O controle do fluxo de caixa é um registo de todas as áreas de um negócio. Ele ajuda o empresário na tomada de decisões, na movimentação de valores e auxilia na gestão financeira.
Sendo assim, como em qualquer empresa, o controle do fluxo de caixa no comércio é fundamental para que os empresários não acumulem prejuízos.
Em meio a pandemia, esse controle se tornou ainda mais necessário, visto que, com as constantes restrições de funcionamento, o empreendedor precisa controlar e gerir ainda melhor seus recursos financeiros.
Deste modo, uma boa organização de fluxo de caixa permite ao empresário se preparar para possíveis intercorrências e ainda realocar recursos de maneira mais assertiva.
Sabemos a importância de um bom fluxo de caixa para o comércio e, por isso, criamos este conteúdo para que você aprenda como realizar esse controle. Veja a seguir!
O que é Fluxo de Caixa?
O fluxo de caixa é um mecanismo de controle de valores que entram e saem de uma empresa. Ele é um demonstrativo financeiro, no qual estão detalhadamente registradas as contas a pagar e o que existe a receber.
Por meio do fluxo de caixa, o empreendedor ou empresário pode enxergar a rotina financeira do empreendimento em tempo real.
Além disso, leia também o nosso conteúdo: Como montar uma equipe de vendas motivada?
Qual é sua real utilidade?
A realização do correto controle do fluxo de caixa no comércio auxilia o empresário nas tomadas de decisões, criação de planejamento estratégico, previsões de saldo negativo.
Com o fechamento constante no comércio, provocado pela pandemia da Covid, ter um caixa mais organizado pode ajudar o empreendedor a renegociar dívidas acumuladas até o momento.
A principal vantagem de um caixa organizado é a oportunidade de se antecipar a possíveis problemas, enquanto a tomada de decisões é orientada por números e dados já estudados.
Sendo assim, confira a seguir algumas decisões que podem ser tomadas baseadas no fluxo de caixa:
- Flexibilização pagamentos dos consumidores;
- Quando fazer um empréstimos e financiamentos;
- Previsões financeiras da empresa;
- Entender quando negociar prazos maiores com os fornecedores.
Controlando o fluxo de caixa no meu comércio
Classifique suas movimentações
Sabemos que o dia a dia no comércio é movimentado, repleto de atividades como o atendimento de clientes, reposição de estoque, troca de produtos, manutenção da loja, pagamentos, entre outros.
São muitas tarefas e variáveis a serem consideradas, dessa forma, é importante classificar os gastos por categoria.
Sendo assim, é possível saber para onde o dinheiro está indo e de onde ele está chegando. Separe por categorias:
- Pagamento de funcionários;
- Aluguel;
- Compra de mercadorias;
- Água, luz, telefone;
- Limpeza;
- Impostos e outras despesas fixas e variáveis.
Além disso, a forma de pagamento também deve ser identificada. Logo, registre se os recebimentos e pagamentos são por meio de dinheiro, cartão de crédito, débito, boleto, à vista, parcelado se parcelado quantas parcelas.
Confira também o nosso conteúdo: Lucratividade e rentabilidade: quais são as diferenças?
Atualize seu fluxo de caixa: este momento deve estar na rotina
O fluxo de caixa no comércio muda a cada dia, portanto, os registros devem acontecer diariamente
Sendo assim, fica mais fácil não esquecer de colocar algum detalhe e ainda ajuda a manter as informações mais próximas da realidade.
Separe as contas bancárias da empresa
Outra estratégia que pode ajudar a organizar o fluxo de caixa no comércio é ter contas separadas.
Uma conta fica a cargo das receitas e a outra para as despesas, isso facilita a visualização dos saldo e as consultas dos mesmos.
Realizar transações entre as duas contas também pode ajudar a ajustar os saldos as movimentações que ficam registradas.
Softwares para fluxo de caixa para o comércio:
Tradicionalmente, o fluxo de caixa era registrado em cadernos chamados de livro caixa.
No entanto, atualmente muitos negócios desenham seu fluxo de caixa em planilhas trabalhosas e detalhadas no Excel.
Um problema encontrado é que a criação de planilhas pode tomar do empresário um tempo que muitas vezes é difícil de despender.
Mas existem outras opções de softwares que comerciantes podem usar para otimizar a criação desse documento.
Desta maneira, confira abaixo alguma sugestões de software de controle de fluxo de caixa para o comércio:
Tem dificuldades com a parte contábil e financeira do ser comécio? É muito frequente que empreendedores e empresários não tenham meios de adicionar mais essa tarefa à rotina.
Pensando em simplificar a vida de empreendedores e comerciantes, o Grupo WSC Contabilidade atende em BH e pode contribuir na gestão da sua empresa!
Oferecendo serviços de Assessoria Contábil, Gestão Empresarial e Consultoria Empreendedora, nós atuamos como o parceiro ideal do seu negócio! Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos ajudar!
Além disso, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos! Leia também: Contador em Belo Horizonte para pequena empresa