Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Quais são os documentos necessários para abrir uma loja?

documentos-necessarios-para-abrir-uma-loja

Você sabe quais são os documentos necessários para abrir uma loja? Uma dúvida em comum entre pessoas que desejam empreender é em relação à quais os passos que devem ser seguidos.

Qual profissional não sonha em tocar seu próprio negócio? Pensando em todas as dúvidas que podem surgir quando o assunto é abrir uma loja no varejo, preparamos este conteúdo. 

Por aqui, o leitor irá aprender quais são as etapas e documentos, nos quais um empreendedor precisa ficar atento, a fim de o preparar enquanto a estrutura, finanças e demais ações relacionadas ao processo de abertura de uma empresa.

Neste artigo, iremos apresentar quais são os documentos necessários para abrir uma loja. Confira!

 

Documentos necessários para abrir uma loja

Para que você tire todas as suas dúvidas sobre os documentos necessários para abrir uma loja, acompanhe o nosso artigo!

 

Contrato social 

Entre os documentos necessários para abrir uma loja, temos o contrato social. Este documento é um modelo de declaração que define quais são os objetivos e interesses de um empreendedor ao montar sua empresa.

Desse modo, em seu corpo, deve constar informações como: dados pessoais do proprietário e sócios (caso haja), capital inicial e nome do estabelecimento. 

 

Registro na Junta Comercial 

O segundo dos documentos necessários para abrir uma loja é o registro, que deve ser providenciado ainda no início dos processos de abertura. Uma vez que, para os demais processos, este documento será solicitado. 

A apresentação da documentação obrigatória pode variar entre os estados brasileiros. Contudo, os documentos pessoais e o contrato social são itens obrigatórios.

Desse modo, após o preenchimento dos formulários de registro e pagamento de todas as taxas envolvidas, um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE) será emitido.

Lembrando que antes de fazer a escolha pelo nome de sua empresa, é fundamental que o empreendedor faça uma pesquisa, verificando se assim não existe outras empresas utilizando o mesmo nome. 

 

CNPJ

A emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é fornecida pela Receita Federal (CNPJ) é fornecida pela Receita Federal. 

Este documento determina qual será o segmento de atuação da empresa, bem como os encargos que ela precisará pagar.

Desse modo, para emitir o CNPJ, a Receita Federal tem como exigências a apresentação dos seguintes documentos:

  • Comprovante de residência; 
  • CPF;
  • RG (originais e cópias)
  • Endereço comercial; 
  • Contrato Social. 

Aproveite para ler: Pequeno Negócio: Dicas Para Sobreviver Em Meio À Crise.

 

Inscrição estadual

Como um dos principais documentos necessários para abrir uma loja, a Inscrição Estadual (IE) atua como um documento de regularização da Receita Estadual.

Ela é responsável pelo recolhimento de impostos de origem estadual, como o Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS).

A sua emissão ocorre por meio da Secretaria da Fazenda, sendo necessário apresentar documentos como comprovante de endereço, documentos pessoais de sócios e proprietários e contrato social.

 

Alvará de funcionamento

Já a emissão do alvará de funcionamento é feita pela prefeitura, tendo o empreendedor que ter em mãos os dados de sua inscrição municipal. Este documento, permite o funcionamento da loja no local desejado. 

Confira nosso artigo: Gestão De Caixa Para O Varejo

 

Licença do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária

Dando sequência aos documentos necessários para abrir uma loja, também é preciso conseguir a licença dos bombeiros, sendo necessário está apto na vistoria, feita pelo Corpo de Bombeiros, da cidade sede.

Já a licença da vigilância sanitária, é um documento obrigatório para quem produz alimentos. A sua solicitação é acompanhada por uma guia de recolhimento da Secretaria Municipal da Saúde.

Leia mais sobre: Como Conseguir A Linha De Crédito Do Pronampe: Saiba Os Documentos Necessários 

 

Registro na previdência social 

Como último dos documentos necessários para abrir uma loja, também é preciso formalizar o pagamento de tributos ao INSS. Deste modo, é preciso fazer a inscrição da Previdência Social. O seu processo de abertura, inclusive, pode levar até 30 dias. 

Lembrando que a contribuição previdenciária deve ser mantida em dia, independentemente do estabelecimento de varejo ter funcionário ou não.

Dessa forma, para que o empreendedor atue de forma legalizada com seu comércio, será preciso emitir todos os registros e licenças acimas mencionadas. 

Abrir uma loja pode ser uma atividade de início trabalhosa. Desta forma, é essencial emitir todos os documentos necessários para abrir uma loja de forma correta, a fim de assim evitar problemas no futuro. 

Portanto, agora que o leitor já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma loja, chegou o momento de colocar a mão na massa e montar sua empresa. 

 Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e continuar conferindo conteúdo como: Preciso Ter Um CNPJ Para Abrir Uma Loja Virtual? Como Faço?