Independentemente de qualquer crise, o mercado da beleza vem apresentando resultados positivos crescentes a todo ano. O Brasil o ocupa o terceiro lugar no mundo em gastos com cuidados pessoais, e o setor teve um crescimento de mais de 120% nos últimos 10 anos.
Os cuidados estéticos que vão desde cabelereiros e manicures, e hoje já incorporam as sobrancelhas definitivas e até tratamentos contra gordura localizada não são somente procurados pelo público feminino, mas também já possuem grandes adeptos do público masculino.
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Saiba nesse artigo dicas importantes para você criar sua empresa nesta área tão lucrativa:
Escolha do ponto
O primeiro passo que pode definir o sucesso ou fracasso de seu negócio é a escolha do ponto.
Durante a escolha do ponto alguns aspectos devem ser levados em consideração, como a escolha do público alvo, identificando seus hábitos, faixa de renda e faixa etária para que se estabeleça em um local onde exista um fluxo de pessoas, mas que estejam linhadas com seu produto.
A comodidade do cliente deve ser sempre levada em consideração, um local que ofereça estacionamento grátis por exemplo faz toda diferença. Não se esqueça ainda de pesquisar os concorrentes da região, é muito mais difícil se inserir em um mercado já estruturado.
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Capacitação
A capacitação técnica é um ponto essencial para qualquer atividade, principalmente se tratando de cuidados com a beleza. Não se limite apenas em você como administrador ter uma boa capacitação, mas também todos os colaboradores devem ser bem selecionados pois eles também carregam o nome da empresa.
Dentro da capacitação, deve-se considerar não somente o conhecimento técnico, mas também as habilidades em atendimento são essenciais para se fidelizar os clientes. Num mercado onde o conhecimento e equipamentos são mais acessíveis, o atendimento pode ser o diferencial para o sucesso de uma empresa.
Estrutura
Para a instalação de um Cetro Estético é necessário uma série de equipamentos básicos, como macas, secadores, estufas de esterilização, etc. Neste ponto o empresário pode optar pela compra de materiais novos ou até mesmo em um momento inicial procurar esses itens usados. O Mercado da Beleza oferece bons itens em ótimo estado de conservação que podem atender a empresa em um estágio inicial.
É necessário pensar também na estrutura do Centro Estético em comodidades aos clientes, como uma cozinha que ofereça cafés diferenciados, uma sala de espera confortável e principalmente em uma decoração que incite o cliente a tirar várias fotos, o que tem ligação com o próximo item.
Marketing e divulgação
Na área de estética a divulgação tem um espaço grande para o sucesso do empreendimento. Invista bastante em redes sociais e no marketing digital que tem grande relevância nos dias de hoje.
Um investimento em boa iluminação e até mesmo em uma câmera profissional que permita boas fotos dos serviços prestados é uma bia dica, oferecer uma foto profissional para o cliente após um serviço prestado, além de valorizar o trabalho permite ainda que o cliente seja um divulgador da marca compartilhando as fotos da empresa em sua própria rede social.
Aumente o ticket médio
Todo empresário quer uma forma de duplicar seus lucros, uma forma de alcançar isso é oferecer pacotes de serviço onde o cliente ganha desconto se contratar serviços combinados.
Duas táticas que dão muito retorno no mercado da beleza se bem trabalhadas:
– Plano de assinatura: Com isso a empresa consegue garantir a fidelização do cliente e uma receita recorrente. Oferecendo por exemplo a assinatura mensal dos serviços de salão, o cliente tem disponível um número pré-estabelecido de procedimentos, além de preferência nos horários e desconto em serviços adicionais.
Aproveite para ler: Como implantar um clube de assinaturas
– Venda de produtos: Com parcerias com grandes marcas, os centros de estética viraram pontos comerciais realizando a venda de produtos que o cliente pode utilizar em casa sem a ajuda de um profissional para manter os resultados por mais tempo.
PLANO DE NEGÓCIOS
Com certeza essa é uma área ampla a ser explorada, mas o primeiro passo com certeza é organizar as ideias no papel e verificar a viabilidade financeira do empreendimento.
Segundo estudo do SEBRAE, 50% das empresas fecham após o primeiro ano, e o principal motivo é a falta de planejamento e capital de giro.
Aproveite para ler: Dicas para manter pequenas empresas organizadas
Neste momento inicial devem ser levantados os investimentos para abertura da empresa, e o principal, o capital de giro, que é o recurso que a empresa precisa para se manter até começar a firmar sua clientela. Sobre esses levantamentos o empreendedor pode estabelecer suas metas mensais e diárias de vendas.
Para elaboração do planejamento estratégico o apoio de um profissional é essencial, a WSC Contabilidade apoio o empreendedor nesse momento.
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