Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Empresa com dívida: O que fazer?

empresa-com-divida

A pandemia foi particularmente cruel com as micros e pequenas empresas, segundo estudo do SEBRAE o número de empresas com dívidas em atraso aumentou 40% durante o período. 

Se você é empresário e sua empresa se encontra com dívidas com o pagamento de impostos ou com fornecedores, neste artigo vamos dar dicas sobre o que pode ser feito para superar este momento difícil. 

Leia mais sobre: Planejamento Financeiro Na Retomada: 6 Dicas Para Preparar Sua Empresa

 

Levantamento de débitos de empresa com dívida

O primeiro passo para uma empresa com dívida é realizar um levantamento detalhado da situação atual dos débitos da empresa. 

Isso porque, muitos empresários sabem que sua empresa não está conseguindo arcar com as obrigações, porém não tem em mãos os números detalhados do tamanho do desafio. 

Para as empresas com dívidas, o levantamento de débitos deve ser feito separando dívidas com impostos, fornecedores, funcionários e instituições financeiras. 

Além disso, deve-se detalhar o valor original do débito e o valor de multas e juros que está sendo cobrado. Com o relatório em mãos será mais fácil realizar um planejamento.

 

Renegociação de débitos de empresa com dividas

Após realização de levantamento de débitos, a próxima ação deve ser o estudo de medidas que possam reduzir o tamanho da dívida, como a renegociação dos valores junto aos credores e o estudo de opções de parcelamento ou desconto para quitação dos impostos.

Neste momento, também é necessário que a empresa com divida faça um levantamento das disponibilidades, que são o valor que ela possui em caixa para poder quitar os valores em aberto, e que serão necessários para iniciar negociações.

Tanto os débitos com bancos e fornecedores podem sofrer reduções caso pagos à vista, e mesmo débitos de impostos podem ter benefícios para quitação imediata. 

Planejamento de empresa com dívidas

Essa parte é essencial para que a situação da empresa com dívidas possa ser revertida. Deve ser executado um planejamento juntamente com um profissional capacitado para estipular ações e prazos que devem ser cumpridos pela empresa. 

Também no momento do planejamento serão tomadas decisões sobre necessidade de financiamento ou mesmo encerramento das atividades. 

O planejamento da empresa com dívidas para ter sucesso deve conter obrigatoriamente alguns pontos:

  • Redução de custos – Deve ser estudado todos os gastos da empresa e despesas que não sejam vitais devem ser reduzidas ou extintas;
  • Aumento de vendas – Será que a empresa está utilizando toda sua capacidade? Devem ser revistas as estratégias de venda, estudo de novos canais como vendas on-line e ainda um levantamento de estoques para realizar promoções com mercadorias “encalhadas” para levantar caixa;
  • Financeiro – Caso seja feito o parcelamento das dívidas, é muito importante rever a precificação dos produtos e analisar se o financeiro da empresa comporta um gasto fixo com o parcelamento mensalmente. 

Aprenda lendo: Como Aumentar O Faturamento Da Empresa?

 

Posso fechar a empresa com dívidas

A empresa com dívidas pode ser fechada a qualquer momento, porém a cobrança dos débitos continua sendo feita. No caso de impostos, no momento de encerramento do CNPJ os valores são transferidos automaticamente para o CPF dos sócios. E no caso de fornecedores ou bancos, a cobrança é estendida ao patrimônio dos sócios por meio de processos judiciais. 

Atenção: Antigamente empresários se utilizavam da tática do sócio laranja, transferindo a empresa com dívidas para um CPF de terceiros. Porém, atualmente já existe amparo jurídico onde a cobrança é transferida para o CPF que é o administrador de fato, mesmo que este não figure como sócio no contrato social da empresa endividada.”

Leia mais sobre: Vendas Em Tempos De Pandemia: Como Manter O Desempenho?

 

Não consigo pagar a dívida da empresa, o que faço?

Sabemos que em alguns casos a empresa com dívidas não possui capacidade para gerar recursos para pagar os débitos e continuar funcionando, e pode chegar a situação extrema de fechar as portas. 

Nesse caso específico, pode-se optar pela paralisação das atividades do CNPJ endividado e criação de um novo CNPJ que não terá o custo mensal dos débitos anteriores para que este possa gerar recursos novamente.

Alertamos que esse processo deve ser feito com cuidado e amparado por um bom planejamento, onde os erros da empresa inicial devem ser evitados e deve-se estipular um prazo para a quitação dos débitos anteriores existentes. 

Salientamos que o apoio de uma contabilidade no processo é um fator determinante para o sucesso, onde profissionais capacitados poderão realizar um levantamento financeiro de confiança e auxiliar o empresário na tomada de decisões e planejamento futuro. 

Entre em contato com a WSC Contabilidade e saiba como podemos auxiliar sua empresa. 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog para conferir artigos como: Vendas Em Tempos De Pandemia: Como Manter O Desempenho?