;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

O que é PLR? Saiba como funciona e quem pode receber

plr-como-funciona

Um dos principais fatores responsáveis por definir a atratividade e produtividade de uma empresa são os seus benefícios corporativos.

 

Um dos benefícios mais procurados e valorizados nas atuais empresas é a Participação nos Lucros e Resultados da empresa, conhecida também como PLR.

 

Se assemelhando com o sistema de comissões, a PLR consiste em uma bonificação da empresa para seus funcionários, geralmente a partir dos índices e resultados econômicos de uma empresa, consequentes da alta performance de seus colaboradores e o cumprimento de suas metas e objetivos internos na corporação.

 

Se você quer saber sobre os principais processos que envolvem a participação nos lucros e resultados de uma empresa. Descubra agora em nosso artigo como funciona o benefício da PLR e quem possui direito a ele.

 

O que é a PLR?

A PLR, Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa é um benefício trabalhista regulamentado pela Lei nº 10.101/2000 que consiste em uma bonificação salarial de acordo com as metas e resultados obtidos pela empresa em um setor, índices gerais de qualidade produtividade e lucratividade da empresa ou outros fatores previamente pactuados entre a empresa e o colaborador.

 

Geralmente a PLR costuma ser oferecida nas empresas de duas seguintes maneiras: 

A primeira delas é através do resultado dos índices gerais de uma empresa. A PLR com base na lucratividade de uma empresa é executada baseando-se em metas previamente estabelecidas.

Ou seja, a empresa deve determinar em um certo período um objetivo ou meta econômica, geralmente o período é definido como o ciclo de 1 ano, caso a meta e os objetivos da empresa sejam alcançados, um percentual do valor da lucratividade da empresa será distribuído entre seus colaboradores.

A segunda forma mais comum de execução e pagamento da PLR se dá por meio da determinação de metas para cada setor e departamento específico da empresa, ou até mesmo para cada colaborador de forma individual. 

 

Sendo assim, o resultado dependerá exclusivamente da performance individual dos colaboradores e do resultado de metas específicas e acordadas entre a empresa e o colaborador.

Em um cenário de participação nos lucros e resultados de uma empresa através do estabelecimento de metas e resultados de um setor ou colaborador de forma individual, é muito comum, por exemplo, que caso um setor ou departamento atinja 75% da meta, seja pago 75% da PLR.

 

Aprenda lendo: Como manter o controle financeiro após a abertura de uma empresa?

 

Quais as vantagens da PLR?

A participação nos lucros e resultados proposta por uma empresa, apesar de não ser um benefício obrigatório, é responsável por gerar diversos benefícios de forma bilateral, ou seja, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

 

Dentre as principais vantagens de se implementar a PLR em uma empresa estão:

 

  • Aumento da motivação e produtividade de seus colaboradores;
  • Aumento nos resultados e índices de lucratividade da empresa;
  • Comprometimento e motivação do colaborador com o alcance de metas;
  • Menor taxa de rotatividade na empresa;
  • Maior taxa de atração e retenção de talentos;
  • Maior valorização da empresa pelo colaborador;
  • Estreitamento do vínculo trabalhista estabelecido entre a empresa e o colaborador

Portanto, a PLR é uma forma de manter os colaboradores de uma empresa envolvidos, motivados e engajados nas execuções das atividades do dia a dia, e no crescimento da empresa como um todo. 

Afinal, para que o benefício seja pago, é necessário o cumprimento de diversos desafios e o atingimento de metas que aumentarão o nível de lucratividade da empresa e impulsionaram de forma estratégica o seu crescimento.

É válido ressaltar que o benefício da PLR não incide em encargos ou taxas tributárias para a empresa, no entanto os encargos sobre o benefício continuam sendo aplicáveis ao trabalhador podendo variar de 7% a 27% do valor recebido.

 

Leia também: Unificação das obrigações acessórias de GPS: O que muda na arrecadação?

 

Quem tem direito a receber a PLR?

A Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa é um benefício trabalhista regido e regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho

 

Desta forma, possuem direito ao benefício todos os colaboradores em regime CLT de uma empresa que tiverem alcançado todas as metas definidas pela empresa a ele ou a seu setor. 

 

Em outras palavras, o benefício da PLR será aplicável apenas quando o colaborador da empresa atingir um resultado específico ou algum índice predefinido de produtividade ou qualidade nas suas entregas.

 

O que achou deste artigo? Foi útil para você? Então veja mais conteúdos como este no nosso blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais. Aproveite e leia agora: Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Como organizar o financeiro do seu negócio.