O orçamento empresarial é fundamental para determinar os rumos da empresa, pois, é a partir dele que o empreendedor poderá fortalecer a saúde financeira do empreendimento.
O orçamento faz parte do planejamento empresarial e, geralmente, é desenvolvido projetando uma estrutura financeira mais sólida para o negócio.
Não importa o tamanho da empresa e nem os segmentos, não há como obter bons resultados econômicos sem um orçamento empresarial.
Portanto, o Grupo WSC Contabilidade, pensando em te ajudar a mudar a realidade financeira do seu empreendimento, criou este conteúdo com o passo a passo para criar o orçamento da sua empresa. Confira!
O que é um orçamento empresarial?
O orçamento empresarial é um documento detalhado com todas as despesas e receitas necessárias para o funcionamento de uma empresa em um determinado período de tempo — normalmente calculado para todo início de ano.
Para a construção de um orçamento empresarial eficaz, o empreendedor faz uma análise crítica da situação da empresa, das tendências de mercado e dos objetivos do negócio naquele período.
Leia mais tarde: Passos Essenciais Para O Controle Financeiro Da Sua Empresa
Criando um orçamento empresarial
Passo 1 – Faça um diagnóstico
Conheça profundamente sua atual realidade, os desafios a serem enfrentados, os pontos fortes e também os fracos da empresa.
Especialistas recomendam analisar pelo menos os últimos 3 anos da gestão. Logo, reúna o máximo de informações relevantes que conseguir, como:
- Média de vendas nos anos anteriores;
- Lucro médio conquistado;
- Gastos fiscais;
- Despesas ordinárias.
Passo 2 – Defina Objetivos e Metas
Saber onde se deseja chegar é fundamental para traçar metas, objetivos e estabelecer um cronograma.
Deste modo, busque criar metas realistas, trabalhe com os recursos disponíveis e de acordo com a sua estrutura. Outra dica valiosa é conferir o Plano de Negócios, reavaliando assim os objetivos gerais da empresa.
Com isso, é possível não se perder no caminho e estabelecer metas que você, com certeza, será capaz de cumprir.
Passo 3 – Registre o que acontece na sua empresa
As grandes empresas costumam contratar um profissional ou software de gestão para saber detalhadamente tudo sobre a gestão contábil e patrimonial.
Entretanto, qualquer negócio pode fazer o mesmo controle. Para as empresas familiares e pequenos empreendedores, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) pode ajudar no registro das movimentações.
A DRE é uma importante ferramenta, em que são registradas as movimentações contábeis e patrimoniais da empresa. No site do Sebrae, você pode ver como fazer o seu.
Além disso, leia também o nosso artigo: O que preciso saber para abrir empresa em Belo Horizonte?
Passo 4 – O que deve constar no orçamento?
Na elaboração de um orçamento empresarial, é necessário buscar por dados, como:
- Despesas;
- Receitas;
- Investimentos;
- Empréstimos;
- Fluxo de caixa projetado;
- Ativo fixo;
- Custos da produção.
Passo 5 – Anote suas despesas e separe entre custos fixos e variáveis
Conhecer essas despesas com exatidão será fundamental para que o orçamento empresarial fique completo e bem detalhado.
Sendo assim, acompanhe abaixo o que você deve anotar na sua elaboração:
Despesas fixas:
- Aluguel do ponto comercial;
- Pagamento de Funcionários;
- Custos com Internet e telefone;
- Imposto e tributos;
- Hospedagem de site;
Despesas variáveis:
- Aquisição de matéria-prima;
- Água, gás e energia;
- Transporte;
- impressão e papelaria entre outras possíveis despesas.
Passo 6 – Faça uma projeção para o período
A projeção se trata basicamente de uma estimativa de receitas, despesas, capital de giro necessários, além da estimativa dos gastos com compras de equipamentos e ferramentas para a operação durante o ano.
Passo 7 – Monitores os resultados
Acompanhe as finanças de cada mês e as compare ao orçamento durante todo o ano. Isso ajuda a identificar os problemas antes que se tornem mais profundos e irreversíveis.
Com base nos projetos que estão sendo executados, é possível melhorar processos e tomar medidas preventivas.
Fazer um orçamento empresarial é sim uma tarefa complexa e que exige bastante empenho do empreendedor e pequeno empresário. Porém, existem opções para quem não tem tempo de fazer tantos cálculos.
Assessoria Contábil em Belo Horizonte
A assessoria contábil se apresenta como uma ótima opção para simplificar a vida dos empreendedores.
Geralmente, este serviço é realizado por profissionais capacitados e especializados em gestão contábil e administrativa.
Sendo assim, uma assessoria contábil pode oferecer os seguintes serviços para uma empresa:
- Classificação dos documentos da empresa em despesas, custos, receitas, obrigações e direitos;
- Integração dos lançamentos fiscais com os lançamentos contábeis para conferência dos valores dos tributos e faturamento;
- Emissão de balancetes e balanços para verificação da situação contábil da empresa.
Ao contratar uma consultoria, o empreendedor pode se dedicar em outras áreas do seu negócio, enquanto tem a certeza de que as questões empresariais e administrativas estão em boas mãos.
Precisa de um orçamento empresarial? Entre em contato com o Grupo WSC Contabilidade e descubra como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa.
Além disso, siga as nossas redes sociais e acesse o nosso blog para acompanhar outros conteúdos! Leia também: Gestão De Custos: 5 Dicas Para Reduzir Os Gastos