As micro e pequenas empresas que estão enquadradas no regime Simples Nacional, possuem uma maior facilidade em confundir o pagamento de impostos em sua gestão.
Isso devido a complexidade dos processos burocráticos de nossa legislação brasileira. Sendo assim, realizar uma revisão tributária e conseguir recuperar créditos tributários em uma empresa permite o aumento da receita e a redução orientada de impostos.
Quer saber como revisar tributos pagos por sua empresa? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas!
O que é uma empresa do Simples Nacional?
As pequenas e médias empresas optantes do regime tributário Simples Nacional devem realizar o pagamento dos seguintes tributos:
- RPJ;
- CSLL;
- PIS/Pasep;
- Cofins;
- IPI;
- ICMS;
- ISS;
- Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);
- Recolhimento dos tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação – DAS.
Sendo assim, devido a enorme quantidade de impostos a serem recolhidos, muitos empresários podem se sentir perdidos devido a falta de um bom planejamento tributário.
Deste modo, a revisão de tributos é um processo compreendido como uma ferramenta fundamental para que todas as empresas possam manter em dia o pagamento de tributos e impostos.
Assim, a total compreensão dos papéis e documentação mantém todos os processos em dia. Além de permitir uma revisão completa dos processos fiscais, tributários, durante os cinco últimos anos.
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O que é a Recuperação de Créditos?
Como o leitor já deve saber, devido a alta complexidade da carga tributária, aproveitar os créditos do processo de Recuperação de Créditos vem se tornando uma excelente opção.
Logo, aproveitar os benefícios concedidos pelo Fisco aos pequenos empresários brasileiros possibilita manter as empresas corretamente regularizadas.
Deste modo, imagine que uma empresa do segmento de distribuição, optante do Simples, solicite o processo de revisão de tributos e restituição de créditos sobre o processo de venda de seus produtos.
Sendo assim, ao recolher o ICMS, irá verificar se o pagamento fora feito pela indústria, evitando assim o pagamento duplicado.
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Quais tipos de empresas podem se beneficiar dos impostos pagos a mais?
São empresas que podem se beneficiar do processo de revisão de tributos e restituição de créditos:
- Padarias;
- Postos de Gasolina;
- Lojas de Conveniência;
- Lojas de Autopeças;
- Revendedores de Pneumáticos;
- Perfumarias;
- Drogarias e Farmácias;
- Bares e restaurantes;
- Distribuidores de Bebidas e cigarros;
- Supermercados e minimercados.
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Como revisar tributos em uma empresa do Simples Nacional?
Agora que o leitor já compreende melhor um pouco mais sobre o processo que é a recuperação de créditos, vamos nos ater aos seus mecanismos e como investir na revisão de tributos pode se tornar importante para o desenvolvimento de uma pequena ou média empresa.
Logo, é possível contar com apoio de um profissional contábil especializado. Além disso, no Portal do Simples Nacional, fica disponibilizado pela Receita Federal o sistema conhecido como Compensação de pedido.
Sendo assim, por meio desta aba, o empreendedor pode solicitar os créditos correspondentes nos últimos cinco anos de exercício de sua empresa no mercado.
Como saber se tenho impostos pagos a mais?
O processo de revisão de tributos não é simples. Contudo, por meio de uma boa documentação fiscal, torna- se possível solicitar a restituição de impostos à Receita Federal.
Logo, será preciso contar com apoio especializado, de modo que um bom planejamento tributário possa ser elaborado. Tendo como resultado a análise completa dos últimos cincos anos.
Além disso, todo o processo pode ser simplificado com auxílio da tecnologia.
O que você achou do nosso artigo sobre revisar tributos? Possui dúvidas ou precisa de ajuda com o processo de recuperação de tributos em sua empresa? Somos mais que uma contabilidade normal, oferecemos tudo aquilo que sua empresa necessita para prosperar. Evite a falência, pague menos impostos e tenha mais lucros.
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