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Cinco dicas para manter pequenas empresas organizadas

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Segundo uma pesquisa publicada pelo Sebrae, somente 77% das pequenas empresas  conseguem sobreviver após o dois primeiro anos de sua abertura. Isso acontece, na maioria das vezes, pelo fato dos empreendedores não organizarem seu negócio de forma estratégica e produtiva. 

Ao pensarmos nisso, separamos para você, cinco dicas para manter pequenas empresas organizadas. Acompanhe!

Realize uma retrospectiva do último ano

Antes de começar a realizar ações, na tentativa de  tornar sua empresa organizada, é muito importante rever como a empresa seguiu no último ano e quais foram os seus erros e acertos cometidos. 

Desta forma, é necessário fazer uma revisão das decisões que foram tomadas, experiências adquiridas por toda a equipe e investimentos. 

Isso deve ser feito com o principal  fim de estabelecer a elaboração do planejamento do próximo ano,  a fim de assim para corrigir os erros cometidos e otimizar o que já deu certo, permitindo,  fazer melhorias em cada setor. 

Sendo assim, fazer esse procedimento de analise do desempenho da sua empresa ajuda a ter a visão do amadurecimento no último ano e é primordial verificar como foi o relacionamento com os clientes, com os fornecedores e com o seu setor. 

A razão disso é que além de ser importante reparar o funcionamento interno, é necessário observar o panorama na presença externa do mercado.

Fique atento com o planejamento orçamentário

Nossa segunda dica irá abordar como é importante realizar o planejamento orçamentário para pequenas empresas, pois  a partir de sua elaboração será possível controlar as estratégicas de negócios e as iniciativas operacionais. 

Assim, o planejamento é considerado uma ferramenta para realizar uma projeção que será muito próxima da realidade.

Além de todos os motivos para que você, empreendedor, faça esse planejamento em sua pequena empresa, ela também auxilia o empreendimento ao estipular as metas para cada área e cada colaborador em seus processos diários. 

Entretanto, deve ser feito com muita atenção e com a ajuda de um profissional contábil.

Realize uma listagem dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa

Também será preciso ter um olhar interno mais atento e identificar quais são os pontos forte e os pontos fracos de sua empresa fazendo assim uma avaliação de seus processos e identificando quais quais são as suas falhas, os gargalos e quais foram os acertos dos processos da sua empresa.

Deste modo, para identificar quais são os pontos fracos, é necessário abordar todos os processos internos com cada equipe, abordando assim cada projeto, bem sucedido ou não. 

Sendo assim, é incluído também neste ponto as negociações com clientes que não deram certo, os clientes que desfizeram o contrato, os problemas na produção, por exemplo.

Desta forma, uma forma de auxiliar as pequenas empresas a fazer essa avaliação é usar a matriz SWOT (do inglês strengths, weakness, opportunities e threats) que abordam as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos processos. A matriz SWOT envolve tanto um diagnóstico completo, tanto do ambiente interno, quanto interno, pois ele interfere tanto de maneira contínua e dinâmica nas ações empresariais.

Seja sempre coerente

A próxima dica que irá ajudar a manter pequenas empresas organizadas é definir as metas para a futuro. Desta maneira, tenha muita atenção para não estabelecer metas difíceis de um negócio de pequeno porte, por não estarem na sua realidade.

Assim, as metas devem ser baseadas na realidade e delegar aos colaboradores as responsabilidades para todos focarem em resultados reais. 

Portanto, é importante focar no aumento na quantidade dos clientes, colocar uma porcentagem específica no faturamento, criar um novo serviço ou produto, por exemplo. Não se esqueça de sempre manter as contas em dia e diminuir as suas despesas.

Implemente softwares de gestão 

Além de todos os pontos que abordamos neste artigo, é muito indicado procurar um software que auxilie na gestão de pequenas empresas com o fim de organizar todos o negócio. Esse software tem fundamental importância para criar a cultura de conferir os resultados.

 Isso acontece porque os dados informados pelos softwares serão sempre as bases para comparar cada etapa, auxiliando o empreendedor a entender, com maior facilidade, os avanços e se todas as metas foram alcançadas. 

Esses softwares monitoram os resultados em tempo real e possuem todo o histórico das atividades e são os mais indicados às pequenas empresas.

Concluindo, neste texto abordamos dicas essenciais para você manter pequenas empresas organizadas. Caso tenha ficado com qualquer dúvida, conte com a WSC Contabilidade.

 Nossa contabilidade fornece um atendimento humanizado, procurando entender e solucionar as dores do empresário, com visitas de orientação periódica, informativos mensais com mudanças de legislação e mercado, promove cursos de capacitação em gestão empresarial com foco sempre no empreendedorismo, fornecendo o máximo de informações que ajudarão o empresário a ter sucesso em seus negócios.

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