O social-commerce atualmente é uma das estratégias de negócios mais inovadoras e do mercado digital e é de fundamental importância para os resultados de um empreendimento especialmente para o setor varejista.
Atualmente, as redes sociais são ferramentas extremamente poderosas na comercialização de produtos e presença digital de um empreendimento.
As redes sociais, em sua maioria são responsáveis pela fidelização de seus consumidores, tornando-os em promotores que irão divulgar e indicar “boca a boca” o seu produto para os seus seguidores, tornando exponencial a divulgação e a confiabilidade do produto ou serviço comercializado pela sua empresa.
Tudo isso faz parte do social commerce, sendo esta uma estratégia de marketing altamente poderosa para marcas que desejam facilmente ser identificadas e localizadas, receber avaliações e indicações do público, aumentar o engajamento, fidelização e nível de produção da marca entre os seus consumidores, tornando-os em fãs e consequentemente alavancando as vendas do empreendimento.
Leia com atenção nosso novo conteúdo e aprenda o que é e por que adotar o social commerce em sua empresa.
O que é social commerce?
O social commerce consiste no comércio de um produto ou serviço realizado de forma direta nas redes sociais, ou seja, consiste no ato de comprar um produto ou serviço diretamente em plataformas de redes sociais como Facebook e Instagram, Pinterest ou WhatsApp.
No entanto, o social commerce não se limita apenas no ato da compra em si, mas também se faz presente na interação que as redes sociais proporcionam.
Como resultado tornar os seus consumidores em promotores de sua marca, fazendo com que esses consumidores indiquem e promovam de forma orgânica a sua marca para os seus seguidores de forma exponencial aumentando a visibilidade de sua marca e consequentemente as vendas e resultados de seu negócio através da troca de informações, avaliações e feedbacks acerca dos produtos e serviços da marca.
Dessa maneira, o consumidor tem a possibilidade de emitir sua opinião, promovendo de forma orgânica uma marca ou produto através da classificação da qualidade tanto do produto quanto do atendimento realizado durante o processo de compra. Ou seja, é um processo de compra e de customer experience de forma integrada.
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Quais as principais vantagens do social como esse para o seu empreendimento?
Dentre as principais vantagens da implementação do social commerce em seu empreendimento está principalmente a possibilidade de gerar autoridade para dar confiança para os consumidores por meio da indicação e prova social da qualidade e nível de satisfação gerada pelo seu produto.
O social-commerce também é responsável por humanizar a marca, à medida que a interação entre seus clientes acontecem.
Sanar todas as dúvidas dos seus clientes, atender todas as suas solicitações uma empresa promove uma rica experiência do cliente durante o ato de compra gerando empatia, identificação, confiança e autoridade em um processo interativo one to one pelas redes sociais.
É válido ressaltar que levando em consideração o tempo médio que os usuários gastam em nas redes sociais, o investimento em social commerce pode ter um grande impacto, ampliando a prospecção, fidelização, conversão em vendas e promoção da sua marca em um processo de looping.
Quais são os tipos de social como esse as ferramentas utilizadas em cada um deles?
Existem diversos tipos e segmentos de social commerce.
O segmento de social commerce mais apropriado para seu negócio irá depender do segmento de seu empreendimento e das ferramentas que podem ser utilizadas para implementação dessa estratégia, ferramentas que vão desde redes sociais, sites específicos para comercialização de produtos e serviços de ir no fórum e até aplicativos integrados a lojas virtuais.
Dentre os principais tipos de social commerce encontram-se, principalmente:
Social Commerce entre pessoas
É o conceito fundamental do social commerce onde você pode criar o seu negócio ou até mesmo vender algum item que não quer mais em plataformas como Mercado Livre, OLX ou enjoei ponto você ainda pode anunciar em grupos ou Marketplace do Facebook.
Compras coletivas
As compras coletivas são uma forma de social commerce que estimula a venda de um item através de alguns gatilhos sendo o principal deles o fato de que várias pessoas também compraram a mesma oferta e, por isso, deve ser vantajoso.
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Compras diretamente em redes sociais
Uma das formas de social commerce que mais cresceu foi a possibilidade de vender através das próprias redes sociais.
Atualmente, é possível criar anúncios de vendas através das ferramentas de marketplace nativas do Facebook e Instagram e por lá você consegue cadastrar imagens, descrições de produtos e linkar com sistema de sua loja virtual e outros serviços de pagamentos integrados a essas plataformas de redes sociais.
Recentemente foi anunciado o pagamento pelo WhatsApp, ou seja, até o próprio app de mensagens instantâneas terá recursos para facilitar o processo de compra e venda de um produto através das redes sociais.
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