O acompanhamento dos índices e métricas são indispensáveis dentro de uma empresa e auxiliam na tomada de decisões importantes, que envolvem vários aspectos das atividades empresariais, como a precificação.
O markup, nesse sentido, é um dos índices usados para realizar a precificação de produtos e serviços e é uma ferramenta essencial para que a empresa se mantenha competitiva e, em simultâneo, lucrativa, visto que o preço final é um fato de muito peso na decisão dos potenciais clientes.
Sabendo que muitos empreendedores ainda desconhecem esse importante índice, preparamos esse material reunindo tudo o que você precisa saber sobre o markup.
Boa leitura!
Você também pode se interessar por: Precificação: como calcular o preço do seu produto ou serviço.
O que é markup?
O markup é um índice usado para estipular o preço de produtos e serviços por meio de um cálculo que considera os gastos envolvidos em todo o processo de fabricação e venda do produto e o quanto a empresa deseja lucrar em cima disso.
Por isso, atenção, o processo de precificação de um produto ou serviço deve ser feito de forma estratégica. Preços muito altos podem deixar o produto pouco competitivo, enquanto preços muito baixos podem tornar a empresa pouco lucrativa e comprometer sua saúde financeira.
Por isso a precificação não pode ser feita sem um estudo. É necessário compreender de onde vem os valores agregados ao preço final de um produto, de modo a encontrar um preço final justo para o que é entregue.
Por isso o índice mensurar o markup é importante, uma vez que ele é calculado considerando os custos fixos e variáveis da empresa.
Por que o markup é importante?
Manter a empresa competitiva no mercado
Como vimos, o markup é muito importante para manter a empresa competitiva no mercado, visto que ele permite que se saiba os custos envolvidos em uma venda. Com isso, é possível mensurar o preço ideal de um produto de forma justa, baseando-se em dados.
Quando uma empresa disponibiliza um produto com uma precificação sem embasamento e acima do normal, acaba afastando os clientes, que vão dar preferência aos estabelecimentos que oferecem o mesmo serviço com preço justo e calculado. Portanto, calcular o markup mantém a empresa competitiva no mercado.
Encontrar pontos de economia
Para calcular o markup, são considerados 3 fatores principais:
- Os custos fixos;
- Os custos variáveis;
- A margem de lucro pretendida.
Dessa forma, para calcular o markup, uma empresa deve mapear bem os seus processos, de modo a ter esses custos bem esclarecidos. Sendo assim, calcular o markup é uma ótima oportunidade de encontrar oportunidades de economia no seus processos.
Isso porque, mesmo que você não perceba durante o mapeamento, caso haja algum custo fora da curva, ele vai ser apontado em um resultado do cálculo do markup fora da média.
Garantir a lucratividade da empresa
Por fim, assim como preço muito acima da média são prejudiciais à empresa, preços muito abaixo também o são. Afinal, o objetivo das empresas é gerar capital.
Dessa forma, quando você não calcula o markup, arrisca precificar o produto abaixo do ideal, comprometendo a saúde financeira da empresa e desvalorizando a sua marca.
Como calcular o markup dos seus produtos
Agora que você já entendeu como é importante calcular o markup, chegou a hora de aprender como fazê-lo.
Como dito anteriormente, o cálculo do markup é realizado considerando as despesas fixos (DF), as despesas variáveis (DV) e a margem de lucro pretendida (ML), todos esses valores em porcentagem.
Nesse sentido, a fórmula para calcular o markup (MP) é:
MP = 100 / [100 – (DF + DV + ML)]
O resultado desse cálculo deve ser multiplicado pelo custo de produção, o resultado dessa operação é o preço ideal do produto quando calculado considerando a estratégia de markup.
Markup e margem de lucro
É comum que as pessoas acabem confundindo esses dois conceitos, mas existem diferenças muito pontuais entre eles.
Enquanto o markup é um índice que aponta o quanto deve ser acrescido ao valor de venda para se obter a margem de lucro desejada.
Enquanto a margem de lucro pode ser compreendida como o quanto a empresa lucra com as vendas de cada produto ou serviço individualmente.
Conte com o suporte da WSC Contabilidade!
Acompanhar os indicadores da sua empresa, como o markup e muitos outros, é muito importante para garantir que o negócio permaneça saudável e próspero. E, para o melhor acompanhamento dessas métricas, é interessante contar com o apoio de profissionais capacitados. Por isso, queremos te apresentar a WSC Contabilidade.
A WSC é uma contabilidade que atende a Belo Horizonte e região metropolitana há mais de 30 anos, oferecendo soluções contábeis e contribuindo para o sucesso dos seus clientes.
Se você está buscando profissionais para cuidar de suas demandas fiscais e financeiras, entre em contato conosco e conheça os nossos planos. Teremos as soluções ideais para o seu estabelecimento.
Além disso, não deixe de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos informativos sobre empreendedorismo e contabilidade.
Aproveite para ler: Como fazer o reenquadramento e opção do Simples Nacional.