Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Como o pequeno empresário pode ganhar tempo? Treinamento de equipe

Como o pequeno empresário pode ganhar tempo? Treinamento de equipe

Independente da área de atuação de uma pequena empresa, o empresário tem uma dor constante, a falta de tempo parece que é normal, por mais que o empresário trabalhe durante todo o dia, parece que ainda há sempre coisas para fazer.

E uma das principais reclamações das pequenas empresas é sobre contratação de funcionários, é comum a reclamação que está difícil achar bons funcionários e se tornou uma preocupação constante conseguir manter boas equipes.

Aproveite para Ler: Posso registrar funcionários no MEI?

Mas vamos te ajudar, hoje te daremos algumas dicas sobre como a pequena empresa pode otimizar o processo de contratação e treinamento para ganhar tempo e manter a qualidade dos serviços.

Como fazer a contratação de funcionários na pequena empresa?

Para se formar uma boa equipe, o primeiro passo é uma contratação acertada, porém, algumas pequenas empresas ainda não possuem um processo de seleção formalizado, contratam por indicação ou amigos e familiares próximos sem realizar uma verificação das capacidades e comportamentos do profissional.

Nossa dica é realizar um roteiro de perguntas e testes práticos que devem ser realizados com todos os candidatos, mesmo as indicações, de forma a avaliar os profissionais antes de entrarem para sua empresa. Uma dica é focar no comportamento, é mais fácil ensinar procedimentos técnicos do que mudar a personalidade de uma pessoa.

Aproveite para Ler: Quais são os modelos de contratação de funcionários?

Caso o empresário tenha dificuldade, é interessante contratar uma agência de recrutamento, o investimento não é caro, e se o empresário analisar o custo de uma contratação errada que vai desde a quena no atendimento, baixa produtividade e encargos para realizar o acerto, vale a pena a ajuda de um profissional para seleção.

Como economizar tempo no treinamento do funcionário?

Outro principal problema que toma tempo nas pequenas empresas é a fase de adaptação e treinamento, onde perde-se muito tempo treinando um profissional e quando este não passa no período de experiência, todo o esforço é perdido.

Muitos empresários fazem o treinamento por conta própria, ou pedem para um profissional mais antigo da empresa ensinar o que já sabe, porém com isso gasta-se muito tempo e não há uma padronização na qualidade do serviço.

Aproveite para ler: Legalização de empresas em Belo Horizonte: tudo que você precisa saber

Vamos deixar algumas dicas abaixo para você ganhar tempo na fase de treinamento e aumentar a qualidade de sua empresa:

1 – Grave vídeos dos processos:

Para funções operacionais ou que envolvam sistemas, é possível gravar vídeos da realização de todo o processo que podem ser disponibilizados ao novo funcionário para consulta. Em caso de dúvidas, o profissional não irá perguntar, mas recorrer aos vídeos. Atualmente há vários programas gratuitos para captura de tela que podem auxiliar.

2 – Tutoriais e biblioteca de conteúdos:

No ramo de prestação de serviços e manutenções, há muitos conteúdos prontos na internet ensinando como operar máquinas ou realizar procedimentos preventivos. O empresário deve fazer uma biblioteca com todos esses conteúdos que encontrar na internet, de forma a facilitar a consulta de novos funcionários.

3 – Mapeamento de processos

Muitas empresas perdem qualidade devido a cada profissional manter um padrão de serviço, ao utilizar processos padronizados escritos, é possível ao empresário manter um padrão de qualidade e replicar boas práticas. Para elaborar um processo o empresário só precisa documentar anotando toda a rotina e organizar em manuais que serão disponibilizados a equipe.

Aproveite para ler: Carteira de trabalho digital: como emitir e utilizar

Ajuda profissional na estruturação da empresa

Demos só algumas dicas, porém que se aplicadas na prática vão permitir ao empresário ganhar tempo e melhorar a qualidade da empresa, sofrendo menos com a rotatividade de funcionários.

banner para falar com um especialista

O apoio de um profissional pode auxiliar muito em todos processos, a WSC Contabilidade ajuda a pequenas empresas a se profissionalizarem, melhorando seus processos e aumentando seus lucros. Entre em contato e conheça nossas soluções.