É possível iniciar um e-commerce sem um site?
O comércio eletrônico vem tomando espaço a cada dia, no ano de 2019 cresceu 18% e movimentou 81,5 bilhões de reais, devido ao amplo acesso à internet da população, a empresa que não possui presença digital enfrentará dificuldades nesta nova realidade.
Ainda por causa da pandemia da COVID-19, com as medidas de prevenção sendo adotadas e comércio fechado, a migração de clientes do comércio tradicional para o digital foi acelerada.
“A Amazon, maior empresa de e-commerce no mundo contratou 100 mil funcionários para conseguir atender o aumento da demanda.”
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Saiba nesse artigo como você pode montar um e-commerce investindo pouco ou como migrar sua empresa convencional para vender digitalmente.
É caro montar um e-commerce?
A resposta é não, hoje existem inúmeras possibilidades de se iniciar um e-commerce gastando pouco, existem várias ferramentas (muitas delas gratuitas) onde você consegue alcançar novos clientes sem ter que investir caro em marketing e criação de sites.
Para aprender como continuar gerando receita mesmo após fechar as portas de sua empresa, leia nosso conteúdo: como ter receita mesmo com portas fechadas?
Em continuação, fizemos uma seleção para você das melhores formas de iniciar ou migrar sua empresa para o virtual gastando pouco e podendo ter grandes resultados:
Plataforma de vendas on-line
Você pode utilizar as plataformas de vendas on-line como o Mercado Livre ou OLX para iniciar a vender seus produtos, é cobrado somente uma comissão sobre as vendas concretizadas e o valor é relativamente baixo.
Além de já possuir um grande número de clientes que acessam as plataformas, o Mercado Livre oferece meios de pagamento e até facilidades para o envio.
Marketplace
O Marketplace é uma grande oportunidade para pequenos negócios, pois oferece a chance de você ofertar seus produtos em sites de grandes empresas como Magazine Luiza, Casas Bahia ou Ponto Frio.
Apesar de ter um valor alto cobrado de comissão, este tipo de plataforma permite que seus produtos sejam expostos a todos os clientes dessas grandes marcas, aumentando a possibilidade de vendas.
Plataforma de site de venda
Caso sua opção seja realmente possuir um site próprio, plataformas como o Nuvemshop e Shopfy oferecem a um preço muito baixo o serviço para você criar seu site a partir de um template.
Deste modo, o empresário consegue customizar seu site de acordo com sua marca e a plataforma tem ferramentas para pagamento e controle de estoque, tudo a uma mensalidade baixa.
Redes sociais
As principais redes sociais como Instagram e Facebook, hoje já permitem que você crie links de vendas nas próprias fotos postadas e é uma boa saída para lojas que possuem um número elevado de seguidores.
Existe também a Bagy, uma empresa que faz a transformação de seu Instagram em uma loja virtual a baixo custo.
Vale a pena vender pela internet?
As previsões de crescimento para o e-commerce são gigantescas e a cada dia aumenta o acesso a internet, aumentando também um número maior de pessoas permanecem mais tempo conectada.
Você sabia que o Brasil é o país onde as pessoas passam mais tempo conectadas?
Ainda devido o período de isolamento social e fechamento de comércio ocasionadas pelo COVID-19, muitas pessoas estão sendo obrigadas a comprar pela internet pela primeira vez, e com as experiências positivas, muitos desses consumidores podem abandonar de vez o comércio presencial.
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Para o empresário que já possui um comércio tradicional, é uma oportunidade de ampliar suas vendas, pelo e-commerce seus clientes não se limitam pela sua localização geográfica.
O que permitirá vender para qualquer local do Brasil e oferecer mais um canal de atendimento a quem já é seu cliente.
5 dicas para ter sucesso com um e-commerce
- Capriche nas descrições e fotos dos produtos, quanto melhores as fotos e mais detalhada a descrição maiores são as chances de venda;
- Organize a logística da sua empresa, desde a organização do estoque ao envio ao cliente devem seguir procedimentos para ganhar rapidez e prezar pela qualidade;
- Fique atento a avaliações e reclamações on-line, no mercado digital reputação é tudo, se existir um cliente insatisfeito converse para achar soluções;
- Esteja disponível em todos canais de atendimento, telefone, e-mail e whatsapp podem aproximar você de seu cliente.
- Faça o calculo correto do preço de venda levando em consideração custos como comissão, frete e manutenção de site.
Abra agora mesmo seu e-commerce
Não há dúvidas que abrir um negócio on-line é uma boa alternativa, e mesmo durante a crise é uma boa oportunidade.
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