Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Planejamento Tributário para Prestadores de Serviços: Dicas essenciais para o sucesso

Deseja compreender melhor este assunto? Leia nosso artigo e confira nossas dicas sobre como fazer um planejamento tributário para prestadores de serviços. 

O planejamento tributário é uma das ferramentas mais importantes da gestão de uma empresa.

Logo, a sua elaboração é um dos passos mais importantes a ser tomado por um empresário, principalmente para aqueles que atuam no setor de prestação de serviços.

Sabemos que o Brasil é um dos países com maior complexidade legislativa, tendo como reflexo a cobrança de um alto valor de carga tributária.

Desta forma, é de fundamental importância que o empreendedor busque apoio de um profissional especializado desde o momento de abertura de seu negócio, como também em sua gestão tributária, fiscal e contábil.

Deseja compreender melhor este assunto? Leia nosso artigo e confira nossas dicas sobre como fazer um planejamento tributário para prestadores de serviços. 

 

Planejamento tributário na prestação de serviços: por que é importante?

Em primeiro lugar, é preciso compreender a importância da elaboração de aplicação de um bom planejamento tributário para prestadores de serviços.

Para iniciar esta nossa discussão, responda às seguintes questões:

  • Quais são os custos envolvidos em seu processo de precificação?;
  • O quanto a sua empresa paga de impostos anualmente?;
  • Quais são os principais mecanismos tributários?

Caso não consiga responder a maioria de nossas questões, saiba que sua empresa tem muito a ganhar com a contratação de um profissional contábil.

Isso porque, após uma análise minuciosa do cenário de sua empresa, o contador irá elaborar um planejamento tributário que oriente como os impostos estão incidindo sobre o desenvolvimento de sua atividade empresarial.

Aproveite para ler mais sobre: Como Uma Consultoria Tributária Pode Ajudar A Sua Empresa Na Redução Tributária?

 

Vantagens do plano tributário em serviços

Confira a seguir quais são as principais vantagens de criar um planejamento tributário para prestadores de serviços. Vamos lá?

  • Visão realista do valor de carga tributária paga;
  • Orientação no processo de precificação;
  • Maior lucratividade;
  • Otimização da operacionalidade de sua empresa;
  • Estruturação de custos e preços de maneira assertiva;
  • Análise da estrutura tributária;
  • Redução de gastos com pagamento de multas e juros;
  • Maior entendimento sobre o impacto tributário.

Além disso, leia mais sobre: Planejamento Tributário 2021: você já fez o seu?

 

Principais elementos de um planejamento tributário

Durante a elaboração de um planejamento tributário para prestadores de serviços, é preciso que o empreendedor se atente a dois fatores importantes:

  • A formação de um plano;
  • As especificidades do segmento de serviços.

Estes são dois fatores que, apesar de parecerem óbvios, são cruciais para a compreensão do cenário tributário de uma empresa. O que possibilitará alinhar com os seus setores novas metas e objetivos, assim como os meios de alcance.

Além disso, quando o assunto é a gestão tributária no setor da prestação de serviços, é preciso que um gestor se mantenha atento ao pagamento do Impostos sobre Serviços (ISS). 

Isso porque, este é um imposto integrante da estrutura tributária municipal, logo, possui a cobrança de alíquotas e a forma de recolhimento diferente, variando conforme as regras de cada município.

Sendo assim, ao emitir uma nota fiscal, o profissional prestador de serviços deverá fazer o recolhimento do ISS, seguindo as regras de seu município sede.

Além disso, também é preciso compreender os seus tributos federais pagos como por exemplo PIS, COFINS, CSLL e IRPJ. 

Portanto, podemos concluir qual é a importância da elaboração do planejamento tributário para prestadores de serviços. Possui dúvidas sobre como a sua aplicação pode auxiliar no desenvolvimento de sua empresa?

Conte com apoio da WSC Contabilidade. Somos mais que uma contabilidade normal, oferecemos tudo aquilo que sua empresa necessita para prosperar. Evite a falência, pague menos impostos e tenha mais lucros.

WSC Contabilidade conta com um setor tributário especializado, que pode fazer a análise inicial do seu negócio de maneira gratuita sobre os impostos pagos e regimes de tributação adequados. Entre em contato e saiba mais.

Gostou do nosso conteúdo? Confira mais artigos como este acessando nosso blog e nos siga em nossas redes sociais