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Carteira de Trabalho Digital: como emitir e utilizar

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A tendência do mundo tem sido a digitalização. Desse modo, tem sido comum, carteira digital, cartão digital, CNH Digital e agora além da opção da CTPS (Carteira de Trabalho), também existe a opção de emitir a carteira de trabalho digital

 

Isso trouxe uma grande praticidade tanto para empregadores, como para empregados. Isso porque, o fato de ser virtual, permite que ela possa ser consultada de qualquer lugar, basta um celular.

 

Além disso, ela permite que se consulte todas as informações presentes em uma CTPS comum, como abono salarial, contratações, demissões e muito mais. 

 

Você já ouviu falar da carteira de trabalho digital? Se deseja aprender como emitir e utilizar esse importante documento, leia este artigo atentamente. 

 

Tenha uma boa leitura!

O que é a CTPS? 

A CTPS é a sigla para Carteira de Trabalho e Previdência Social. Esse documento é obrigatório e serve para registrar todo o histórico trabalhista de pessoas que trabalhavam dentro das diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

 

Nesse sentido, todas as experiências de trabalho de um indivíduo ficam registradas, como: 

 

  • Os dados do empregador;
  • Data de emissão:
  • Função exercida;
  • Remuneração;
  • Reajustes salariais;
  • Férias;

 

Desse modo a CTPS se faz muito importante para que o empregado tenha todos os seus direitos trabalhistas assegurados. Desse modo, ela se faz importante por diversos motivos, como.

 

O primeiro deles é para se certificar que houve uma relação de trabalho entre as duas partes. Além disso, serve para garantir a verificação para conseguir todos os benefícios da Previdência Social. 

 

Por isso, como você pode observar, a Carteira de Trabalho é o documento mais importante da vida de qualquer trabalhador formal. Além disso, para as empresas, é um importante documento para estar em dia como toda a legislação.

 

Até 2019 esse documento era exclusivamente físico. Dessa forma, era fácil perdê-lo e acabar entrando em problemas com isso. Porém, em setembro desse mesmo ano, foi instituída a Carteira de Trabalho digital, logo esse risco diminuiu bastante. 

 

Apesar de apenas ter entrado em vigor em 2019, o aplicativo da CTPS Digital existia desde 2017. No entanto, após esse ano ela se tornou oficial, ou seja, ela passou a ter o mesmo valor que a carteira de trabalho física. 

 

Apesar de ter passado a substituir a carteira física, a carteira de trabalho digital não pode comprovar o tempo de trabalho anterior a sua instituição. Por isso, é preciso que o trabalhador guarde-a para caso precise utilizá-la em algum momento. 

 

Diferente da CTPS física, a digital  não serve para fins de identificação. Agora você deve estar se perguntando, como emiti-la e como utilizá-la, confira a seguir. 

 

Leia também: O MEI pode ter quantos empregados? Saiba como funciona e qual o limite para contratar. 

Como emitir a carteira de trabalho digital

Como você pôde ver, a emissão da carteira de trabalho digital torna a vida de empregadores e funcionários muito mais fácil e prática. Para obter a sua é preciso seguir alguns passos importantes, confira a seguir:

 

Antes de tudo é preciso ter uma conta no site do Governo Federal. Para isso, é necessário acessar o site: gov.br, abrir a página da carteira de trabalho, e fazer o login. Logo depois, você será redirecionado para a área do trabalhador, onde terá diversas opções de acesso, dentre elas, a CTPS Digital.

 

Também é possível acessá-la pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Nesse caso, o cadastro será feito dentro da própria aplicação, desse modo, após o cadastro feito, você terá todos os seus dados disponíveis para a navegação.

 

Como utilizar a CTPS Digital?

Vale ressaltar que a carteira de trabalho digital não tem o seu próprio número. Desse modo, após a contratação, o empregador utilizará apenas o CPF do novo empregado. A partir disso, ele já conseguirá realizar todo o processo de registro. 

 

A assinatura, também é feita de forma completamente digital. Agora, ela é feita a partir do eSocial. Esse foi um projeto do Governo Federal que tem como objetivo simplificar e unificar o envio de informações para órgãos públicos e trabalhistas.

 

Depois, a empresa contratante deverá  enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) pelo eSocial. O trabalhador poderá iniciar apenas após a publicação deste evento. 

 

Após a contratação, o colaborador poderá ver a carteira digital com todas as informações relativas ao contrato a partir de 48 horas do cadastramento por parte dos trabalhadores. 

 

Como foi falado nesse texto, a CTPS Digital é muito importante para trabalhadores e funcionários.

 

No entanto, se você é um empregador que deseja contratar alguém através desse novo modelo de carteira, saiba que pode fazer isso através da contratação de uma contabilidade que presta serviços de departamento pessoal. 

 

Dessa forma, você não precisará se preocupar com as diversas burocracias relacionadas à legislação trabalhista.

Conheça a WSC Contabilidade!

Agora que você sabe como emitir e utilizar a carteira de trabalho digital, saiba que poderá deixar as obrigações relacionadas à contratação de funcionários com a Assessoria de Departamento Pessoal da WSC Contabilidade

 

Estamos há mais de 30 anos prestando serviços contábeis de qualidade, e temos a missão de entregar serviços contábeis de qualidade, com segurança, eficácia, e com objetivo de gerar satisfação das necessidades de nossos clientes e parceiros. 

 

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