considerando as vendas em cartão, mas também as despesas pagas pela sua empresa, onde o faturamento deve ser sempre superior ao total de custos pagos pelo empresário;
  • Também devem ser emitidas Notas Fiscais para vendas realizadas por PIX. Essa nova forma de pagamento vem ganhando espaço e representa boa parte da movimentação bancária da empresa e por ser totalmente eletrônica pode ser facilmente fiscalizada;
  • Faça uma gestão financeira e a correta precificação dos seus produtos, de forma que seja incluído dentro do preço de venda o imposto a ser pago, reduzindo assim a necessidade de sonegação da empresa;
  • Informe ao contador sua movimentação bancária e investimentos, o auxílio de uma contabilidade vai te orientar sobre quais processos indicados para reduzir seu imposto de maneira legal e sem risco de fiscalizações da Receita Federal. 

Portanto, precisa de ajuda ou quer falar com um de nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo conosco. Teremos o prazer em lhe atender.

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