Lançado pelo Banco Central no mês de novembro e amplamente divulgada por todos os bancos, a nova modalidade de transferências bancárias PIX trouxe muita inovação na forma como lidamos com o dinheiro.
O PIX, por se tratar de uma nova forma de realizar transferências financeiras a baixo-custo ainda não está sendo explorado de todas as formas, e nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como utilizar o PIX para vender mais na sua empresa.
Leia nosso conteúdo e entenda como modalidade de pagamento PIX pode ajudar a sua empresa a ter mais lucro. Vamos lá?
Para entender melhor este assunto, leia: Pix: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Esse Novo Meio De Pagamento
O que é Pix?
O PIX é uma modalidade de pagamento instantâneo instituída pelo Banco Central. Ele tem o objetivo de tornar as movimentações bancárias mais rápidas e com custo reduzido, podendo ser utilizado para transferência entre contas, pagamentos de contas, compras e até mesmo pagamento de impostos.
Diferente das antigas TED e DOC, o PIX pode ser realizado a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana, e o dinheiro é liberado em poucos segundos na conta do beneficiário da transação.
Outro benefício do PIX, é que por meio da chave PIX, que pode ser um CNPJ ou CPF, número de celular e até e-mail, todos os dados da pessoa já são automaticamente importados, não necessitando de preenchimento e dando mais rapidez a operação.
Aproveite para conferir: Como Usar O Marketplace Para Vender Mais?
Como o Pix pode ajudar minha empresa?
Agora que você já sabe tudo sobre o PIX podemos pensar em maneiras de incorporar ele a operação de nossa empresa, seja para ganho de tempo ou para conseguir vender mais.
Como vender com o Pix?
Em estudos realizados pelo mercado digital, foi descoberto que 50% das desistências de compra foram ocasionadas por a empresa oferecer poucos meios de pagamento. Ou seja, quanto mais formas o empresário disponibilizar para o cliente pagar, maior é a probabilidade dele efetuar uma compra.
Confira mais em: Como Iniciar Um Negócio Digital De Forma Estruturada?
Além disto, todas pessoas são ávidas por novidades. Então aproveite a onda e divulgue em sua loja que você aceita pagamentos pelo meio PIX, é mais uma forma de gerar comodidade ao cliente. Ainda para aqueles que realizam vendas digitais, disponibilizar o pagamento por meio do PIX além de ser um chamativo, pode acelerar muito o recebimento se comparado por exemplo a vendas por cartão.
Como o PIX pode reduzir custos na empresa?
O PIX pode ser utilizado para reduzir os custos da empresa.
Empresários que utilizam o boleto como forma de cobrança sabem que cada boleto tem um custo médio de R$1,99 (pode variar de acordo com o banco) e que a compensação demora no mínimo um dia útil. Realizando a substituição pelo PIX, além do custo de cada pagamento ser reduzido, o empresário recebe o valor na sua conta em apenas poucos segundos.
Outra forma de realizar a redução de custos e substituindo os pagamentos em cartão de débito pelo PIX. As vendas no débito possuem o desconto de uma porcentagem que varia de 1,99 até 4% dependendo da máquina utilizada, e no caso da utilização do PIX, o custo é bem reduzido, além de novamente o dinheiro estar disponível em apenas poucos segundos.
Como o empresário pode cadastrar o PIX?
Todos os principais bancos já disponibilizaram a funcionalidade do PIX em suas plataformas. Para realizar o cadastro do PIX o empresário deve seguir os seguintes passos:
- – Realizar o acesso por internet banking;
- – Escolher a funcionalidade do PIX;
- – Cadastrar sua chave de acesso, que será o dado utilizado pelo cliente para pagamento, pode ser um número de CNPJ, telefone ou e-mail;
- – Disponibilizar a chave para o cliente na hora de fazer o pagamento.
Leia também: Como Abrir Um Delivery Sem Loja Física?
Como usar o Pix pelo QR Code?
O QR Code é uma imagem gráfica que é lida pela câmera de qualquer smartphone e o aparelho realiza um procedimento automático. Ele foi criado no Japão em 1997 na indústria automotiva, mas hoje tem inúmeras funcionalidades.
Para o PIX, o usuário pode gerar o QR Code que o cliente irá ler com a câmera do celular e já realizar o pagamento rapidamente, ele pode ser usado de duas formas.
QR Code Pix Dinâmico
O QR Code dinâmico é gerado de acordo com cada transação por meio do aplicativo do banco. O benefício dele é que é possível estipular o valor da operação, data de vencimento, dados do pagador e vendedor e multas e juros, o contra é que deve ser gerado um QR Code para cada operação efetuada.
Qr Code Pix Estático
O QR Code PIX estático é gerado também por meio do aplicativo, mas ele contém os dados apenas da conta do recebedor. Funciona mais para facilitar o depósito de valores e o benefício é que o mesmo QR Code pode ser utilizado em inúmeras operações, porém o contra é que o pagador deverá preencher o valor a ser pago e não possui data de vencimento.
Possui mais alguma duvida sobre o Pix?
A WSC Contabilidade está sempre antenada às mudanças do mercado e como isso pode impactar as empresas, caso tenha mais alguma dúvida nos mande pelo chat que poderemos te auxiliar. E aproveite para inscrever em nosso blog e ficar sempre por dentro das novidades.