Você sabia que o Brasil é o segundo país na América Latina que mais paga impostos? Com isso, ter o apoio de uma consultoria tributária é essencial para uma empresa.
A tributação corporativa no Brasil chega a 34%, enquanto em países como o Chile, a taxa é de dezesseis pontos abaixo de 18%.
Isso significa que, em média, as empresas brasileiras passam 2600 horas por ano, apenas pagando impostos e tributos.
Deste modo, diante de um sistema tão complexo, é muito comum que as empresas não consigam saber o que deve ser pago por elas. O que pode acabar gerando atrasos, multas e até mesmo o fechamento da empresa.
Portanto, fazer uma boa gestão tributária é fundamental para a sobrevivência do empreendimento. Uma solução que pode te ajudar a organizar estes tributos é a contratação de uma consultoria.
Confira no artigo abaixo como a consultoria tributária pode ajudar a sua empresa!
Leia também: Gestão De Custos: 5 Dicas Para Reduzir Os Gastos
O que é a consultoria tributária?
A consultoria tributária somente pode ser realizada por um profissional especialista externo a empresa, responsável por analisar minuciosamente todas as operações empresariais realizadas.
Deste modo, a sua atuação possibilita avaliar as ações relacionadas a atividades financeiras, fiscais e contábeis. Assim, esse profissional é capaz de identificar quais tributos incidem sobre as atividades exercidas.
Dessa forma, a consultoria tributária tem como principal meta a regulamentação dos pagamentos de tributos diretos e indiretos.
O que permite evitar erros e reduzir o custo tributário da empresa. Pois é muito comum que a desorganização tributária leve a pagamentos indevidos e, com isso, prejudica o fluxo de caixa.
Quais são as principais funções da consultoria tributária?
O principal objetivo da consultoria é promover o controle sobre o pagamento de impostos e tributos.
Para isso acontecer, é necessário que o consultor organize as demandas tributárias, passando desde a elaboração do planejamento tributário até a revisão fiscal.
Entenda melhor, lendo nossos tópicos a seguir:
Planejamento tributário
O planejamento tributário é algo de suma importância na consultoria, visto que ele é capaz de organizar e simplificar as operações tributárias.
Deste modo, a sua elaboração pode ser dividida em duas categorias, sendo que a primeira é o Planejamento Operacional e a segunda o Estratégico.
Planejamento Tributário Operacional
Neste caso, o plano irá contemplar apenas procedimentos realizados pela empresa com a intenção de cumprimento de exigências legais.
Como por exemplo a realização de pagamento de impostos devidos dentro do prazo e a realização da correta escrituração das operações.
Geralmente, esta etapa possui duração de três a seis meses e, além de organizar impostos, também conta com a delegação de responsabilidades.
Desta forma, são definidas as responsabilidades de cada pessoa envolvida nas operações fiscais, as tarefas diárias a serem exercidas e os recursos que serão utilizados.
Todo este processo visa a criação de processos internos, tornando o controle da equipe sobre os impostos mais assertivo.
Planejamento Tributário Estratégico
No modelo estratégico, são definidos objetivos a longo prazo. O foco é buscar alternativas para que a empresa comece a ganhar vantagens por meio da quitação de tributos.
Deste modo, é elaborado em um período que varia de cinco a 10 anos, tendo em sua essência uma abordagem mais geral e menos detalhada para as previsões do setor fiscal.
Para isso, o consultor irá observar fatores externos e internos à empresa, como alocar recursos de forma mais eficiente.
A consultoria estratégica é sempre realizada diretamente em parceria com proprietários, presidente e diretores
Leia também: Empresa Com Dívida: O Que Fazer?
Além disso, entre as principais tarefas desempenhadas por uma consultoria tributária, estão:
- A revisão fiscal dentro de um determinado período;
- Manter a empresa dentro das mudanças nas legislações;
- Levantar a existência de possíveis créditos fiscais;
- Restituição de impostos;
- Enquadramento fiscal.
Complemente seu aprendizado com o artigo: Planejamento Tributário Para Prestadores De Serviços: Dicas Essenciais Para O Sucesso
As principais vantagens da consultoria
Organizar, classificar e controlar a carga tributária da sua empresa pode trazer inúmeros benefícios para a gestão.
Logo, contar com a consultoria tributária apresenta diversas vantagens como por exemplo:
- Contar com o apoio de um profissional especializado e capacitado;
- Sair da ilegalidade, uma vez que é muito comum que empresas atuem sem se dar conta que existem débitos pendentes por conta de tributos;
- Recuperação de valores pagos indevidamente;
- Ter vantagens na obtenção de créditos e financiamentos, visto que as contas estão em dia.
Quando contratar uma consultoria tributária?
Não é preciso esperar o problema para cuidar da parte fiscal e tributária da sua empresa.
Segundo especialistas em tributação, a consultoria deve ser contratada assim que uma empresa começa a funcionar.
Ademais, com a consultoria tributária por perto, o empreendedor saberá desde o início o quanto gasta em imposto e como diminuir a carga tributária sobre o empreendimento.
Por isso, a consultoria tributária é capaz de promover mais segurança jurídica e financeira para seu negócio.
Não deixe o problema aumentar para buscar ajuda! O Grupo WSC Contabilidade é especializado em consultoria tributária, e atendemos em toda Belo Horizonte, oferecendo serviços de apuração de impostos municipais, estaduais e federais.
Além disso, aproveite para seguir as nossas redes sociais e compartilhe o nosso conteúdo!