;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Capital de giro para pequenas empresas

capital-de-giro-para-pequenas-empresas

Para o pequeno empresário o capital de giro pode ser o fator determinante do sucesso ou fracasso da empresa, porém, muito empreendedor comete o grave erro de não fazer a provisão deste valor no momento de abertura do negócio.

Para se ter uma noção de sua importância, estudo do SEBRAE de 2019 indicou que 70% dos empresários que fecharam seus negócios apontaram a falta de capital de giro como uma das causas que levaram ao fracasso da empresa.

Acompanhe nosso artigo que vamos explicar o que é Capital de Giro, porque ele é importante para sua empresa e como fazer seu cálculo. Confira. 

 

O que é capital de giro para pequena empresa?

De maneira simples, capital de giro é o recurso disponível (dinheiro) que a empresa precisa para pagar todas suas despesas e contas do mês. 

Dessa forma, o cenário ideal é que toda empresa possua um controle antecipado do valor de todas suas despesas do mês seguinte e possua reserva de capital para poder quitar suas obrigações. 

“O recomendado é que toda empresa possua reserva de capital de giro por pelo menos três meses, ou seja, mesmo que durante três meses a empresa não fature um real, ela conseguiria arcar com todas obrigações.”

Aprenda lendo: Como Montar Uma Equipe De Vendas Motivada?

 

Porque o capital de giro é importante?

Possuir uma reserva de capital de giro é um “amortecedor” que permite à empresa superar crises e momentos de baixa sem entrar em inadimplência ou depender de recursos de terceiros, como empréstimos de bancos com altas taxas de juros. 

“Durante a pandemia, onde muitas empresas ficaram com as portas fechadas sem vendas, quem não possuía capital de giro acabou por contrair dívidas ou em alguns casos até encerrar as atividades”.

Muitos empreendedores podem cometer o erro de não incluir a reserva de capital de giro no momento de abertura da empresa e acabam investindo todos recursos em estrutura, estoque e divulgação.

Porém, como a empresa pode demorar até seis meses para começar a dar resultados, a falta de capital de giro pode inviabilizar uma empresa antes mesmo de ela começar a funcionar. 

Aproveite para ler: Lucratividade E Rentabilidade: Quais São As Diferenças?

 

Como calcular o capital de giro para pequena empresa?

Para conseguir calcular o capital de giro é importante que a empresa possua um controle financeiro e realize a sua gestão de custos, como o lançamento de todas as despesas pagas. 

Com base no controle financeiro, o empresário deve somar todas suas despesas fixas mensais (salário, aluguel, água, luz, impostos, etc.). Ou seja, tudo aquilo que mesmo com a empresa de portas fechadas terá que ser pago. O capital de giro será o somatório dessas despesas. 

 

Como fazer reserva de capital de giro?

Sabemos que para o pequeno empresário separar recursos todo mês é uma tarefa árdua, porém é necessária muita disciplina pois a vida da sua empresa e seu futuro como empreendedor dependem disso. 

O empresário pode incluir mensalmente em seu controle financeiro uma aplicação automática em sua conta bancária, ou se tiver disciplina se comprometer a colocar em um investimento um valor estipulado mensalmente, para que em médio prazo a empresa tenha recursos próprios para se garantir sem depender de empréstimos.

Outra alternativa é o empresário se aproveitar de datas comerciais ou meses de bons resultados para maximizar suas reservas (como o natal para o comércio).

Vale a pena abrir mão de uma retirada de lucro maior para a pessoa física no fim do ano para fazer uma reserva de capital que vai garantir a sobrevivência a longo prazo. 

 

Bônus! Dicas para uma pequena empresa

 

Caso seja necessário utilizar o recurso da reserva financeira para uma eventual emergência, seja criterioso e tão logo a situação volte à normalidade, a prioridade deve ser recompor o valor inicial da reserva.

Além disso, é preciso fazer o controle de gastos utilizando um controle financeiro eficiente. Portanto, busque identificar quais são as despesas desnecessárias ao funcionamento da empresa e cortando custos a necessidade de capital será menor. Também é válido negociar valores com fornecedores e prestadores de serviços.

Ressaltamos que sem metas não se chega a lugar nenhum. Se sua empresa não possui capital de giro, coloque metas trimestrais de economia e estabeleça ações para alcançá-las de forma a construir a Reserva própria em um determinado espaço de tempo.

O que faz uma empresa superar crises e ser duradoura é sua capacidade de gerar e guardar Capital. A WSC contabilidade realiza consultorias financeiras que ajudam empresários a alcançarem melhores resultados, entre em contato e faça uma cotação.