O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. Em uma pesquisa recente foi identificado que mais de 60% dos usuários de smartphone preferem utilizar a comunicação por mensagens do que realizar ligações.
E essa mudança não se limita aos mais jovens, em levantamento feito pela TIM foi identificado que mais de 90% dos clientes com mais de 60 anos possuíam WhatsApp.
Como todos sabemos que a empresa deve estar onde seus clientes estão, a pergunta que fazemos é: “Sua empresa já utiliza o WhatsApp como ferramenta de vendas?”.
Por meio de uma boa estratégia, o aplicativo de mensagens WhatsApp pode se tornar um aliado para ampliar as vendas de sua empresa. Quer saber como? Em nosso artigo vamos passar dicas valiosas para usar o WhatsApp para vender mais.
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Utilizando o WhatsApp para vender mais na empresa
O primeiro passo para tornar o WhatsApp em uma ferramenta de vendas é realizar a migração do aplicativo convencional para o WhatsApp business
Para realizar a mudança deve ser instalado o aplicativo business no celular e o cadastro do número de telefone da empresa, lembrando que o modelo WhatsApp business permite o cadastramento de telefone fixo.
O WhatsApp business passa uma cara mais profissional ao atendimento e tem uma série de funcionalidades especiais para o empresário:
- Incluir catálogo com fotos e descrição dos produtos;
- Cadastrar descrição da empresa e link do endereço da empresa;
- Configurar horário de funcionamento com mensagem de saudação automática;
- Cadastrar respostas automáticas a perguntas frequentes dos clientes;
- Classifique e separe os clientes por etiquetas e crie listas de transmissão exclusivas.
Separe a conta pessoal da empresa no WhatsApp para vender mais
Em segundo lugar, deixe um número e uma conta do WhatsApp exclusivamente para o uso empresarial. Pois, dessa maneira, você consegue ter um controle maior das conversas e pedidos de orçamentos de clientes sem o fluxo de conversas pessoais.
Outro ponto de atenção é que na conta empresarial as postagens nos stories deverão ser restritas a promoções e informações da empresa. Nada de publicar fotos de momentos pessoais, ou assuntos polêmicos como futebol ou política pois pode acabar afastando clientes.
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Captura de contatos de WhatsApp
Quanto maior o número de contatos que você possuir no WhatsApp maior se torna os possíveis compradores de sua empresa.
Então aproveite todos os momentos para realizar a captura de contatos de clientes, solicite o número de telefone de cada pessoa que entrar em sua loja física ou que realizar uma compra.
Caso sua empresa esteja em fase inicial, você pode realizar campanhas para conseguir uma base de contatos maior. Um exemplo é a modalidade onde um empregado da empresa é colocado em um ponto de grande movimento de pessoas e oferece um chocolate para as pessoas deixarem seu número de celular e realiza o cadastro para divulgação de futuras promoções.
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Grupos de WhatsApp para vender e listas de transmissão
Muito cuidado com grupos de WhatsApp para vender mais. A criação de um grupo somente para clientes de sua empresa não é recomendada, pois pode não ser bem recebida pelos clientes.
Portanto, só inclua um cliente em um grupo se tiver o consentimento dele. Prefira sempre utilizar grupos comerciais já existentes e que já possuem a finalidade de divulgação de produtos e serviços.
Para divulgação de promoções, sempre prefira utilizar a lista de transmissão para atingir um grande número de clientes. É recomendado também criar listas de transmissão segmentadas para realizar divulgações específicas para cada nicho.
Exemplo:
Em uma loja de roupas crie uma lista de transmissão separada para roupas de recém-nascidos, infantis, segmento feminino e masculino e faça divulgações específicas para cada uma.
Evite realizar estratégias de venda no WhatsApp que consistam em somente a publicação de fotos e preço dos seus produtos, procure sempre levar uma informação interessante ou explicações dos benefícios que o cliente vai ter se utilizar seu produto.
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Comunicação empresarial pelo WhatsApp
Um ponto crucial do atendimento no WhatsApp é a disponibilidade, o cliente nunca pode ficar muito tempo com sua mensagem sem resposta. Então deixe sempre bem definido o seu horário de funcionamento e configure mensagens automáticas informando ao seu cliente quando você estiver ausente e a previsão de resposta.
Pelo WhatsApp empresarial erros de português não são tolerados e abreviações devem ser utilizadas com moderação. Sempre tente usar explicações mais completas sobre seus produtos ou serviços e utilize fotos e vídeos como ferramentas para auxiliar na comunicação.
Usar o WhatsApp como ferramenta de venda é uma oportunidade fantástica e se bem utilizada tem a capacidade de aumentar a venda de sua empresa, permitindo você continuar vendendo mesmo com as portas fechadas. Hoje possuímos empresas que não possuem loja física e operam totalmente fazendo vendas pelo WhatsApp e redes sociais.
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