O retorno financeiro de qualquer empresário depende de quanto sua empresa é capaz de faturar, então é essencial sempre procurar técnicas para aumentar o faturamento da empresa, e de preferência, que necessitem de pouco investimento.
Neste artigo vamos apresentar 5 técnicas para aumentar o faturamento da empresa que podem ser aplicadas em um negócio que acabou de abrir as portas quanto em uma empresa mais antiga.
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Diferença de faturamento x lucro
Antes de apresentar as técnicas para aumentar o faturamento da empresa, é importante diferenciarmos faturamento (receita) de lucro, pois a confusão desses dois indicadores pode levar uma empresa a falência.
Faturamento é quanto a empresa vende por mês, e Lucro é quanto de dinheiro sobra após o pagamento de todas obrigações da empresa. Então para que o empresário tenha retorno financeiro, é importante aumentar o seu faturamento sem aumentar as despesas da empresa.
EX: Qual empresa você gostaria de ser dono?
EMPRESA 1
FATURAMENTO: R$100.000,00 / mês DESPESA: R$85.000,00 / mês LUCRO: R$15.000,00 |
EMPRESA 2
FATURAMENTO: R$100.000,00 / mês DESPESA: R$40.000,00 / mês LUCRO: R$60.000,00 |
Em nosso exemplo, a empresa 2 consegue um retorno financeiro melhor apesar do mesmo faturamento devido a ter despesas reduzidas.
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5 técnicas para aumentar o faturamento da empresa
– Trabalhar os clientes antigos
Estudos de mercado mostram que é 70% mais barato vender para quem já comprou uma vez de sua empresa do que conquistar novos clientes. Muitos empresários erram ao investir muito para conseguir atrair um novo público, mas não utilizam métodos para realizar vendas recorrentes a clientes antigos.
Para conseguir aumentar o faturamento da sua empresa, faça o cadastro de todos os clientes que entrarem em contato, principalmente com número de WhatsApp e informações como data de aniversário e preferências. Mantenha um relacionamento com esses clientes, enviando conteúdos relevantes e novidades, com isso, a probabilidade de realizar vendas recorrentes é grande.
– Aumente o ticket médio
Essa é uma técnica comum que grandes empresas usam para aumentar o faturamento. Em redes de fast food sempre é mais vantajoso comprar um combo com batata, refrigerante e hambúrguer, ou as operadoras de telefonia, onde contratar o telefone + internet parece mais vantajoso.
O grande segredo para aumentar seu faturamento é oferecer produtos com custo baixo e que são relacionados com a principal necessidade do cliente, onde o preço individual é maior e se torna vantajoso comprar mais itens de uma única vez. Com isso você eleva o ticket médio, onde cada cliente “deixa” mais dinheiro em sua loja a cada compra.
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– Realize promoções de itens parados em estoque
O empresário que possui um bom controle de estoque consegue identificar oportunidades de aumentar o faturamento da sua empresa com produtos que estão “encalhados”, fazendo girar o dinheiro e conquistando novos clientes.
Promoções com descontos grandes atraem grande público, se sua empresa possui itens em estoque parados a muito tempo, você pode vendê-los a preço de custo. Além de ganhar caixa, os preços muito baixos atraem clientes que acabam comprando produtos que não estão em promoção e pode fidelizá-los a sua empresa.
– Atraia novo público com datas especiais
As pessoas são curiosas e gostam de novidades constantes, as empresas que não realizam nenhuma ação para despertar o público perdem oportunidades de aumentar seu faturamento.
Crie datas especiais e utilize as redes sociais e a fachada da loja para chamar a atenção de seu público, é importante todo mês existir ao menos alguma novidade. Quer alguns exemplos? Em uma loja de roupas faça a “semana dos shorts” ou “dia das blusinhas”, ou em uma loja de materiais de construção faça a “semana de acabamentos.
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– Ofereça conhecimento gratuito
Uma ótima forma de aumentar o faturamento da sua empresa gastando pouco é realizando o marketing de conteúdo, onde é oferecido conhecimento aos clientes de maneira gratuita. Na prática, pode ser desde um blog onde você ofereça artigos interessantes sobre a área de atuação de sua empresa, cursos presenciais e o mais utilizado atualmente que são canais no Youtube.
Quando você oferece algum tipo de conhecimento você cria conexão com seu cliente e uma relação de autoridade, onde quando existir uma necessidade de compra, sua empresa será a primeira a ser lembrada pelos clientes.
Podemos ver que existem várias maneiras de aumentar o faturamento da empresa investindo pouco financeiramente, somente com trabalho e um pouco de criatividade.
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