O que é marketplace e como ele pode melhorar minhas vendas on-line?
Já pensou em poder ofertar seus produtos dentro de uma loja da Magazine Luiza ou Casas Bahia, podendo usar toda sua estrutura, aproveitando de seu marketing e conseguindo acesso a todos seus clientes? Saiba que isso é possível utilizando o marketplace.
O e-commerce já vinha apresentando um crescimento contínuo, só em 2019 aumentou 29% e movimentou 81,5 bilhões de reais no Brasil, ainda com a pandemia, muitos consumidores migraram do comércio tradicional para o on-line, aumentando ainda mais o número de vendas pela internet.
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Saiba nesse artigo como usar o marketplace para vender pela internet com pouco investimento.
O que é marketplace?
O marketplace é uma plataforma virtual que conecta em um único lugar várias empresas e prestadores de serviço, facilitando a visualização por parte dos consumidores.
A grande inovação neste caso, foi que grandes varejistas como a Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas abriram suas plataformas de vendas para que pequenos empresários pudessem cadastrar seus produtos.
“Um dos marketplace mais antigos e conhecidos do Brasil é o Mercado Livre, que conecta milhares de consumidores a vendedores todos os dias.”
Porque devo vender em um marketplace?
É uma forma de sua mercadoria ser vista por um número muito maior de clientes possibilitando um crescimento nas vendas e atingir novos mercados sem um investimento pesado em site próprio e anúncios pagos.
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Uma das principais dificuldades das empresas na internet é conseguir tráfego em sites próprios pois é quase impossível competir com o investimento de marketing de grandes empresas.
Por meio do marketplace, o pequeno empresário coloca seu produto na vitrine dessas grandes marcas, contando com milhões de visualizações que seus sites já possuem.
“Você já procurou um produto em uma grande empresa na internet e aparece a mensagem vendido e entregue por parceiro? Esse é um exemplo de empresa vendendo por marketplace.”
Como faço para vender em um marketplace?
Primeiramente você precisa de um CNPJ ativo e habilitado para emitir notas fiscais, depois é preciso cadastrar sua empresa no site do Marketplace.
Hoje boas opções são a Magazine Luíza, e a B2W, que disponibiliza os produtos nos principais sites, como Ponto Frio, Casas Bahia e Submarino.
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É importante atentar que sobre cada venda efetuada, o Marketplace cobra um valor de comissão, que deve ser incluído no preço do produto pela sua empresa para que o negócio seja lucrativo. É importante analisar as taxas de comissão e facilidades que cada site pode oferecer.
“Alguns Marketplace como a Amazon e o Mercado Livre oferecem a opção de fulfillment, onde gerenciam toda a logística para o empresário, desde a separação até entrega da mercadoria.”
CONCLUSÃO
A opção de vendas em Marketplaces é uma ótima oportunidade de aumentar a renda da empresa e diversificar sua fonte de receitas. Por meio dessa funcionalidade, a empresa não fica limitada a sua posição geográfica, conseguindo vender para todo o Brasil e aproveitando o tráfego de clientes que o site de grandes varejistas já possui.
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