Ainda existem muitas pessoas que nunca compraram nada na internet e a grande maioria das vezes é por ter medo do desconhecido.
Especialistas dizem que comprar utilizando a internet é muito mais seguro que comprar em loja física, ainda mais nos dias atuais que, as plataformas de pagamento estão mais pratica, mais segura e dando garantia para os clientes.
Com base nessas informações, podemos entender que o mercado de vendas online mesmo sendo muito competitivo nos dias atuais, ainda tem muito espaço para expandir, tem muita lenha para ser queimada.
Esse artigo é para você que tem uma empresa física e quer expandir suas formas de vender com um comercio online e para você que não tem dinheiro para abrir uma loja física e quer se aventurar no empreendedorismo digital.
Nesse artigo vou te ensinar como abrir um e-commerce, as dificuldades, como começar e principalmente os benefícios de iniciar no mercado digital que ainda está pequeno e tem muito para crescer.
Vamos começar!
Escolhendo um Nicho de Mercado
Antes de abrir um negócio, é importante escolher a área que você quer atuar, existem centenas de áreas que se pode atuar com um e-commerce, você pode vender roupas, maquiagem, produtos elétricos, tudo que é possível ser vendido, você pode utilizar sua loja virtual para efetuar a venda.
É muito importante a escolha do seu nicho, a internet é uma plataforma extremamente concorrida, pelo fato de ser muito acessível para qualquer pessoa com internet e um pouco de dinheiro para investir.
Escolha um nicho que você tenha autoridade no assunto, as pessoas preferem comprar de pessoas que transmite confiança.
Escolha a plataforma do seu e-commerce
A internet é um mundo a ser descoberto, existem várias plataformas para você abrir seu e-commerce e muitas outras que ainda vão ser lançadas.
Dentro as plataformas, existem duas formas de abrir seu e-commerce, são elas:
- Seu território.
- Território do outro.
O que eu quero dizer com isso, é muito comum as pessoas abrirem seu comercio online nas redes sociais, Instagram, Facebook e etc.
São ótimos lugares para terem seu e-commerce, porém, essas plataformas não são suas, você fica à mercê do que o dono nessas plataformas quer fazer.
Por exemplo, a fanpage que você faz vendas no Facebook tem 1 milhão de curtidas, ou seja, 1 milhão de pessoas que curtiram sua loja e querem receber noticias e novidades sobre ela.
Com base em vários testes, foi possível perecer que, o Facebook só mostra seu conteúdo de forma orgânica para cerca de 1% das pessoas que curtiram sua página.
Em resumo você não tem controle sobre a plataforma, o “território é do outro” e não seu.
Existem formas de atingir um grande público nessas plataformas, porém, você precisara gastar um dinheiro para fazer anúncios, isso é tema para outro artigo.
Já no seu território, você decide o que fazer com ele e com isso você consegue maior autonomia. Para ter seu território, você precisa abrir seu site próprio, onde as pessoas que entrarem lá, vai ter todo acesso ao seus produtos e conteúdo.
Como ter seu Próprio Território Online
Para ter seu próprio território online, é preciso criar um site, com seu site você vai ter autonomia de fazer o que achar melhora para atrair mais gente para seu e-commerce.
Para abrir um site é muito simples, porém, se você quer um site profissional que atraia a atenção do público, você irá precisar de uma web designer e um programador. Caso você não tenha muito dinheiro no início, existem algumas plataformas grátis que você pode utilizar para criar seu site.
Algumas plataformas:
- Wix;
- Webnode;
- Jimdo;
- Weebly;
WordPress é o mais utilizado, cerca de 90% dos sites no mundo são feitos com o WordPress.
Com o site pronto, independente se você utilizou um programador para fazer ou fez você mesmo com alguns dos sites citados acima, você precisa hospedar esse site.
Como hospedar seu site
Por que você precisa hospedar seu site? Simples, a internet é um conjunto de informações que se conecta a um servidor, as informações do seu site, devem estar conectadas ao servidos para conseguir ter visibilidade, ou então, nenhuma pessoa vai conseguir acessar seu site pela internet.
Existem diversas empresas que hospedam seu site, basicamente elas pegam as informações do seu site, agrupam ela em um servidor que fica conectado 24 horas por dia, então as pessoas que quiserem acessar seu site as 03:00 vão conseguir.
Você não consegue ter um e-commerce, sem ter uma hospedagem, é algo obrigatório para ter seu site acessível para seus clientes.
Algumas empresas de hospedagem:
- WebLink;
- Hostgator;
- GoDaddy;
A hospedagem não é grátis, é preciso pagar um pequeno valor mensalmente ou anualmente.
Agora que você tem seu site, tem a hospedagem do seu site, você precisa de um domínio para ele.
Como criar o domínio do meu site
Sim, é obrigatório você tem um domínio, seu domínio é literalmente o endereço do seu e-commerce, para as pessoas acharem sua loja, precisam saber seu endereço.
Existem dois tipos de domínio o (.com) e o (. com.br). Você pode ter um e não o outro, como você pode ter os dois.
- Os registros (.com) é fiscalizado por uma organização chamada ICANN (Corporação da Internet para Nomes e Números Atribuídos).
- Os registros (.com.br) são fiscalizados pela
Essas duas organizações analisam os nomes de domínios que estão disponíveis e os mantem em um banco de dados único.
Isso quer dizer que para você escolher um domínio, ele precisa estar disponível para uso e para utilizar, é preciso pagar.
Agora que você já tem seu site pronto e ele já esta Online para todos que quiserem entrar e comprar, você precisa prestar contas para o Governo.
Preste contas para o Governo
Você queria abrir um e-commerce para fugir dos impostos? Isso não é possível, como toda empresa, você precisa prestar contas sobre o que você faz, o que você vende, quanto você ganha e etc.
Você é obrigado a pagar impostos para o governo, não tem como fugir disso, é claro que um e-commerce é muito menos burocrático e muito mais simples do que uma loja física, porém, ainda existem deveres a serem pagos.
Uma das primeiras coisas que você deve fazer quando se abre uma empresa online é prestar contas do quanto você ganha, obrigatoriamente irá precisar abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Sim, você precisa de um CNPJ, já que para comercializar qualquer coisa, tanto em e-commerce como em loja física, você precisa emitir nota fiscal, sem o CNPJ não tem como emitir nota fiscal sobre seu produto ou serviço.
Assim que você abrir seu CNPJ, você irá precisar escolher seu regime tributário, o regime tributário serve para você pagar o imposto de renda da sua empresa e diversas outras taxas.
Existem dois regimes tributários mais usados por e-commerce, são eles:
- MEI (Microempreendedor Individual).
- Simples Nacional.
Outros Impostor a serem pagos
Um e-commerce paga praticamente os mesmos impostos que uma loja física, você precisa ficar atento para não ficar com problemas jurídicos com o estado.
Alguns outros impostos você irá precisar pagar:
- Tributos Trabalhistas;
-FGTS
-INSS
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- ISS (Imposto sobre prestação de Serviço);
Todos esses impostos chegam para empreendedores e empreendedoras donos de e-commerce, uma saída para facilitar o pagamento e diminuir os custos dos impostos, é utilizar os regimes tributários acima: MEI e Simples Nacional, pesquise sobre os dois e veja qual se encaixa para você.
Conclusão
Abrir um e-commerce não é tarefa fácil, por mais que seja muitas vezes mais vantajoso que uma empresa física, existe praticamente as mesmas preocupações e as mesmas obrigações em ambos.
É preciso se preocupar em todas as etapas do processe, tudo irá definir seus resultados com um e-commerce, é importante seguir as leis previstas para quem tem negócio na internet e escolher o melhor regime tributário para você, caso seja necessário, contrate um contador para isso. Boa sorte!
A Wsc Contabilidade está sempre a frente do mercado para oferecer o melhor serviços contábeis, a você, ainda não é nosso cliente? Clique no ícone do Whatsapp e vamos conversar.