Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Coronavírus: Como manter sua empresa ativa em momentos de crise

coronavirus-como-manter-sua-empresa-ativa-em-momentos-de-crise

Gerir uma empresa, durante períodos de crise é uma atividade um tanto desafiadora. Entretanto, todo gestor precisa saber quais medidas podem ser tomadas que sejam adequadas ao seu modelo de negócio, para que consiga manter sua equipe produtiva e o setor financeiro estável. 

Confira o artigo que preparamos para ajudar você, empreendedor e gestor, a manter sua empresa ativa em momentos de crise.  Acompanhe!

Qual o papel do gestor em tempos de crise? 

Todo profissional que cumpre o papel de gestor em uma empresa, precisa ter postura de um líder e assim saber a melhor forma de conduzir bem sua equipe.

 Ou seja, ele deverá identificar fatores como produtividade motivação e desenvolvimento profissional. 

Toda essa situação de quarentena e isolamento social, devido ao avanço e perigo de contágio da doença coronavírus (COVID-19), poder ser considerada como algo novo. São momentos assim que fazem com as pessoas se sintam perdidas. 

Desta forma, é preciso que os gestores de suas empresas possam passar confiança para que as ações tomadas em prol de manter sua empresa ativa em momentos de crise sejam mais assertivas. 

Como deve ser feito a gestão de uma empresa em tempos de crise? 

Uma boa gestão em tempos de crise deve ser precisa em vários quesitos para que assim consiga manter sua empresa ativa em momentos de crise.  Confira a seguir, nossas sugestões. 

Considere uma administração mais enxuta 

Para que consiga manter sua empresa ativa em momentos de crise, será preciso analisar todos os seus processos e operação de trabalho. Desta forma, é possível descartar atividades desnecessárias e manter somente as que realmente agregam valor aos seus serviços. 

Tendo como principal objetivo neste momento, a redução de desperdícios e a melhora de seus resultados. 

Invista em tecnologia e inovação 

O planejamento e controle são importante ferramentas que contribuem para manter sua empresa ativa em momentos de crise. 

Desta forma, analise as possibilidades de adotar mais tecnologia em seus processos. Por meio, delas é possível reduzir burocracias em suas atividades internas, facilitar a comunicação de sua equipe, aumentar o nível de produtividade e evitar falhas. 

Analise investimentos 

Mesmo em meio ao caos de uma crise econômica é possível encontrar novas oportunidades. São exatamente nas situações difíceis que acabam obrigando o empreendedor a adotar novas soluções e assim conseguir pensar em novas estratégias. 

Muitas dessas oportunidades, tende a se tornarem diferenciais competitivos. 

 Por meio do uso da matriz de SWOT, o profissional conseguirá examinar com maior precisão os fatores internos e externos que influencia a saúde financeira de sua empresa, obtendo assim insights de seus investimento e recursos de acordo com cada cenário. 

Faça a administração de finanças e impostos

A correta administração de finanças e um importante instrumento para que consiga manter sua empresa ativa em momentos de crise. Principalmente em situações na qual custos precisam ser reduzidos. 

Neste sentido, estude possibilidade de alterar, como por exemplo, o regime tributário de sua empresa. 

Tenha atenção também a todas as informações operacionais, financeiras, contábeis e comerciais. 

Fortaleça o sentimento de equipe 

Em meio ao alerta de contágio e risco do bem-estar de seus colaboradores, a comunicação interna pode ficar prejudicada. 

Desta forma, a fim de manter sua empresa ativa em momentos de crise e estimular a cultura de colaboração, busque por iniciativas que consiga fortalecer o sentimento de equipe. 

Oportunidade pós-crise

Uma hora toda crise econômica terá um fim e a normalidade em sua empresa irá voltar. 

Neste momento, que um a boa gestão em tempos de crise se presenta como seu maior retorno. 

Neste sentido, se o empreendedor, conseguiu reduzir custos, manter sua equipe produtiva, manter um bom faturamento, quando o período de crise terminar, conseguirá perceber que possui um bom caixa, além de novas oportunidade para seu negócio. 

Lidar com a gestão de uma empresa em momentos de crise, é uma atividade desafiadora, mas se o profissional busca fazer o melhor todo o tempo, com certeza conseguirá colher bons frutos de seu trabalho. 

Gostou de nossas dicas para manter sua empresa ativa em momentos de crise? Aproveite para compartilhar com amigos em suas redes sociais. 

Gostou de nosso conteúdo? Acesse o nosso blog e confira também Assessoria Empresarial: Por Que É Importante Para Sua Empresa?