Determinar bem os preços é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, a precificação de um produto ou serviço é o que define a margem de lucro e a competitividade de um negócio.
Contudo, muitos empreendedores acabam se perdendo nessa hora e por isso, vêem os seus lucros sendo reduzidos, cada vez mais.
Deste modo, o ideal é que o preço estipulado seja o suficiente para manter o desenvolvimento de um negócio, mas que ao mesmo tempo contribua para a sua competitividade de mercado.
Entretanto, chegar nessa medida ideal nem sempre é uma tarefa simples. O preço de um produto está diretamente relacionado a inúmeras variáveis.
Dessa forma, é função do empreendedor compreender fatores como preço de fornecedores, custos com matéria-prima e valor da mão-de-obra, a fim de fazer a precificação da melhor maneira possível.
Há muito para ser analisado, porém, é possível precificar de forma assertiva, evitando prejuízos e tendo uma boa margem de lucro.
Sabendo disso, criamos um manual para te ensinar como definir a precificação do seu produto ou serviços. Continue lendo e aprenda a precificar!
Leia também: Orçamento Empresarial: Passo A Passo De Como Criar Um Para Sua Empresa
Como calcular o preço do seu produto e serviço?
Para conseguirmos entender o cálculo de precificação, é preciso compreender alguns conceitos básicos, o primeiro é o custo de produção.
Custo de Produção
Os custos de produção são, basicamente, os recursos necessários para que o empreendedor possa fabricar ou oferecer o produto ou serviço.
Imagine que um comerciante vende bombons de morango. Os custos de produção dizem respeito aos valores despendidos na compra de ingredientes, assim como na energia gasta com a refrigeração dos produtos e no gás de cozinha gasto para fazer o recheio.
Dessa forma, todos esses gastos primários devem estar embutidos no preço final do produto. Existem dois tipos de despesas os fixas e os variáveis:
- Despesas Fixas: são aqueles custos que existem independente da quantidade de produtos ou serviços criados. Como por exemplo salários, energia elétrica, água, luz, internet;
- Despesas Variáveis: são custos que mudam com uma certa frequência com a variação das quantidade de produtos produzidos ou serviços oferecidos. Logo, para calcular o preço de venda, é preciso saber muito bem quais são os custos de produção.
Aprenda mais com o artigo: Lucratividade E Rentabilidade: Quais São As Diferenças?
Preço de Venda
O preço de venda, como o nome diz, é o valor cobrado para os clientes para adquirir seu produto ou serviço, é o famoso preço final.
Esse valor precisa cobrir o custo de produção, ou seja, se cada bombom fabricado pelo comerciante custou R $2,00, significa que o preço de venda do mesmo precisará ser acrescido com uma porcentagem de lucro.
Precificando: aprenda como calcular os preços dos produtos e serviços
Agora que você entende melhor os conceitos, sabe que o cálculo de precificação leva em consideração os custos de produção.
Logo, o preço de venda deve ser igual ao custo do produto ou serviço somado às despesas variáveis e fixas. Veja abaixo como calcular o preço de produtos e serviços.
Confira o cálculo passo a passo:
- Some todos os custos fixos, como aluguel, conta de luz, água, matéria prima, materiais para o escritório e todos os custos que não são relacionados diretamente ao bem ou serviço;
- Divida o custo fixo total pela quantidade de produtos/serviços oferecidos;
- Defina a margem de lucro desejada e calcule os impostos e as comissões
(tudo deve ser feito na forma de porcentagem). Esse é o custo total de vendas (CVT);
- Depois de calcular todos esses dados, você poderá encontrar o Mark up divisor (MKD). Esse indicador mostra a quantia cobrada por um produto para saber seu lucro real. Sendo que a fórmula é: (100 – CVT)/100;
- Neste momento é preciso fazer o cálculo relacionado a venda e assim
descobrir o preço ideal. Use o resultado do MKD na fórmula abaixo:
Preço de vendas = Custo do produto / MKD
Achou complicado? A complexidade do processo de precificação irá depender do produto e serviço utilizado, portanto, os cálculos podem mudar de acordo com o tipo de negócio.
Sendo assim, pode ser que o momento de precificação demande atenção especializada, afinal, calcular impostos e ativos como energia elétrica pode ser um mais complicado do que parece.
Pensando em simplificar o dia a dia do empreendedor, o Grupo WSC Contabilidade oferece serviços contábeis para quem está começando. Há mais de 30 anos ajudamos pequenas e médias empresas a se desenvolverem.
Agende uma conversa e saiba mais sobre nosso serviço de Consultoria Empreendedora. Continue no nosso blog e nos siga nas redes sociais!