Com a chegada de 2021, é de extrema importância que as empresas busquem se programar para lidar com o que está por vir. Neste momento, a elaboração de um planejamento financeiro é fundamental.
Não restam dúvidas que 2020 foi um ano marcado pelo impacto do Covid-19 na saúde e economia de diversos países. A atual crise econômica vem desencadeando a queda no fluxo de caixa de diversas empresas.
E por este motivo, a elaboração do planejamento financeiro é essencial para a retomada de negócios, garantindo assim a sua sobrevivência no mercado.
Algumas empresas já iniciaram este ano com força total, buscando retomar as suas rotinas com foco na estruturação de seu caixa, contratação de novos funcionários, adaptações de serviços e etc.
No entanto, para alguns gestores, este ainda é um campo delicado. Se você deseja preparar a sua empresa para um momento de retomada, faça a leitura de nosso artigo e confira nossas seis dicas para a elaboração de um planejamento financeiro. Vamos lá?
O que é planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro empresarial é um conjunto de ações, ferramentas e controles que, quando adotados, podem fazer com que um empresário consiga gerenciar os recursos financeiros de sua empresa de maneira mais eficaz.
Desta forma, a implementação dessas ações orientadas envolvem a projeção de novas receitas, análise de despesas, viabilidade de cenários e diversas outras ferramentas.
A fim de compreender melhor este assunto, imagine a gestão de suas finanças pessoais. Ao realizar o seu controle mensal, você identifica quanto de dinheiro possui, o que facilita o planejamento dos gastos mensais.
Deste modo, conseguirá organizar as suas finanças, a fim de suprir suas necessidades, sem que falte dinheiro ao fim do mês.
Já em uma empresa, o empreendedor deverá compreender o seu faturamento mensal, podendo assim fazer o planejamento de seus gastos, despesas e investimentos a serem realizados.
O principal objetivo é conseguir suprir as necessidades de um negócio, mas também oferecer orientação na adoção de novas estratégias que possam resultar no aumento de sua lucratividade.
Aprenda mais lendo: Vendas Em Tempos De Pandemia: Como Manter O Desempenho?
6 dicas de como se preparar para a retomada da economia
Que empreendedor não está sonhando com a estabilidade da economia de nosso país? Mesmo não tendo data para que as coisas possam se normalizar, é possível começar a se preparar para a retomada econômica após a crise.
Veja a seguir as nossas seis dicas como elaborar um planejamento financeiro na retomada:
1-Analise as tendências do mundo pós-crise
A crise econômica vem fazendo com que os consumidores revisem seus hábitos de consumo. O que faz com que as empresas tenham um grande desafio em sua gestão: motivar os seus clientes e mantê-los fidelizá-los.
Outra tendência é o aumento da realização de compras online. Durante a pandemia, houve um aumento no número de compras feitas dentro de canais digitais como e-commerce, marketplaces e plataformas com serviços de delivery.
2-Levantamento da situação atual
Para elaborar um planejamento financeiro eficiente, o empreendedor precisará de saber exatamente qual o seu ponto de partida.
Logo, é preciso fazer um levantamento das informações mais relevantes sobre a sua empresa. Assim, é possível fazer uma análise de tempo de mercado, identificando os pontos negativos, situação de cada setor e etc.
Dessa forma, uma excelente alternativa é contar com a orientação de uma análise de SWOT, que poderá auxiliar na definição de quais são as forças de sua empresa e também quais são as suas fraquezas.
Aproveite para conferir: PRECISO DE CONTADOR PARA FAZER O IMPOSTO DE RENDA 2021?
3-Definição das metas globais
Agora que você já consegue identificar o cenário que sua empresa se encontra no mercado, o próximo passo é planejar onde deseja chegar.
Deste modo, é preciso definir quais são as metas globais da empresa, como por exemplo a projeção de seu faturamento, os limites de custos e despesas no próximo período.
Todos estes elementos devem ser consolidados no documento de premissas orçamentarias.
4-Criação de um plano de ação
Seguindo as metas globais anteriormente definidas, o empreendedor deverá criar um plano de ação, para que assim possa atingir os objetivos determinados.
Esta é uma etapa importante de viés prático, que garantirá o alcance de bons resultados. Geralmente, os objetivos são divididos por setores ou departamentos que estão relacionados à área de produção, finanças, marketing.
Aprenda lendo: Pagamento De Impostos: Como Saber Se Sua Empresa Está Pagando Corretamente?
5- Elaboração orçamentária anual
Para que o empresário consiga planejar corretamente as finanças de sua empresa, é fundamental contar com orientação de um plano orçamentário anual que apresente as metas mensais.
Com base neste documento, a empresa terá metas de faturamento mensais a serem seguidas, fazendo a projeção de suas vendas que irão refletir na projeção de despesas e investimentos operacionais.
6- Previsão de cenários alternativos
A elaboração de um planejamento financeiro empresarial envolve também a previsão de cenários base, ou seja, aqueles com resultados prováveis de serem alcançados. Além disso, o empreendedor também deverá simular e antever outros cenários.
Dessa forma, é comum fazer a criação de no mínimo dois cenários alternativos. Um cenário será de valores otimistas, onde as expectativas de vendas poderão ser superadas, custos reduzidos e etc.
E um segundo cenário com projeções pessimistas, onde resultados opostos poderão ser alcançados.
O planejamento financeiro é uma ferramenta de uso contínuo, logo, demanda esforço e atenção da empresa, não somente de seu setor financeiro.
Dessa forma, muitas empresas têm recorrido a sua implementação na retomada de seu negócio no mercado após uma crise.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender melhor sobre o planejamento financeiro na retomada.
Precisando de ajuda ou quer falar com um de nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo conosco. Teremos o prazer em lhe atender.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para acessar nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades. E não deixe de conferir nosso artigo sobre: Gestão De Caixa Para O Varejo