O Instagram vem se tornando a rede social mais utilizada no Brasil, contando atualmente com 95 milhões de usuários ativos, sendo o 2º país que mais acessa o aplicativo no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em outro estudo realizado, foi identificado que o brasileiro passa em média 1 hora e 30 minutos por dia no Instagram e tem utilizado o aplicativo para fazer pesquisas de notícias e marcas.
Como todo bom vendedor sabe, sua empresa deve estar onde o seu cliente está, por isso toda empresa precisa marcar presença na rede social, neste artigo vamos explicar como migrar o Instagram para comercial e dar dicas de como usar o Instagram para empresa vender mais.
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Como mudar a conta do Instagram para comercial?
O primeiro passo para usar o Instagram para sua empresa vender mais é fazer a migração da conta pessoal para uma conta comercial. Com essa mudança, o Instagram oferece várias funcionalidades para o empresário.
Pela conta comercial do Instagram é oferecido ferramentas para mensurar o alcance, como gráficos de número de interações, acompanhamento de aumento de seguidores, visualização de alcance das publicações e ainda permite patrocinar posts para alcançar um público maior.
Além das ferramentas de métricas, no perfil comercial o contato com os clientes também é facilitado, tendo até mesmo a opção de ligar diretamente do perfil do Instagram. E é claro ainda possibilita utilizar a funcionalidade de Instagram shop, onde você vender a partir de suas fotos.
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Passo a passo para migrar conta do Instagram empresarial:
Basta seguir os passos abaixo para conseguir fazer a migração do Instagram de pessoal para comercial, lembrando que o processo é totalmente gratuito e pode ser desfeito posteriormente.
1 – Acesse o aplicativo e clique nos três tracinhos no canto superior direito;
2 – Abra as configurações, e clique na opção conta;
3 – Selecione agora a opção “mudar perfil de conta”;
4 – Confirme a mudança para perfil comercial.
Pronto, agora é só aproveitar as novas funcionalidades.
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Dicas para usar o Instagram para empresa vender mais
Não utilize a conta comercial para fazer publicações pessoais no Instagram
Tenha bastante cuidado para não emitir opiniões pessoais utilizando a conta comercial de sua empresa. Publicações acerca de política, futebol ou qualquer assunto polêmico devem ser proibidas porque podem não agradar a todos seus clientes.
Somente publique fotos e informações relacionadas a seu produto, até mesmo momentos de descontração particulares não devem ser compartilhados pelo perfil da empresa.
Utilize o marketing de conteúdo no Instagram
Não limite suas publicações somente a promoções e fotos do produto que você vende. Informações sobre as melhores maneiras de usar, curiosidades sobre o processo produtivo e até mesmo publicações com a rotina da empresa tem grande apelo aos seguidores e pode criar mais engajamento com sua marca.
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Utilize posts com vídeos no Instagram
As pessoas interagem mais com vídeos do que com fotos e textos no Instagram, então sempre inclua vídeos em suas publicações para alcançar um público maior. E não precisa de muita produção, o conteúdo que importa, até mesmo um pequeno vídeo no stories com uma informação interessante possui grande valor no Instagram.
Lembre-se que o Instagram possui várias formas de postagem, os stories que ficam disponíveis até 24 horas e possuem duração de 15 segundos, o Reels que permite vídeos de até um minuto e tem um formato da tela cheia do celular, publicações no feed e ainda há o IGTV para vídeos mais longos. De preferência intercale entre todas as ferramentas.
Conheça seu público e faça publicações alinhadas com seu nicho
Estude bem quem é o público que mais compra de sua empresa e alinhe toda sua comunicação a ele. Se seu perfil de cliente é mais profissional você pode usar uma linguagem mais formal, caso seus clientes sejam jovens você pode usar uma comunicação mais descontraída, o importante é falar a mesma língua que seu cliente.
Você pode usar as próprias ferramentas do Instagram para fazer uma pesquisa do que o seu público procura. Por meio das enquetes que podem ser feitas nos stories você conhece melhor seu público e ainda aumenta a relevância do seu perfil dentro do Instagram.
Faça publicações no Instagram com frequência diária
O Instagram valoriza quem produz conteúdo e entrega as publicações de perfis com grande frequência de postagens para um número maior de usuários. Então realize um planejamento semanal para que você sempre possua conteúdo distribuído para cada dia da semana. É melhor fazer um post diário do que postar 4 vezes em um único dia e deixar dois dias sem postagens.
Aproveite as ferramentas do Instagram para entender os melhores horários para postar. Pelo controle de métricas, o Instagram mostra qual horário os seus seguidores mais acessam a plataforma e consomem os conteúdos.
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Realize o máximo possível de interações no Instagram
O Instagram é uma rede social então é valorizado a interação que seu perfil cria na plataforma. Então responda a todos comentários, de saudações a novos seguidores, comente as postagens que seus clientes fizerem e sempre responda a mensagens recebidas por direct.
Neste e outros pontos a contratação de um profissional ou de uma agencia de marketing pode auxiliar na criação de uma boa estratégia e até mesmo para automatizar todo esse processo.
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