Dicas para você iniciar sua venda por assinatura
No ramo do comércio um dos maiores esforços feitos pelos empresários é atrair novos clientes, perde-se tempo e recurso em promoções, estratégias de marketing, montagem de vitrines.
Todos os tipos de ações que auxiliem a conseguir que o cliente entre em sua loja, porém em muitas vezes após todo esse esforço ele compre somente uma única vez durante toda a sua vida.
Agora imagine o seguinte cenário, cada cliente conquistado passa a ter uma compra garantida com você todos os meses, além da empresa possuir uma entrada de caixa fixa por mês, a cada novo cliente sua receita irá aumentar exponencialmente.
Parece sonho? Saiba que isso é possível utilizando a compra recorrente e um clube de assinaturas. Saiba mais nesse artigo:
“Durante períodos de crise como a pandemia do corona vírus, onde a venda presencial fica comprometida, a venda por assinatura garante a empresa a entrada de recursos que pode garantir sua sobrevivência”
Acesse nosso blog e aproveite para conferir: Como ter receita mesmo com as portas fechadas.
O que é venda recorrente?
O termo de venda recorrente que está em alta nos dias de hoje já é praticado por todos consumidores a tempos.
Qualquer tipo de compra que deve ser repetida todos os meses, é uma compra recorrente.
Podemos dar os exemplos como a compra de pães, sacolão, açougue, energia elétrica, etc.
Basicamente é um clube de assinatura, ocorre do mesmo modo, você paga um valor mensal e recebe itens semanais ou mensais em sua casa.
Escute esse podcast e saiba tudo sobre venda recorrente: A revolução da recorrência
A sua popularização maior se deu pela entrada da internet em nossas vidas, que permitiu que plataformas como o Netflix chegassem a todos.
O grande segredo da recorrência é conseguir capturar um cliente que efetua uma compra recorrente em sua empresa, gerando um cadastro e um sistema de pagamento mensal.
Sendo assim, o foco é o cliente ter uma comodidade e o valor pago que esteja dentro de seu orçamento.
Mercado de venda recorrente no brasil
Este é um mercado que vem crescendo no Brasil e no mundo, porém que ainda está em fase inicial e oferece grandes oportunidades aos empresários.
Além disso, a gigante Netflix, que todo mundo conhece, no Brasil temos grandes empresas neste ramo, como o Clube Wine que entrega vinhos mensalmente, o Paperclub e papel na caixa que entrega itens de papelaria, o Nerdbox que entrega itens colecionáveis, a lista é extensa.
Aproveite para ler: Coronavírus: como manter sua empresa ativa em momentos de crise
Oportunidades no mercado de assinatura
Como falamos anteriormente, esse é um mercado promissor e devido a pandemia do COVID-19, as pessoas estão aderindo a compras on-line e a comodidade do delivery, o que é um prato cheio para as empresas.
No Brasil muito ainda se explora o clube de assinaturas para itens de segunda importância, como colecionáveis ou bebidas, mas ainda há poucas empresas que se especializaram nas entregas de itens de primeira necessidade como alimentos.
Deste modo, são áreas que tem grande probabilidade de crescimento são o ramo alimentício que vai desde açougues, supermercados, sacolão e padarias.
Neste sentido, o ramo de papelaria que pode fazer plano de assinatura para empresas ou pessoa físicas e autônomos. O ramo de moda, principalmente de roupas infantis que tem uma necessidade de renovação de peças grande.
As oportunidades são muitas, cabe ao empresário analisar seu negócio e verificar qual a necessidade de seu público.
Como implantar um clube de assinatura na minha empresa?
A primeira coisa que devemos ressaltar sobre um clube de assinaturas é que não é necessário um investimento alto e que não precisamos ter nenhum sistema especial, utilizando ferramentas gratuitas como o Whatsapp e uma planilha Excel, com um pouco de organização podemos implantar um sistema de sucesso.
Vamos trabalhar o seguinte exemplo: uma padaria que quer fazer um sistema de implantação de um plano de assinatura de café da manhã.
1º passo é identificar os clientes, o empresário deve verificar os clientes que se deslocam todo dia a padaria para comprar o pão e fazer um cadastro com nome e telefone e oferecer o plano.
2º passo é selecionar planos atrativos, onde o cliente vai receber em sua casa não somente o pão diário, mas também a cada dia um item variado como bolo ou biscoito.
3º passo é fazer o sistema de pagamentos, plataformas como Picpay e Pagseguro já tem a funcionalidade de pagamento recorrente gratuitas.
4º passo estruturar a operação, para fazer as entregas conforme combinado e caprichar no atendimento, sempre com a preocupação de entender o que o cliente necessita e fazer alterações se necessário.
CONCLUSÃO
O mercado do clube de assinaturas já é bastante desenvolvido em outros países e tem tudo para ganhar muito espaço no Brasil.
Deste modo, para os empresários possam se estruturarem e saírem na frente é uma forma de fidelizar o cliente e ter uma renda fixa em sua empresa independente da atividade.
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