No início do ano de 2022, a consolidação das mudanças que começaram acontecer em 2020 devido ao cenário epidêmico da covid-19, muitas pessoas ainda continuam trabalhando de casa buscando mais conforto para adquirir serviços e experiências de forma mais cômoda.
A transformação digital mudou a relação entre a marca e o cliente e muitas soluções têm ganhado espaço para suprir nossas necessidades de uma sociedade contemporânea em busca de maior qualidade de vida.
Além de um evidente avanço tecnológico em diversos setores, o mercado tem-se reinventado para se adaptar a uma nova realidade: a realidade pandêmica.
A nova realidade pós pandemia tem sido responsável por alavancar grandes tendências de negócios e mercado para o ano de 2022. É altamente centrada na comodidade do cliente levando em consideração a agilidade na prestação de serviços e preocupação com a sustentabilidade e segurança de dados empresariais.
Portanto, confira as principais tendências de negócios para 2022, os principais mercados e os investimentos mais promissores. Confira!
Principais tendências de negócios para 2022
Negócios EAD
Uma das principais tendências de negócios para o ano de 2022 é o mercado de educação a distância.
De acordo com dados da Catho educação, houve um aumento de 70% nas matrículas para cursos à distância entre os meses de março e abril de 2020.
Além disso, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgados pela mesma matéria, no portal Terra, indica que cerca de 1.7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD no ano de 2020 e a tendência é que o segmento de negócio se consolide e se expanda durante os próximos anos.
Em reflexo da pandemia no mercado educacional e deve se prolongar por um bom tempo e logo, é um ótimo momento para investir em negócios EAD como cursos online e escolas que oferecem a modalidade de ensino à distância.
Aprenda mais lendo: Melhores negócios para abrir em 2022 em Belo Horizonte .
Loja Virtual
O e-commerce no Brasil vem crescendo de forma exponencial e seria impossível deixar as lojas virtuais do lado de fora da lista de tendências de negócios para 2022.
O e-commerce no Brasil já era uma tendência de negócio muito antes da pandemia, mas foi ainda mais não funcionando por ela e no primeiro trimestre de 2021 bateu o recorde de vendas.
Foram 53.4 bilhões movimentados e um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020, segundo dados publicados no e-commerce Brasil.
Certamente, diferentes tipos de e-commerce seguirão em tendência durante o ano de 2022 e as possibilidades de negócios são inúmeras considerando que você pode atuar em diversos segmentos e categorias dentro de um e-commerce.
Dropshipping
Considerando as diversas categorias de comércio online, o dropshipping está entre as mais populares e é uma grande tendência de negócio digital para quem vai empreender na internet no ano de 2022.
Em um negócio no modelo dropshipping, empreendedor não precisa lidar com grandes custos de produção e estoque e com grande parte da logística que um e-commerce tradicional envolve, pois nessa categoria, o empresário atua como intermediário ou revendedor.
Portanto, ele cria um e-commerce, divulga os produtos e prospectar os clientes, a cada venda, o fornecedor envia a mercadoria ao consumidor e cobra uma comissão de acordo com a demanda.
Graças a esse modelo de parceria e negociação descomplicada, sem estoque e com enorme variedade de produtos à disposição, o dropshipping deve se consolidar como uma das principais tendências de negócio durante o ano de 2022 se tornando ainda mais popular e crescendo fortemente durante os próximos anos.
Confira mais em: Como manter o controle financeiro após a abertura de uma empresa?
Consultoria em marketing digital
À medida que o mercado digital cresce, a demanda por serviços especializados na área de negócios digitais também aumenta.
Visto isso, podemos afirmar que as consultorias e mentorias online também são uma grande tendência de negócios para o ano de 2022.
Para se ter uma ideia, 97% dos empreendimentos brasileiros apresentam presença digital e os investimentos em publicidade e comunicação digital devem crescer 61,9% até 2024 de acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal Terra.
Portanto, se tornar um consultor de marketing digital pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja empreender na área de serviço em 2022.
Blogs
Blogs e sites corporativos também são uma grande tendência de negócios para 2022.
Os blogs se tornaram indispensáveis para se ter uma presença digital sólida.
Um blog é um dos principais responsáveis por ajudar empresas a se posicionarem nas buscas do Google e a ser encontrado por um número maior de clientes ao mesmo tempo em que as publicações ajudam informar o público, qualificar os usuários para compras futuras, reforçar valor de marca, sua posição de autoridade, identidade e confiança na área em que atua.
Conhecendo todas as tendências de negócios para 2022, fica muito mais fácil seguir com seu plano de empreender e superar a crise provocada pelo período pandêmico.
Portanto, se você tem que estar pronto para abrir um negócio, acompanhe as tendências de perto e comece a elaborar o planejamento do seu empreendimento o quanto antes.
São diversas as oportunidades! Se você deseja realizar a abertura de uma empresa de maneira assertiva, aproveite o momento para conhecer a WSC Contabilidade!
Somos uma empresa com mais de 30 anos de experiência no segmento contábil, nascemos com o propósito de ajudar as pequenas e médias empresas a alcançarem seus objetivos. Tudo isso com segurança financeira, jurídica e de forma estruturada. Entre em contato conosco e agende uma conversa.
O que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Então visite o nosso blog e veja mais artigos que podem ser do seu interesse! E para acompanhar as nossas publicações siga as nossas redes sociais.
Leia também: Novos meios de pagamentos: Conheça as opções e riscos.