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MINHA EMPRESA PRECISA TER LOJA VIRTUAL?

O mercado consumidor mudou radicalmente nos últimos anos e o empresário tem que estar atento em como as mudanças tecnológicas estão mudando o jeito que o brasileiro gasta seu dinheiro.

Hoje o Brasil é um dos países mais conectados do mundo. De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem 324 milhões de dispositivos digitais em uso e  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 80,1% dos domicílios urbanos brasileiros têm acesso à internet, e que a média de tempo gasto na internet é de 6 horas por dia. O fato é que se seu cliente está na internet, é lá também que você deve estar para não perder vendas.

Saiba neste artigo a importância de manter sua presença digital e como integrar a loja física e on-line.

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PRECISO TER LOJA VIRTUAL OU E-COMMERCE?

Você já possui uma loja física de sucesso, será que precisa mesmo migrar para o meio digital?” A resposta é não, o empresário não precisa mudar totalmente sua operação para o meio on-line, porém precisa marcar sua presença digitalmente. O consumidor moderno tem o hábito de pesquisar seus itens de interesses em diversos canais antes de efetuar a compra.

A ideia é você cercar seu cliente, reforçando sua marca, onde ele pode ter acesso aos seus produtos sem ter que obrigatoriamente ir na sua loja. De início a empresa pode utilizar as redes sociais para ofertar os produtos, o Instagram já oferece a funcionalidade de loja dentro do perfil, e também pensar em uma alternativa de loja virtual, hoje já existem a Nuvemshop ou a Shopfy que são soluções baratas com toda estrutura de um grande e-commercce.

QUAL A VANTAGEM DE TER UMA LOJA VIRTUAL?

A utilização do meio digital para compras é uma tendência mundial que vem crescendo a cada ano, caso sua empresa não se adapte, corre o grande risco de perder em clientes, principalmente os novos consumidores das gerações Y e z.

Com a integração digital as empresas não correm o risco da limitação geográfica, conseguindo atingir um público muito maior que os vizinhos de sua loja. Por meio da integração de canais onde o cliente compra on-line e retira na loja, é possível ainda aumentar a visibilidade de seu negócio.

“Um case de sucesso atual é a Magazine Luiza, a empresa triplicou seu valor de mercado por meio da implantação da loja on-line e se tornou um exemplo da integração de canais no varejo.”

Leia sobre como utilizar o Ifood para fazer sua empresa vender mais

COMO POSSO INTEGRAR MINHA LOJA FÍSICA E VIRTUAL?

O primeiro passo é se planejar, contar com uma consultoria nessa etapa pode fazer toda a diferença e seguem algumas dicas para não falhar nesse processo:

Tenha um bom ERP:

Invista em um bom sistema operacional que permita a você controlar o estoque e as vendas em ambos os canais para manter sempre atualizado as disponibilidades de produto para o cliente. Um bom ERP também economiza muito tempo, integrando várias áreas da empresa como financeiro, faturamento e expedição pode reduzir a mão de obra para o controle e ainda oferecer informações vitais ao empresário.

Permita a interação entre as lojas:

Pratique o mesmo preço na loja on-line e física, além de permitir que uma compra feita virtualmente possa ser retirada na loja e vice-versa. AS políticas de troca também devem ser elaboradas sempre pensando na comodidade dos clientes.

Invista em Marketing Digital:

A contratação de uma empresa especializada pode economizar dinheiro e gerar grande retorno, mas vá além, divulgue a todos seus clientes presenciais a existência da possibilidade da compra on-line e mantenha sempre um cadastro atualizado com os dados dos consumidores.

– Capriche no Omnichannel:

Essa palavra difícil significa integração de informações, o cliente pode entrar em contato via whatsapp, telefone, site ou pessoalmente, mas deve ser atendido com a mesma qualidade e suas informações devem ser atualizadas simultaneamente em todos canais.

A MUDANÇA COMEÇA AGORA!

Já vimos que o mercado está mudando rapidamente e que o comerciante está cada vez mais conectado, para o empresário que inovar e sair na frente existe várias oportunidades a serem exploradas.

Não perca tempo, invista em planejamento e conte com profissionais qualificados para estruturarem o processo, o meio digital é uma mina de ouro pronta a ser explorada.

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