Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Mercado Livre: o que você precisa saber para vender online

mercado-livre-vender-online

Contar com a possibilidade de usar um nome mais conhecido e consolidado para dar mais credibilidade a suas vendas online pode significar novas possibilidades de fechar negócio. 

 

Esta é a estratégia comercial por trás de sites como o Mercado Livre, utilizar o espaço do  marketplace de uma grande marca para dar visibilidade é uma ideia um tanto atraente, entretanto, apenas anunciar os produtos e deixar por isso mesmo não é o suficiente. 

 

Existem métodos que caso empregados juntamente ao anúncio dos produtos podem alavancar as vendas e potencializar o marketplace como mecanismo de geração de receitas. 

 

Leia este artigo até o final e aprenda tudo o que você precisa saber para começar a vender online seus produtos no Mercado Livre

 

Aproveite e leia também: Como Abrir Um E-Commerce ?

O que é Mercado Livre? 

Criado em março de 1999 na Argentina, pelo então CEO, Marcos Galperín, o Mercado Livre é a maior plataforma de vendas online da América Latina, operando atualmente em 18 países. 

 

Atualmente estão anunciados na plataforma mais de 50 milhões de produtos, desde automóveis até prestação de serviços. Aproximadamente mais de 100 mil pessoas vivem de vendas feitas exclusivamente pelo Mercado Livre. 

 

Um espaço destinado a venda e compra de produtos virtualmente, onde comerciantes anunciam os seus produtos para seu público. Por meio da plataforma do  Mercado Livre é possível  também enviar e gerir suas vendas pela internet. 

 

Apesar da plataforma se configurar como um dos 10 sites de maior audiência no país, é preciso saber algumas informações para vender online. 

 

Como vender no Mercado Livre? 

Apesar do procedimento não ser complexo, realizar as vendas pela internet pode não ser uma tarefa tão simples para quem acabou de sair do mundo físico, por isso, criamos um passo a passo para que você aprenda como vender seus produtos pelo Mercado Livre.

Crie uma conta

Em primeiro lugar é necessário que o empreendedor crie uma conta no site, basta acessar www.mercadolivre.com.br e em seguida clique no ícone com três tracinhos horizontais, em cima do outro, localizado na barra amarela, no canto superior direito da tela. 

 

Logo em seguida uma aba será aberta, logo em cima haverá dois botões, basta clicar no que está escrito “Crie a sua conta”. 

Cadastro pessoa física 

Depois você irá passar para a tela com um formulário para o qual será necessário informar o nome, sobrenome, CPF, email e senha e concordar com os termos e condições de privacidade, em seguida aperte continuar.

 

 Não é necessário obter CNPJ para conseguir vender pelo Mercado Livre

Cadastro pessoa jurídica

Para se cadastrar como empresas, basta inserir no campo adequado o CNPJ da empresa, a razão social e o email do seu negócio e clicar em continuar.  Depois disso é só começar a anunciar!

 

Talvez tenha interesse por: Como Usar O Marketplace Para Vender Mais?

 

Publicando produtos para a venda no  Mercado Livre

Apesar do ato de publicar o produto parecer algo simples e que não necessitam de tanta atenção, no ambiente online o anúncio de um produto deve ser completo e sanar todas as dúvidas do possível comprador. 

 

Não explicar o que o cliente precisa saber para tomar a decisão de compra pode atrapalhar o desempenho do seu negócio, por isso, ao anunciar seu produto no mercado livre fique atento aos seguintes quesitos: 

 

Título e descrição 

Conforme já dito anteriormente, o Mercado Livre  apresenta um vasto acervo de produtos, sendo uma das plataformas mais procuradas pelos lojistas. Dessa forma é muito provável que dentro do site haja outras empresas do mesmo segmento que a sua. 

 

Por isso é extremamente importante a criação de títulos e descrições que sejam explicativas e completas. Então deixe claro qual é o seu produto, a marca, o nível de qualidade do mesmo, e não se esqueça de ser honesto, as pessoas irão avaliá-lo depois da compra.

Fotos e Vídeos 

Além de se apresentar com uma maneira interessante de atrair ainda mais os compradores, ter fotos e vídeos de qualidade, auxilia o cliente na tomada de decisão e dão credibilidade para a sua loja. 

Informe corretamente o estoque 

Fique atento ao seu inventário, vende mais do que tem em estoque além de ser arriscado pode impactar negativamente no desempenho de sua loja. Impactando por exemplo, no tempo de envio e chegada do item vendido. 

 

Uma opção interessante para resolver o problema é usar um sistema capaz de integrar as vendas do Mercado Livre com o seu estoque físico.

Tempo de exposição 

Não há necessidade de efetuar o pagamento de taxas referentes à exposição do produto, entretanto é preciso ficar atento ao tempo limite do anúncio. Caso deseje aumentar o tempo é preciso pagar uma taxa. 

Como é feito o pagamento ao Mercado Livre? 

A tarifa paga ao marketplace cobrada por vendas e conforme o volume e modelo de anúncio desejado. 

Veja também: Minha empresa precisa ter loja virtual? 

A importância da reputação no Mercado Livre 

No Mercado Livre geralmente é usada uma metodologia focada na avaliação do vendedor por parte dos compradores. O que beneficia lojas que cumprem com os prazos de entrega, e que possuam produtos e atendimento de qualidade. 

 

Geralmente sua reputação começa a ser medida a partir da décima venda. Entre os quesitos principais de avaliação da reputação estão: 

 

  • Vendas com reclamações do comprador;
  • Tempo para postar os produtos nos Correios ou entrega à transportadora;
  • Vendas canceladas pelo vendedor.

 

Ainda em dúvidas sobre como obter resultados por meio de vendas online? Converse com um especialista e alavanque as suas vendas pela internet.  Entre em contato com  a WSC Contabilidade

 

Localizados nas regiões do Barreiro, auxiliamos pequenas e médias empresas a se desenvolverem e atingirem o máximo potencial. Atendemos na capital e em toda a região metropolitana!  

 

Gostou deste conteúdo? Aproveite e acesse nosso blog para ver mais artigos, e não se esqueça de seguir a WSC nas redes sociais