É normal pessoas com um cargo público terem ótimas ideias de negócios e conseguirem conciliar o seu tempo entre o empreendedorismo e carreira. Deste modo, é comum encontrarmos casos de sucesso no empreendedorismo que iniciaram como uma renda extra, e com o tempo tiveram tanto sucesso que se transformaram em renda principal.
Para aqueles que seguem a carreira militar não é diferente, vindo a se tornar uma grande dúvida: é possível possuir um CNPJ sendo militar? Neste artigo vamos responder a essa pergunta e ainda dar dicas de como conciliar a carreira com o empreendedorismo. Confira a seguir!
Militar pode ter CNPJ? O que diz a legislação?
A resposta se encontra na Lei 6.880/80 – Estatuto dos Militares, em seu artigo 29:
Art. 29 – Ao militar da ativa é vedado comerciar ou tomar parte na Administração ou gerência de sociedade ou dela ser sócio ou participar, exceto como acionista ou quotista, em sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada.
Ou seja, de acordo com o estatuto dos militares, é vedado ao militar possuir parte como Administrador de uma empresa, porém ele pode participar de um CNPJ como quotista.
Isto é, desde que ele não seja o representante legal, ou que não possua a maior parte do capital de uma sociedade, não é vedado a participação do militar no CNPJ.
Aprenda mais lendo: Preciso ter um CNPJ para abrir uma loja virtual? Como faço?
“Vale lembrar que o estatuto dos militares defende que o militar deve dedicação prioritária ao exercício de sua função, devendo sempre seu cargo ser prioridade a sua participação em qualquer atividade, como a empresa.”
Como conciliar o empreendedorismo com a carreira militar?
Já vimos que legalmente é possível ser militar de carreira e empreendedor, mas na prática podem surgir alguns empecilhos, por isso seguem algumas dicas para você ter sucesso nesta opção:
Escolha um bom sócio
Por força da própria legislação é necessário ter um sócio a sua empresa, mas muito mais que uma obrigação legal, é o sócio que pode determinar o sucesso do seu negócio.
Deste modo, dois pontos devem ser levados em consideração na escolha do sócio, o primeiro é que deve ser alguém de confiança, mas também uma pessoa que possua os mesmos objetivos e visão de negócio que você e que esteja disposto a suprir sua falta devido as necessidades de serviço.
Confira nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto: Pequeno Negócio: dicas para sobreviver em meio à crise
Nós orientamos que seja feita um contrato de cotistas onde esteja bem claro as responsabilidades e direitos de casa sócio. Mas atenção, sempre preze por escolher um sócio que tenha conhecimento na área que pretende investir ou com administração de empresas.
Mercado digital é uma boa saída
O mercado digital pode ser um bom início para o militar que deseja ter empresa, além de ter necessidade de investimentos menores do que uma loja física, é mais fácil conciliar as questões de horários.
“Durante a pandemia o comércio digital registrou crescimento de 41%, estima-se que 5,7 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra na internet nesse período.”
Confira também: Como uma contabilidade ágil pode ajudar seu negócio online?
Além das redes sociais que oferecem toda a estrutura para realizar o comércio digital, existem ainda plataformas como o Shopfy e o nuvemshop que permitem você criar uma loja virtual com preços acessíveis.
Também é possível, oferecer seus produtos dentro dos marketplaces como, a Magazine Luiza e Ponto Frio, publicando suas ofertas diretamente no site destas grandes empresas.
Faça um planejamento
Sabemos que toda operação militar é precedida de muito estudo e planejamento, gerir uma empresa não é diferente. Portanto, estude bem o mercado onde pretende atuar, analisando fornecedores, pesquisando concorrentes e público alvo.
Leia mais sobre: Quais são os documentos necessários para abrir uma loja?
Deste modo, com o máximo de informações em mãos elabore um planejamento de suas próximas ações como canais de distribuição, necessidade de capital, público alvo, etc. Isso funcionará como uma bussola que irá direcionar sua tomada de decisões na empresa.
“Nessa fase o auxílio profissional poderá ser de grande ajuda, a WSC Contabilidade possui experiência na estruturação de novas empresas, podendo auxiliar ao empreendedor a levantar os custos iniciais e necessidade de capital, tributação e até auxiliar na estratégia de venda da empresa”.
Partindo para a ação!
Com a ideia amadurecida o próximo passo é partir para a ação realizando a criação do CNPJ para militares e iniciando a operação do novo empreendimento.
Logo confira nosso conteúdo e aprenda conosco: Abertura De Empresas, Alterações Contratuais E Baixa De Empresas Em Belo Horizonte
A WSC Contabilidade possui 30 anos de mercado e profissionais capacitados para te ajudar na caminhada do empreendedorismo ao sucesso. Entre em contato e agende uma reunião inicial sem custo nenhum.
“Nosso proposito é mudar sua realidade financeira”.