Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Pagamento pelo WhatsApp: saiba como funciona

pagamento-pelo-whatsapp

Já pensou em realizar pagamentos pelo WhatsApp? Agora é possível! 

 

A plataforma WhatsApp anunciou em maio deste ano que os usuários do aplicativo poderão transferir dinheiro para amigos, contatos e familiares por meio do aplicativo.

 

Nomeado como WhatsApp Pay, a ideia é enviar dinheiro da mesma maneira que se envia fotos para os contatos. 

 

Apesar da novidade trazer mais uma funcionalidade para os usuários do aplicativo de mensagens, existem ainda muitas dúvidas a respeito de como o sistema irá funcionar e se o WhatsApp Pay é de fato seguro. 

 

Em contrapartida, muitos usuários mostraram interesse pela nova funcionalidade. Por isso, criamos este conteúdo para que você entenda melhor como funciona o pagamento pelo WhatsApp. Confira!

 

Leia também sobre: Quando devo fazer empréstimo para minha empresa?

O que é o WhatsApp Pay? 

O WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay é uma nova forma de realizar  transferências de dinheiro pela plataforma de conversas denominada WhatsApp. 

 

Apesar de muitos terem colocado em pauta a segurança do uso do aplicativo para fins financeiros, o serviço foi aprovado pelo Banco Central em março deste ano. Para transferir dinheiro o usuário poderá usar cartões das bandeiras Visa e Mastercard.

 

Os bancos inscritos também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos pelo WhatsApp. 

 

Com mais de 120 milhões de usuários, o Brasil foi o segundo país do mundo onde o pagamento pelo WhatsApp foi implementado, o primeiro foi a Índia.  

Como ter acesso ao recurso? 

De acordo com a empresa, o serviço será liberado de forma gradual para todos os usuários ao longo deste ano. Quem está com a função já ativada pode convidar amigos, familiares e contatos de qualquer região do país. 

 

Agora que o leitor já sabe melhor como o serviço será implementado, é hora de aprender o passo a passo para a utilização do serviço. Para se inteirar sobre esta novidade, continue lendo o nosso artigo!

 

Você também vai gostar de: Seis meses de Pix: como essa ferramenta mudou a forma de pagar e receber.

Como fazer a configuração para a primeira transferência?

O primeiro passo para usar o recurso é configurar o seu aparelho por meio do aplicativo WhatsApp. A vantagem é que não há cobrança de nenhuma taxa para realização do serviço.

 

Para tanto: 

 

  • Toque no clipe de papel ou no item com sinal de soma (+) na barra de digitação;

 

  • Irá abrir uma aba com opções como documentos, fotos e vídeos, haverá a opção pagamentos;

 

  • Em seguida, insira o valor que você deseja transferir;

 

  • Posteriormente será solicitada a forma de pagamento desejada;

 

  • Clique no botão começar (você será direcionado para o Facebook Pay (empresa detentora dos direitos do WhatsApp).

 

Neste momento, serão mostrados os termos de uso da plataforma, explicando que, para cada transação, haverá a exigência de um código de segurança.

 

  • Portanto, crie o código PIN, uma assinatura eletrônica, que pode ser liberada por biometria ou leitura facial, o qual irá variar de acordo com o aparelho;

 

  • Agora, basta inserir os seus dados pessoais para realizar o cadastro, nome completo e CPF;

 

  • Em seguida, registre um cartão de débito dos bancos parceiros.

 

Ao adicionar o cartão, você receberá uma mensagem de confirmação do cartão por meio de um código via SMS, email ou aplicativo do seu banco.

 

  • Faça a verificação e comece a usar esta funcionalidade.

 

Se você chegou até aqui, meus parabéns! Seu celular está configurado para o uso do WhatsApp Pay

Como faço uma segunda transferência? 

Na segunda transferência não é preciso realizar novos cadastros. Basta apenas clicar no ícone que simboliza um clips de papel ou na (+), conforme aparece em cada celular, e esperar aparecer a janela com a opção de pagamentos. 

 

Em seguida, conforme mostrado no passo quatro, insira o valor que pretende transferir. Caso já tenha um cartão configurado, os quatro últimos dígitos do cartão vão aparecer e o usuário precisa apenas clicar em “pagar”.

 

O PIN criado anteriormente será solicitado. Portanto, basta inseri-lo. O dinheiro será enviado e uma mensagem de transação concluída aparecerá na conversa. 

Há limites para a transferência? 

O limite para transferências pelo WhatsApp Pay é de R$ 1.000 por transação, sendo que o valor máximo permitido por mês é de  R$ 5.000. Cada usuário pode fazer 20 transferências por dia. 

 

Porém, os pagamentos podem ser feitos somente dentro do Brasil e em moeda nacional. Contudo, os bancos inscritos no programa também podem estipular valores limite menores do que esse. 

Quais os métodos de pagamentos aceitos?

O serviço também pode ser utilizado com cartões de débito, pré-pagos ou os chamados cartões combo, que oferecem a opção débito e crédito. Confira abaixo os bancos que já oferecem o serviço:

 

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Woop Sicredi.

 

Não é possível usar cartões de crédito para fazer transferências. As transferências podem ser feitas 24 horas por dia e sete dias por semana pelo WhatsApp Pay.

 

Gostou de saber sobre essa funcionalidade e deseja saber mais informações sobre as atualidades do mercado financeiro? Então, continue acompanhando o nosso blog

 

A WSC Contabilidade é uma empresa com mais de 30 anos de mercado. Nossa missão é auxiliar os pequenos e médios negócios a prosperarem e se desenvolverem. 

 

Entre em contato para conhecer nossos serviços contábeis especializados e siga as nossas redes sociais para mais novidades! Aproveite e leia também: Mercado Livre: o que você precisa saber para vender online.