Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Planejamento financeiro empresarial: O guia completo

A área financeira de muitas empresas se preocupa apenas com as atividades operacionais do dia a dia, como o controle de contas a pagar e receber. E o planejamento financeiro auxilia a empresa na projeção de receitas e despesas.

Com isso, saber exatamente quanto dinheiro tem no caixa, é possível saber quanto e como aplicar em melhores investimentos. Em pequenas, médias ou grandes empresas, o planejamento financeiro deve ser sempre uma prioridade para garantir a segurança do negócio.

Dessa forma, o planejamento financeiro é um instrumento essencial para uma boa gestão financeira. E ela que analisa a situação financeira atual e projeta-se os cenários futuros da organização.

Consequentemente, este artigo vai abordar a importância do planejamento financeiro empresarial da sua empresa.

Por que é importante o planejamento financeiro empresarial?

Porque ele é a base quase todas as práticas da sua empresa. Independentemente do tamanho da sua empresa, ela deve ter um planejamento financeiro.

Ele proporciona para o empreendedor a clareza em toda as movimentações financeiras, tanto de receitas quanto de despesas, que a empresa pretende ter em um determinado período.

Com isso, é preciso administrar as receitas de modo mais eficaz e entender quanto recurso será necessário para o pagamento de impostos e outras despesas naturais, além de verificar os gastos e despesas que podem ser cortados ou diminuídos.

Como fazer um bom planejamento financeiro empresarial?

Geralmente, os empreendedores se preocupam em fazer quando vão começar a empresa ou no final do ano, pensando nas metas do ano seguinte, mas você não precisa estar preso a estes períodos.

O importante é que ele faça parte das atividades principais da empresa e esteja dentro do cronograma dos gestores.

Projete cenários possíveis

É importante estar preparado tanto para um futuro favorável para o seu negócio quanto para imprevistos e novos desafios.

Desta forma, o ideal é projetar pelo menos três cenários:

– Otimista

Capacidade de produção e quanto seu time está preparado para acompanhar o crescimento da sua empresa.

– Realista

Veja se sua empresa é sustentável financeiramente para permanecer como o mesmo ritmo se as variáveis permanecem semelhantes até hoje?

– Pessimista

Tenha um financeiro organizado e precavido para poder passar por imprevistos sem que prejudique a saúde financeira da empresa.

– Analise o contexto atual

O planejamento financeiro começa com uma análise detalhada da realidade do seu negócio. Isso envolve não somente as variáveis financeiras (receitas, despesas e custos), mas também o que está relacionado ao seu modelo de negócio – quais são seus diferenciais, as maiores dificuldades, principais concorrentes, etc.

Estabeleça metas e planos de ação

Depois de analisar o contexto atual da sua empresa e projetar os cenários possíveis, é hora de colocar a mão na massa.

Os dois passos iniciais fornecem todas as informações para que os gestores possuam uma base sólida para tomada de decisões. É o momento de estabelecer metas que sejam condizentes com a realidade da empresa e com os objetivos que se deseja alcançar.

Por isso, as metas são acompanhadas de planos de ação, traçados pensando no que é necessário para que elas sejam alcançadas, qual o papel de cada um do time e quem será o responsável por garantir que o resultado seja dentro do esperado.

Reveja periodicamente

Um dos grandes problemas relacionados a planejamentos em geral é que eles são facilmente esquecidos depois de feitos. Um planejamento financeiro só será efetivo se ele for acompanhado e revisto periodicamente.

Ferramentas para auxiliar o planejamento financeiro empresarial

O uso de ferramentas utilizadas para auxiliar o financeiro empresarial é efeito, pois reúne um conjunto de ações e controles, desde para acompanhar contas até para preparar orçamentos, visando sempre o monitoramento e o melhor desempenho das finanças da empresa.

Por isso, neste processo é importante criar cronogramas, documentar informações, definir métricas e outras ações para garantir que ele esteja sendo colocado em prática.

Veja abaixo algumas ferramentas para melhor o planejamento financeiro empresarial:

– Fluxo de caixa

Ferramenta para ajudar a acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa por determinado período de tempo, sendo fundamental para um bom controle financeiro.

– Orçamento

Ferramenta de planejamento financeiro utilizada para controlar as finanças de forma descomplicada e auxiliar no planejamento financeiro. Com ele, a empresa pode planejar os recursos disponíveis para produtos, serviços, unidades, setores, projetos ou processo disponíveis.

Conclusão

Fazer um bom planejamento financeiro empresarial pode ser algo complexo, porém, permite que a sua empresa vá mais longe e alcance resultados cada vez melhores.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 A WSC CONTABILIDADE tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas.

A nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.