Gerir o próprio negócio é uma tarefa árdua, principalmente para os empresários de primeira viagem. A gestão financeira é um grande problema enfrentado por esses empreendedores que estão iniciando a carreira, e o controle de receitas e despesas é um dos principais tópicos desse problema.
Dessa forma, neste artigo vamos falar da diferença entre receita e despesas e os seus tipos.
Receita
A receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial, ou seja, é um dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas do lucro gerado.
A receita é contabilizada por métodos contábeis específicos que podem considerar vendas efetuadas em credito, contato que os bens ou serviço tenham sido entregues ao cliente.
FIQUE ATENTO: Receita é diferente de lucros. Receita é todo o valor que a empresa recebe em determinado mês antes de realizar o pagamento de todas despesas e impostos, Lucro é o valor que resta ao empresário depois de quitar todas suas obrigações e pagar os impostos. A maior causa de falência das empresas, é que empresários realizam retiradas de valores da empresa antes de fazer a quitação de todas despesas, colocando a empresa em débito.
Tipos de Receitas
– Receita Bruta
Representa o faturamento, ou seja, valor referente as vendas de produto ou serviço.
– Receita Principal
Gerada a partir da atividade principal da empresa.
– Receita secundária
Gerada a partir de uma atividade secundária da empresa, como a venda de produtos correlato aos principais.
– Receita Líquida
É a receita bruta menos descontos, como impostos, devoluções de mercadorias e descontos concedidos na venda, entre outros.
– Receita de sobras de materiais
Vinda da venda de materiais que sobram no processo de produção, mas que podem ser aproveitadas em outras empresas.
– Receita Financeira
Receita vinda dos rendimentos de aplicações financeiras.
– Receita não operacional e não recorrente
Proveniente de atividades esporádicas, que não estão relacionadas à atividade principal da empresa.
Despesas
É um gasto relativo à manutenção de atividades operacionais e obtenção de receitas, sem vínculos com a produção. Envolve bens ou serviços consumidos direita ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Tipos de Despesas
– Despesas regulares
Aquelas que ocorrem com regularidade. Algumas despesas mensais, como pagamento de salários, tributos, alugueis e contas de consumo.
– Despesas extraordinários
São aquelas que acontecem fora da normalidade da empresa. Como por exemplo: multas e reparos emergências.
Custos
É um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. Está relacionado à produção. Como por exemplo: compra de matéria-prima, energia elétrica da empresa.
Tipos de custos
– Custo Direto
É aquele atribuído a determinado produto ou serviço de maneira direta. É incluído diretamente no cálculo do valor do produto oferecido.
– Custos Indiretos
São aqueles que não podem ser relacionados diretamente com a atividade desempenhada pela empresa. Podem citar os gastos com energia, água, aluguel.
Estes gastos interferem no produto da empresa, mas não possuem relação direta com o mesmo.
– Custo fixo
São custos que tem uma certa regularidade e não sofrem alterações de acordo com a demanda de produção.
– Custo variável
Se alteram em função da produção, crescendo de acordo com o aumento das atividades produtivas, como matéria-prima e embalagens.
Gostou? Deixe aqui nos comentários 👇👇
Leia outros textos no nosso blog!
📍 WSC Contabilidade tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas, nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.