O controle financeiro de uma empresa é capaz de aumentar sua taxa de lucratividade através da redução de custos e otimização de seus processos e trâmites financeiros de forma inteligente e estratégica.
A implementação de um controle financeiro eficiente em uma empresa é algo que todo empreendedor procura ter em sua empresa, no entanto apenas uma direção financeira eficiente é capaz de gerar esse resultado.
Sabemos o quanto é complicado estar a frente de um negócio e ainda ter que se preocupar com a gestão financeira, pagamentos e taxas tributárias.
Pensando nisso, elaboramos um novo artigo com o intuito de lhe auxiliar nesse processo. Descubra agora como manter o controle financeiro após a abertura de uma empresa. Vamos lá?
O que é o controle financeiro empresarial?
O controle financeiro empresarial é de caráter imprescindível para o sucesso de qualquer empresa.
No entanto, manter um controle financeiro e o condicionamento econômico da sua empresa assim como as suas despesas em ordem de forma organizada não é tão simples.
Ressaltamos que, a realização de uma boa gestão financeira depende diretamente de diversos fatores externos que irão influenciar na situação econômica da sua empresa.
Neste sentido, o controle financeiro pode ser definido na esfera contábil como a coordenação das atividades do setor econômico e financeiro com o intuito de qualificar sua situação econômica.
A implementação do controle financeiro irá lhe auxiliar no controle de gastos, gerenciamento de despesas e equilíbrio nas finanças empresariais possibilitando a realização de investimentos e constituição de reservas financeiras de caráter emergencial.
Aprenda mais lendo sobre:Como fazer controle de estoque?
Por que é necessário gerir as finanças da empresa?
A economia brasileira vem enfrentando cenários complicados e a abertura de uma empresa assim como sua gestão podem ser processos bastante dificultosos.
A gestão financeira de uma empresa é um elemento imprescindível para o seu sucesso, sendo ela responsável por analisar a situação econômica da sua empresa com base no acompanhamento de todos os seus processos, identificando falhas e aprimorando seus processos.
Sem uma gestão financeira eficiente é impossível que uma empresa se expanda e desenvolva economicamente, e até mesmo sua manutenção e condicionamento podem ser gravemente afetados pela falta de um controle financeiro eficiente levando à inevitável e temida falência.
Leia mais: Como reduzir custos na sua empresa?
Passo a passo de como fazer o controle financeiro de sua empresa
A essa altura você já deve ter um panorama sobre a real importância de se estabelecer e manter o controle financeiro após a abertura de sua empresa.
A seguir indicaremos os principais passos para a estruturação de um plano de controle financeiro com excelência para o condicionamento da saúde financeira de sua empresa e o impulsionamento de seu negócio.
Levante um capital de giro
O capital de giro é um elemento bastante importante na análise e estruturação financeira de sua empresa, pois diz respeito ao montante que uma empresa necessita para movimentar seus negócios.
O capital de giro é responsável por gerenciar todos os negócios e custos para o condicionamento das atividades econômicas da empresa como gestão de estoque, pagamento de funcionários, impostos dentre outros desembolsos.
Seu cálculo é baseado na diferença do valor da soma das despesas necessárias para o condicionamento da empresa sobre a soma de sua receita, considerando as contas a receber.
Leia também:Como fidelizar clientes? 10 estratégias para encantar seus clientes.
Gerencie o seu fluxo de caixa
O gerenciamento do fluxo de caixa de uma empresa é imprescindível para o seu monitoramento financeiro pois possibilita um controle efetivo das contas a serem pagas e recebidas por uma empresa.
A gestão do fluxo de caixa de uma empresa se baseia no registro das operações financeiras e monitoramento de seu caixa com base no fluxo de despesas e receitas da empresa, além de permitir o monitoramento do caixa em tempo real.
Faça um balanço patrimonial
O balanço patrimonial é um levantamento bastante importante e que deve ser levado em forte consideração ao se traçar o panorama econômico de uma empresa.
O balanço patrimonial tem como função levantar todos os bens da empresa, incluindo sua sede, maquinário e equipamentos e suas dívidas a serem pagas desde o pagamento de seus funcionários e custos essenciais para o condicionamento da execução de sua atividade econômica até possíveis empréstimos e despesas que venha a acumular em seu nome.
Faça uma reserva emergencial
Uma reserva financeira emergencial como o próprio nome diz é referente a ao montante reservado para cobrir eventuais instabilidades e tem o poder de resguardar a saúde financeira da sua empresa assegurando sua proteção em períodos economicamente conturbados.
Alguns dos eventos habituais no uso da reserva financeira emergencial envolvem quebra ou demanda por manutenção repentina em aparelhos e equipamentos e períodos de baixa nas vendas.
No entanto diversas outras instabilidades podem surgir e nessas situações é ideal que se recorra a reserva financeira emergencial para que o controle financeiro habitual de sua empresa não seja afetado ou comprometido.
Se deseja melhorar a gestão financeira da sua empresa, entre em contato com os profissionais da WSC contabilidade. Somos uma contabilidade com mais de 30 anos de experiência em contabilidade para as pequenas empresas.
Auxiliamos desde a adoção de um sistema de controle e também com ferramentas e procedimentos que podem dar informações claras ao empresário, além de propor medidas para redução de custos e metas de ampliação de lucros e expansão.
Também temos programas específicos de recuperação para empresas que possuem débitos poderem se reerguer e se tornarem lucrativas.
Se você deseja ver mais artigos sobre contabilidade e gestão de pequenas empresas acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais!