Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

CONSULTA DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA

Você é um empreendedor e está para abrir sua primeira empresa, neste momento várias dúvidas e muita incerteza sobre o futuro podem tirar seu sono. Neste momento é importante ter em mãos um bom planejamento, é ele que irá te dar a segurança sobre quais ações tomar antes mesmo do primeiro cliente.

Dentro do planejamento para se abrir uma empresa a análise de viabilidade financeira é um dos pontos mais importantes, pois é ele que vai poder dizer se seu negócio é viável ou não, além de permitir medir quanto de retorno financeiro é possível ter e em quanto tempo.

Leia mais sobre como abrir uma empresa

PORQUE FAZER A VIABILIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA?

Muitos negócios já começam falidos antes mesmo de abrir suas portas, estudos do SEBRAE dizem que 60% das empresas quebram antes mesmo de se completar o segundo ano.

“Como saber se seu investimento terá o retorno esperado, se você está colocando todas suas reservas e esforço no local certo?” A análise financeira tem todas as respostas as essas perguntas, e muitas empresas acabam quebrando justamente por não ter feito esse estudo prévio. Mas vamos logo para a prática.

Leia mais sobre a necessidade de alvará para empresas

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA?

Neste ponto recomendamos fortemente que o empresário conte com a ajuda de um profissional capacitado, que pode ser uma contabilidade, o SEBRAE ou uma empresa de consultoria. Caso você possua uma bagagem de conhecimento na administração de empresas, pode realizar por você mesmo, mas a opinião de alguém externo é sempre bem-vinda nesse momento.

Leia mais sobre as vantagens de contratar um contador para sua empresa

Para realizar a análise, precisamos de dados, onde o empreendedor deve realizar o orçamento de tudo que irá precisar para sua empresa funcionar, os principais dados são: Capital disponível, Investimentos em estrutura, custo fixo, custos variáveis, necessidade de mão de obra, investimento em estoque, metas e canais de venda.

Leia sobre quais são os principais impostos das MicroEmpresas

O QUE É ENTREGUE EM UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA?

Ao final de uma análise financeira bem-feita, o empresário deve ter em mão alguns indicadores que o ajudarão a estruturar seu negócio:

Payback

Também chamado de período de retorno, é a expectativa de tempo onde o empresário terá recebido de volta o valor investido na empresa;

Break-even

É o ponto de equilíbrio da empresa e determina o momento onde a empresa “zera” suas contas, onde a empresa já consegue pagar todas suas contas e acima do qual gera lucros.

Capital de Giro

É o montante de recursos necessários para manter a empresa funcionando, significa que mesmo sem atender nenhum cliente, o empresário deve ter este capital somente para a empresa manter suas obrigações.

Leia mais sobre como fazer um planejamento financeiro

QUANDO FAZER O ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA?

A análise financeira não deve ser feita pelo empresário somente no momento de abertura da empresa, mesmo em empresas já constituídas a mais tempo o estudo pode ser necessário a cada novo investimento.

Pode se fazer a análise na aquisição de um novo maquinário, para realizar investimentos em marketing, pessoal ou mesmo em uma filial da empresa. Sugerimos que a cada mudança no mercado o empresário acompanhe a vida financeira de sua empresa.

CONCLUSÃO

Vimos que a análise de viabilidade econômico financeira de uma empresa é essencial para o sucesso do empreendedor e para garantir o retorno esperado do capital investido, além de ver que a ajuda de um profissional pode fazer toda diferença.

A WSC Contabilidade possui profissionais capacitados para auxiliar em todo o processo de constituição da empresa e em realizar o planejamento estratégico junto ao empresário. Ainda não é nosso cliente? Faça uma cotação e descubra tudo que uma contabilidade pode oferecer.