Alternativas para empresas afetadas pelo COVID-19
Diante da pandemia do Coronavírus muitas empresas se viram obrigadas a fechar suas portas para atender as determinações dos Órgãos de Saúde para evitar a propagação da doença.
Muitos empresários que atendem a um mercado de nicho, ou que toda sua receita é proveniente da venda presencial estão com seus negócios em risco e a previsão é de que muitas empresas não sobrevivam a essa crise.
Acesse nosso blog e aproveite para conferir quais os impactos no mercado brasileiro.
Até o momento não temos uma previsão clara de quando as coisas vão se normalizar, porém, a boa notícia é que mesmo na crise existem boas oportunidades, o empresário que souber se adaptar pode não apenas sobreviver, mas até aumentar seus lucros.
Saiba nesse artigo três boas estratégias que podem te auxiliar a manter receitas mesmo com as portas fechadas ao público. Confira!
Delivery durante a crise do COVID-19
O setor de delivery teve um aumento no primeiro mês da crise do COVID-19 de 30% em receitas ocasionado pelo maior número de pessoas reclusas em casa.
Para o setor de alimentação, bares e restaurantes que estão proibidos de funcionar, a opção do delivery é quase que obrigatória para manter a receita da empresa e também o contato com o cliente durante esse período, está é uma boa opção para quem deseja manter receita mesmo com as postas fechadas.
Aproveite para ler: Como usar o Ifood para sua empresa vender mais?
Mas a boa notícia é que o crescimento do delivery não se deu só no segmento de alimentação, os aplicativos de entrega relatam um aumento nos pedidos de itens básicos, que vão desde supermercado, sacolão e higiene pessoal, mas também de bebidas, material de limpeza e papelaria.
Aumento do e-commerce durante o corona vírus
“Nos Estados Unidos, a Amazon já reforçou a equipe de colaboradores e anunciou a contratação de 100 mil funcionários.”
A Amazon, a maior empresa de e-commerce norte americana já sentiu o aumento na demanda, e o mesmo movimento já aparece no mercado nacional. As empresas que atendem no mercado digital estão ganhando espaço neste momento em que as lojas e shoppings estão fechados, até mesmo pessoas que nunca compraram pelo meio on-line estão se arriscando devido a necessidade.
Aproveite para ler: Como abrir um e-commerce?
Neste momento que as lojas estão impossibilitadas do atendimento presencial, o mercado on-line é uma saída para manter as receitas, e a boa notícia é que não é necessário ter um site para isso, hoje é possível criar uma estrutura de e-commerce pelo Instagram, Facebook ou até mesmo utilizando listas de transmissão pelo Whatsapp.
Serviço de assinatura no comércio
Os serviços de assinatura já são uma grande tendência no mercado mundial, auxiliando assim a empresa a manter receita mesmo com as portas fechadas. principalmente para o comércio, um dos exemplos nacionais é o Clube Wine, onde o assinante paga uma mensalidade e recebe um vinho diferente todo mês.
Por meio de uma assinatura é possível converter o cliente em uma receita recorrente, onde ele paga uma mensalidade e recebe todo mês um produto diferente, isso pode ser utilizado para diferentes mercados, desde lojas de roupas que são itens não essenciais até itens básicos como açougue ou supermercados.
A grande sacada para converter o cliente para assinante é a comodidade que esse serviço agrega.
Cursos e consultorias online em tempos de COVID-19
As plataformas que oferecem cursos e consultorias online, tem sido bastante procuradas em meio ao período de isolamento social. Em todo tipo de negócio existe um grande conhecimento acumulado que possui valor, porém a maioria das vezes ele passa desapercebido pelos empresários.
Desta forma, investir no uso destas ferramentas se apresenta um ótima forma de manter receita mesmo com as portas fechadas.
Muitas empresas apostam em vender os conhecimentos agregados para ser uma fonte de renda extra ou ainda conquistar novos clientes, e neste momento em que as pessoas estão obrigadas a ficar em casa, conteúdos de qualidade são sempre bem vindos.
Ms afinal, como fazer isso? Alguns exemplos são lojas de roupas que vendem consultorias de moda, depósitos de materiais de construção que dão cursos de “faça você mesmo” de manutenções básicas, ou açougues que podem dar um curso de cortes de carne ou sobre churrasco. As possibilidades são muitas.
Conclusão
Grandes economistas sempre recomendaram “não por todos seus ovos em uma cesta só”, se você possui uma única fonte de renda e ela passa por uma crise você pode ter dificuldades.
Portanto, aproveite o momento para inovar, o que não podemos é ficarmos parados esperando a situação melhorar, temos que criar oportunidades.
E por fim, a crise do novo coronavírus está provocando mudanças sociais e econômicas fortes que irão alterar a forma de consumo, mesmo após a crise viveremos em uma nova realidade. Um consumidor que comprou a primeira vez on-line ela necessidade e teve uma boa experiência, pode nunca mais voltar a utilizar o meio presencial.
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