Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Quando devo fazer empréstimo para minha empresa?

contratar-emprestimo-para-empresa

Os empresários têm enfrentado muitos desafios nos últimos anos e grande parte das empresas contraiu dívidas e enfrentam problemas financeiros. Com isso surge a seguinte pergunta:  é viável fazer um empréstimo para empresa com objetivo de regularizar a situação financeira?

Contratar um empréstimo para empresas nem sempre é a melhor solução, podendo ser em alguns casos o motivo do fracasso de alguns empresários. 

A seguir, vamos te ajudar a solucionar as suas dúvidas. Confira o nosso artigo e acompanhe as nossas dicas sobre o momento ideal e como se planejar para fazer empréstimo para empresas.

Leia mais sobre: PRONAMPE 2021 – Nova Linha De Crédito

 

Fazer empréstimo para empresas é a solução?

Dependendo de cada caso, para empresas que apresentam um bom faturamento, que necessitam de investimento para expandir suas atividades, ou que estão em fase de crescimento, fazer um empréstimo para a empresa pode ser uma ótima alternativa que vai facilitar a conquista de objetivos.

Aprenda mais lendo: Precificação: Como Calcular O Preço Do Seu Produto Ou Serviço

 

 Porém, se sua empresa está apresentando prejuízos constantes ou se o mercado em que atua está em queda ou se as dívidas acumuladas são maiores que suas projeções de faturamento, contratar um empréstimo para a empresa pode acelerar o processo de falência e ainda aumentar o volume de dívida existente. 

Então antes de contratar um empréstimo para a empresas, é necessário analisar todos os indicadores financeiros da empresa, desde o fluxo de caixa projetado e o lucro dos últimos seis meses. Caso sua empresa não tenha esses números, é um alerta que não é o momento para um empréstimo.

Leia também: Controle Do Fluxo De Caixa Para Comércio: Como Fazer?

 

É vantajoso fazer empréstimo para empresas?

Antes de contratar um empréstimo para empresas, de posse de todos os dados financeiros, devemos avaliar qual o valor que será financiado e as taxas de juros, para então fazer uma projeção de como essa dívida vai ser paga, e se os juros conseguem ser diluídos dentro do custo da empresa.

Muitos empresários erram ao fazer um empréstimo para empresa sem um planejamento do uso correto do recurso, e acabam gastando mal o dinheiro, e ao final do empréstimo estão com uma dívida a mais, sem uma empresa lucrativa. 

Leia mais sobre: Gestão De Custos: 5 Dicas Para Reduzir Os Gastos

“Outro erro básico é usar um empréstimo para empresa para manter a retirada de lucro dos sócios, onde a empresa está dando prejuízo, mas os sócios usam o recurso do banco para manter a retirada financeira da pessoa física.”

 

Empréstimo para capital de giro

É normal a empresa em início de atividades ou que está se passando por uma crise ter dificuldades de gerar caixa para pagar as despesas fixas. Nestes casos, usar um empréstimo para capital de giro pode ser uma solução.

Porém, é necessário que o empresário tenha disciplina na utilização do recurso, e faça um planejamento para criar a reserva de capital da empresa de forma a não depender de recursos de terceiros pagando juros.

Confira mais em: Capital De Giro Para Pequenas Empresas

 

Empréstimo para empresa pagar dívidas

No caso de contratação de empréstimo para empresas pagar dívidas, é importante fazer uma análise da origem do desequilíbrio financeiro, se foi ocasionado por uma situação atípica (como a pandemia) ou se a operação da empresa não está sustentável.

Uma boa utilização do empréstimo para empresas endividadas é na realização de troca de dívidas ruins por boas, onde é contratado um empréstimo com juros baixo para liquidação de dívidas que possuem juros elevados. 

Confira mais em: Lucratividade E Rentabilidade: Quais São As Diferenças?

 

Dicas para contratar empréstimo para empresa

 

  • Faça uma análise financeira para observar se a empresa é lucrativa e se o faturamento será possível para quitar a dívida futura. 
  • Realize um planejamento para a aplicação dos recursos e para incluir o pagamento do empréstimo e dos juros no futuro;
  • Seja sincero consigo mesmo e confie nos números, muitas vezes não será um empréstimo que irá solucionar o problema da empresa, podendo ser uma opção até o encerramento das atividades.
  • Teste várias possibilidades, seja estudando alternativas ao empréstimo ou mesmo avaliando em várias instituições quais são as melhores taxas de juros de empréstimo para empresas. 

 

Em momentos de dificuldade é importante ter um apoio profissional para tomar decisões acertadas, a WSC Contabilidade apoia as pequenas empresas e pode te auxiliar no planejamento financeiro e na liberação de crédito do PRONAMPE.

Precisa de ajuda ou quer falar com um de nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo conosco. Teremos o prazer em lhe atender.

 

Gostou deste conteúdo? Aproveite e acesse nosso blog para ver mais artigos, e não se esqueça de seguir a WSC nas redes sociais