Se você, empreendedor, possui um empreendimento varejista e está passando por momentos de instabilidade financeira, saiba que podemos te ajudar. A gestão de caixa para varejo pode ser a solução dos seus problemas.
Sabemos que o momento pelo qual todos nós estamos passando, de uma crise econômica causada por uma pandemia, tem impactando negativamente na vida de muitos profissionais.
Dessa forma, muitos têm voltado sua atenção para a gestão de caixa, a fim de buscar um equilíbrio em suas finanças.
Deseja compreender um pouco mais? Faça a leitura de nosso artigo.
Gestão de caixa é a sua principal ferramenta
O primeiro passo a ser dado será fazer uma projeção de receita, sendo fundamental determinar um período.
Diante disso, o dono de um estabelecimento de varejo irá precisar identificar quais fatores incidem sobre o fluxo de caixa de sua empresa. Assim, é possível fazer um balanço entre os valores de entradas e as contas a serem pagas.
Desse modo, a gestão de caixa para o varejo é a sua melhor ferramenta. Sendo assim, ao se encontrar em um período de instabilidade financeira, se torna essencial adotar medidas como:
- Adiantar os recebíveis de todos os adquirentes;
- Renegociar vencimentos de pagamentos;
- Adequar despesas e fazer redução de custos;
- Negociar melhores condições com fornecedores.
- Dentre outras.
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Para que serve a gestão de caixa no varejo?
A fim de explicar melhor todos os benefícios promovidos pela gestão de caixa no varejo, preparamos uma breve lista. Confira a seguir:
- Projeção de receitas;
- Controle das entradas e saídas;
- Relação de gastos;
- Avaliar a capacidade das receitas geradas, contrapondo com os custos assumidos;
- Planejar investimentos;
- Identificar capital de giro;
- Realizar promoções.
Quais fatores considerar na gestão de caixa no varejo?
A seguir, iremos abordar quais são os principais fatores que devem ser considerados por um empreendedor quando for realizar a gestão de caixa.
Custos do negócio
Despesas como água, luz, telefone, internet, compra de matéria prima e impostos são apenas alguns dos fatores que influenciam o preço de produtos de um varejo.
Sendo assim, é preciso que um gestor esteja atento a sua estratégia de precificação como também o número de vendas realizadas mensalmente.
Considerando que nem sempre a receita obtida no mês irá cobrir todos os custos do negócio por determinado período, é crucial manter um equilíbrio entre as contas.
Dessa forma, poderá gerar lucro e também evitar que as cobranças de valores excedentes possam acontecer de forma indevida.
Margem de lucro
Estabelecer uma margem de lucro sobre os custos da empresa permite atingir um posicionamento mais estratégico no mercado.
Dessa forma, é de fundamental importância conhecer quem é o seu público alvo, a fim de assim agregar valor aos seus produtos.
Sendo assim, para definir uma margem de lucro ideal sobre cada produto, avalie elementos como custos, preços praticados pela concorrência, região, poder aquisitivo e etc.
Dessa forma, poderá identificar qual o valor mínimo bem o máximo, que poderá trabalhar no mercado.
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Faça uma curva ABC dos produtos
Para realizar uma boa gestão de caixa no varejo, é essencial conciliar com uma boa gestão de estoque. Isso porque a falta de atenção com o controle de estoque pode afetar diretamente o capital de giro de um negócio.
Desse modo, focar na oferta de um mix de produtos pode proporcionar ao empreendedor varejista uma maior taxa de retorno.
Sendo assim, vale a pena investir na promoção de produtos na curva A e B de sua operação. Ou seja, concentre esforços nos produtos que possuem uma taxa maior de saídas, bem como de procura.
Além disso, reserve um tempo para analisar quais produtos estão parados no estoque, que podem representar perda de capital. Assim, poderá fazer uma liquidação, promovendo assim retorno ao caixa.
Acelere a integração entre canais
Sabemos que a transformação digital vem revolucionando o mercado e alterando o comportamento do consumidor.
Se antes ele precisava se dirigir uma loja física para fazer suas compras, hoje não é mais preciso. Uma vez que a compra de diversos tipos de serviços e produtos podem ser agilizadas por meio da internet.
Sendo assim, como forma de aumentar o faturamento de empreendimento varejista, é possível integrar a sua loja física um sistema de vendas online.
Agora que o leitor já sabe como fazer uma gestão de caixa para varejo de forma eficiente, que tal colocar a mão na massa?
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