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Meios de pagamentos para pequena empresa

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Mais importante do que realizar vendas é receber por elas, por isso o empresário deve sempre planejar quais meios de pagamentos vai utilizar em sua empresa e qual o custo cada modalidade pode ter. 

Você sabia que uma maior quantidade de meios de pagamentos significa maiores vendas, em pesquisas realizadas no varejo foi identificado que as empresas que ofereciam mais opções de meios de pagamento ao cliente conseguiam uma conversão maior em vendas, mais um motivo para você se preocupar com essa área da empresa.

Neste artigo vamos explicar quais os meios de pagamento o empresário pode usar e quais os benefícios e prejuízos de cada um para a empresa. 

Lembrando que cada atividade e cada público atendido tem um perfil e que deve ser levado em conta na hora de escolher o meios de pagamentos a implantar na empresa. 

Aproveite para aprender mais lendo: Como Reduzir Custos Na Sua Empresa?

 

Dinheiro vivo

O dinheiro é o meio de pagamento mais antigo e conhecido por todos, porém atualmente está se tornando raro no mercado devido às novas tecnologias e utilização de smartphones e bancos digitais. 

O benefício para a empresa receber em dinheiro é a disponibilidade imediata em caixa sem custos para empresa, porém o empresário deve ter cuidado com notas falsas e também se preocupar com a segurança no caso de movimentar grandes volumes. 

Alertamos que o dinheiro já não é uma preferência dos consumidores e já não está tão disponível no mercado, então toda empresa deve fornecer um meio alternativo para não perder vendas.

Leia também: Como Fazer Controle De Estoque?

 

Cartão débito e crédito

O pagamento em cartão é o meio de pagamento mais utilizado atualmente e com a ampliação dos bancos digitais é o meio mais utilizado no varejo por consumidores pessoa física, dando agilidade e liberdade com as novas tecnologias como o pagamento por aproximação. 

O benefício do meio de pagamento de cartão é a alta adesão dos consumidores, e por oferecer a oportunidade de parcelamentos sem riscos ao empresário.

Os pontos negativos são que as movimentações em cartão são altamente fiscalizadas pela Receita, e as taxas cobradas pelas operadoras. O empresário deve se atentar sempre às taxas cobradas nas vendas a cartão pois isso pode comprometer todo lucro da empresa.

Leia mais em: Vender Sem Nota Fiscal: Saiba Quais São Os Riscos

Pagamentos via pix

O meio de pagamento via PIX é bem recente, porém já caiu nas graças do público, pois permite agilidade nas transações e com baixo custo a empresa e cliente. Essa modalidade tem tudo para substituir o cartão de débito. 

O benefício do PIX é a disponibilidade imediata do recurso na conta bancária do empresário, e a maioria dos bancos não cobra taxas, o que torna o meio de pagamento mais vantajoso que o cartão. 

Porém o empresário deve se atentar a fraudes e é necessário implantar um controle para verificar se as transações estão sendo efetuadas junto aos clientes.

Pagamento via boletos

O meio de pagamento via boletos é a modalidade mais utilizada no mercado B2B (vendas para empresas), para vendas recorrentes e também em operações onde envolvem valores mais elevados.

O ponto positivo é o empresário ter uma previsibilidade dos recebimentos e a possibilidade de cobrança dos valores devidos. 

Porém, o meio de pagamento via boletos pode acarretar custos para o empresário para emissão, e também deve-se ter um cadastro prévio das empresas para reduzir a inadimplência e fraudes. 

Existem hoje plataformas online especializadas em boletos que podem reduzir muito o custo das empresas com essas operações.

Leia mais em: Novos Meios De Pagamentos: Conheça As Opções E Riscos

 

Pagamento via Ted e Doc

Esse meio de pagamento via transferências TED e DOC acabou caindo em desuso depois da implantação do PIX, sendo pouco utilizado atualmente. 

Por possuir taxas cobradas sobre cada transferência, disponibilidade reduzida de horário e liberação do recurso efetuada em alguns casos só no dia seguinte, é uma opção não vantajosa para a empresa e consumidores.

Porém, ainda existem algumas pessoas não adeptas as novas tecnologias que podem preferir essa modalidade de pagamento, devendo a empresa se adequar. 

 

Pagamentos via aplicativos

Dependendo da atividade da empresa ela pode receber também via aplicativos, sejam pelos intermediários de vendas, como IFood, ou por aplicativos de pagamento via PicPay. O empresário nesses casos deve ver se essas modalidades fazem sentido ao seu público e a sua atividade.

Os aplicativos são mais uma alternativa para os clientes, porém o empresário deve se atentar às taxas cobradas nesses meios de pagamentos.

 

Vale a pena ter mais meios de pagamentos na pequena empresa?

Sim, conforme as pesquisas indicam uma maior oferta de meios de pagamentos reflete diretamente no volume de vendas e pode ser o fator de decisão de compra relevante para o consumidor.

Cabe ao empresário planejar e considerar as taxas de implantação de cada meio de pagamento para compor o seu preço de venda. 

Outro ponto importante é o empresário conseguir consolidar todas informações dos diversos meios de pagamentos em um controle único para ter gerenciamento sobre a receita da empresa.

Por fim, o Código de Defesa do Consumidor autoriza a cobrança de preços diferenciados conforme o meio de pagamento utilizado, onde o empresário pode cobrar nas modalidades mais benéficas a empresa e repassar o custo dos meios de pagamento ao cliente.

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