;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Pequena empresa é obrigada a emitir NF eletrônica?

emissao-nfe-pequenas-empresas

Se você deseja iniciar no mundo do empreendedorismo e não sabe quais são as suas obrigatoriedades, nós podemos te ajudar.

 

Provavelmente você deve ter ouvido sobre a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais eletrônicas. 

 

Afinal de contas, a sua emissão é uma das principais obrigações contábeis e tributárias de um empresário. Sendo fundamental para regularidade de uma empresa de todos os portes e segmentos. 

 

Além disso, este vem sendo o principal meio de verificação de vendas e aplicação do faturamento do negócio durante um determinado período de tempo.

 

Por meio do nosso artigo você irá aprender sobre a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais eletrônicas para pequenas. Portanto, acompanhe com atenção!

 

Uma pequena empresa é obrigada  a emitir nota fiscal eletrônica?

 

Sim, a emissão de nota fiscal eletrônica será obrigatória independente do porte, tamanho ou segmento de um negócio, ou seja,  todos os tipos de empresa devem emitir nota fiscal ao realizar a venda de um produto ou serviço, independentemente de suas características.

 

A única exceção para a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais acontece quando um microempreendedor individual, MEI, realiza a venda de um produto ou serviço para uma pessoa física.

 

Em uma situação como esta, especificamente, o microempreendedor individual não é obrigado a emitir uma nota fiscal eletrônica.

 

Em todos os outros casos, a nota fiscal eletrônica deverá ser emitida normalmente e sem exceções.

 

Mas, é válido ressaltar que é altamente recomendado que as notas sejam guardadas por um período de 10 anos para  possíveis consultas futuras, caso seja preciso ou solicitado. 

 

Aprenda lendo: Qual é o limite do faturamento MEI e o que fazer se ultrapassar?

 

Quais os principais tipos de nota fiscal existentes?

O Brasil conta com três tipos diferentes de notas fiscais eletrônicas e é fundamental conhecermos para saber qual delas é mais adequada irá otimizar os processos contábeis e de seu negócio. 

 

Os três modelos de nota fiscal existentes atualmente no Brasil são:

 

  •  Nota fiscal eletrônica;
  •  Nota fiscal de serviço eletrônica;
  •  Nota fiscal ao consumidor eletrônica.

 

Confira agora as principais características e especificidades de cada um dos tipos de notas fiscais citados acima:

Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

A nota fiscal eletrônica deverá ser emitida, obrigatoriamente, para o registro de operações de compra e venda de produtos. 

 

A modalidade assim pode ser emitida de maneira digital, no entanto sua emissão está sujeita a cobrança de maiores encargos tributários como por exemplo a aplicação de ICMS.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor – NFC

A nota fiscal de venda ao consumidor é uma nota de preenchimento manual e o modelo a ser preenchido deverá ser solicitado na secretaria da fazenda. 

Para a solicitação do modelo de um bloco de notas fiscais de venda ao consumidor, o MEI deverá solicitar com seu CNPJ em mãos a impressão e emissão do modelo manualmente preenchível.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor Eletrônica – NFC-e

A nota fiscal de venda ao consumidor eletrônica é um modelo de nota fiscal voltado ao consumidor final, a nota deverá conter por padrão todos os dados da empresa e será preenchida de forma manual com todos os dados específicos de cada venda realizada pelo empreendimento.

 

A Fiscal de venda ao consumidor eletrônica, por ser destinada ao consumidor final, geralmente é bastante utilizada por lojas físicas de caráter varejista, no entanto, o MEI irá precisar de um certificado digital que o autorize a emitir notas fiscais de venda ao consumidor de forma eletrônica.

 

Aprenda mais em: Tipos de rescisão do contrato de trabalho

 

Como emitir Nota Fiscal eletrônica?

 

Agora que o leitor já entende melhor o assunto e compreende a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais por pequena empresas, compartilharemos quais os passos para fazer a emissão em sua empresa: 

 

  • Verifique qual nota você deve emitir;
  •  Faça seu cadastro no governo;
  • Adquira um certificado digital;
  • Adquira um software emissor;
  • Emita suas notas fiscais. 

 

A WSC Contabilidade tem o objetivo de assessorar o empresário com uma consultoria empresarial que vai desde a parte tributária até estruturar um bom planejamento estratégico para sua empresa.

Entre em contato e conheça tudo que a contabilidade pode te oferecer.

Se você deseja ver mais artigos sobre contabilidade e gestão de pequenas empresas acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais!

 

Leia em seguida: Capital De Giro Para Pequenas Empresas.