Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Como o contador pode ajudar uma pequena empresa?

contador-para-pequena-empresa

Todo empresário sabe que é obrigado a contratar um contador para que sejam mantidas em dia as obrigações legais da empresa. Porém, o que a contabilidade pode oferecer a pequenas empresas? Será que o empresário paga um contador somente para emitir guias de impostos?

Neste artigo vamos tirar suas dúvidas sobre se sua empresa é obrigada a contratar um contador e qual a sua importancia para pequenas empresas. 

Aproveite para conferir: Como Aumentar O Faturamento Da Empresa?

 

Toda empresa precisa de contador?

A resposta é sim, de acordo com o Novo Código Civil (Lei 10.406/2002) em seu artigo 1.179, todo empresário ou sociedade empresária são obrigados por lei a adotar um sistema de contabilidade para apresentação de resultados econômicos. 

Sendo assim, somente as empresas enquadradas como MEI – Micro empreendedor individual – que não são obrigadas por lei a possuir contabilidade regular. 

Isso porque, o MEI é um modelo simplificado de empresa que pode possuir somente um funcionário e ter o faturamento anual limitado a R$81.000,00.

Confiara mais: Planejamento Financeiro Na Retomada: 6 Dicas Para Preparar Sua Empresa

 

Contador só serve para emitir guias?

Não, o papel de cálculo de impostos e emissão de guias ao pequeno empresário é só uma pequena parcela do que o contador faz para pequenas empresas. O papel da contabilidade na vida de um empresário é bem mais amplo, e se sua contabilidade apenas envia guias de impostos todo mês você pode estar levando gato por lebre.

O contador para pequenas empresas deve fornecer um suporte ao empresário, auxiliando-o na tomada de decisões e fornecendo informações qualificadas que permitirão o crescimento da empresa. A contabilidade deve funcionar como uma consultoria, apresentando um retrato fiel da situação econômica da empresa e apresentando passos melhores. 

O que faz um contador para uma pequena empresa? 

De forma prática, vamos demonstrar abaixo o que um contador faz para pequena empresa e quais soluções ele pode disponibilizar para o empresário alcançar melhores resultados:

– Análise Tributária – O contador deve apresentar ao empresário qual sua carga tributária atual e medidas que possam reduzir o pagamento de impostos de maneira legal;

– Análise Financeira – O contador possui todas informações sobre o financeiro da empresa e deve mostrar ao empresário os resultados de lucro ou prejuízo e índices de lucratividade da empresa;

– Precificação dos produtos – O contador pode auxiliar ao empresário a formatar a política de preços de sua empresa por meio de ferramentas e até criar táticas de promoções que possam aumentar os lucros;

– Consultoria Trabalhista – O contador deve sempre informar ao empresário se ele está cumprindo todas determinações da legislação trabalhista, e criar junto ao empresário uma gestão de recursos humanos que permita otimizar sua mão de obra;

– Gerenciamento de Riscos – O contador consegue fornecer ao empresário um levantamento de riscos da empresa, desde a parte trabalhista até a parte tributária elencando os principais pontos de alerta da empresa;

– Acesso a crédito – O contador pode auxiliar o empresário a conseguir crédito para financiamentos e empréstimos. Além de elaborar as demonstrações financeiras, o contador pode apresentar ao empresário quais melhores propostas de crédito no mercado;

Leia mais sobre: COMO USAR O INSTAGRAM PARA EMPRESA VENDER MAIS

 

CONCLUSÃO

Podemos ver que o contador pode fazer muito para a pequena empresa, se tornando um parceiro estratégico do empresário na construção do sucesso. Ele é uma fonte de informação única que faz toda a diferença principalmente em momentos difíceis. 

A WSC Contabilidade tem o propósito de “Mudar a realidade financeira de seus clientes” e possui uma equipe capacitada que auxilia empresários na jornada do sucesso, desde o momento de abertura até a consolidação de uma grande empresa. 

Entre em contato pelo nosso WhatsApp e venha se surpreender com todas soluções que a WSC contabilidade pode apresentar para seu negócio. 

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e aproveite para conferir: Como Abrir Empresa Sem Dinheiro Ou Investindo Pouco