Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Posso trocar de contador? Veja como mudar de contador e migrar sua contabilidade

posso-trocar-de-contador-(3) (1)

O que fazer quando sua contabilidade já não te atende mais da maneira que você gostaria? Muitos empresários têm dúvidas ao responder essa pergunta, ainda mais considerando que os questionamentos sobre a possibilidade de trocar de contador são comuns. 

 

Então, se o escritório contábil que atende seu negócio não estiver oferecendo os resultados que você almeja para que sua empresa cresça, saiba que é possível migrar sua contabilidade

 

No entanto, você precisa seguir alguns parâmetros para saber quando efetuar essa troca e o que fazer quando esse processo for necessário. 

 

Para que não haja mais dúvidas e que você, caso necessite passar por essa substituição, consiga realizá-la da maneira correta, leia o conteúdo deste artigo e entenda os principais passos para poder trocar de contador. 

 

Desejamos uma boa leitura. Então, vamos lá?! 

Quais as funções de uma contabilidade em minha empresa? 

As funções de uma contabilidade são fundamentais para que uma empresa possa desenvolver-se seguindo os conformes legais. 

 

Justamente por isso esse serviço é considerado obrigatório (exceto para MEIs), uma vez que cabe a ele levantar o balanço patrimonial da organização e fazer com que ela mantenha sua escrituração contábil regular. 

 

Dessa forma, entender quais funções a contabilidade executa dentro do seu negócio é essencial para você ter discernimento se ela está cumprindo seu papel corretamente. 

 

O objetivo do contador, perpassa fundamentalmente, por cuidar de suas obrigações fiscais e trabalhistas, nas quais podemos citar: 

 

  • Recolhimento tributário;
  • Pagamento dos salários dos funcionários;
  • Emissão de folha de pagamento;
  • Gestão e controle financeiro;
  • Orientação do cumprimento das leis e obrigações.

 

Visto que, para que uma empresa cresça legalmente, ela precisa cumprir com as imposições da Receita Federal, faz jus ter o apoio contábil. 

 

Ainda mais quando levamos em consideração que o sistema tributário brasileiro, além de ser altamente oneroso, é considerado um dos mais complexos do mundo. 

 

Assim, sem o apoio correto, fica muito mais fácil seu negócio cometer falhas e ter que arcar financeiramente com multas, penalidades e sanções do Fisco. Essas punições podem causar um grande problema para o seu caixa. 

 

Leia mais: Controle financeiro empresarial: entenda a importância e como fazer.

O que faz uma contabilidade não seguir o seu papel funcional? 

É primordial que o serviço contábil contratado por você siga as funções destacadas aqui. Mas, e quando isso não acontece? Aí chega o momento de você trocar de contador e migrar sua contabilidade. 

 

No entanto, antes de colocar essa alteração em prática, vamos mostrar mais alguns parâmetros que precisam ser revistos e considerados. 

 

Por mais que haja uma relação de confiança entre sua empresa e o contador, é necessário ter atenção a alguns detalhes importantes. Por mais que esse vínculo seja forte, fazer vista grossa pode prejudicar o crescimento do seu negócio. 

 

E, apesar de ser incomum trocar de contador, não tenha isso como regra e faça a devida alteração quando você acreditar que é o mais viável para o desenvolvimento da sua empresa. 

 

Para te ajudar a entender se de fato chegou o momento de fazer essa substituição, leia as perguntas a seguir. Caso você responda “sim”, isso pode indicar que essa troca deve ser concretizada. 

 

  • O serviço prestado pela contabilidade não está de acordo com o que seu negócio acredita alcançar?
  • O contador não cumpre com os prazos combinados? 
  • O contador não se atualiza conforme as mudanças na legislação?
  • Os sistemas e softwares utilizados estão arcaicos? 
  • A comunicação entre empresa e contador não está sendo clara? 
  • O atendimento prestado pelo contador está gerando problemas? 
  • Há outras situações que incomodam no relacionamento com o contador?

 

Dessa maneira, ao se deparar com constantes falhas técnicas, inconsistências, falta de pontualidade com os prazos para pagamentos e erros que geram processos judiciais e passivos trabalhistas por parte do seu contador, opte por migrar sua contabilidade.  

Como trocar de contabilidade? 

Se você observou tudo isso e chegou à decisão que para sua empresa melhorar perpassa por trocar de contador, veja os passos a seguir para fazer esse processo da maneira correta: 

Procure uma nova contabilidade para te ajudar nesse processo

Faça, com antecedência, uma pesquisa minuciosa e acerte com uma contabilidade que prestará um serviço diferente, e melhor, em relação a que te atendia anteriormente. 

 

Quando sua busca gerar resultados positivos, mostre ao novo parceiro tudo aquilo que você almeja que seja cumprido em prol do desenvolvimento do seu negócio. Logo, firme um pré-contrato.

 

Lembre-se: a contratação equivocada pode comprometer fatalmente o futuro da sua empresa.

Busque pendências nas documentações e pagamentos

Verifique se há alguma pendência que possa ter passado em branco nos últimos cinco anos. Conte com o apoio de um contador para isso, que possa oferecer uma averiguação técnica sobre esses registros. 

 

Essa busca tem um prazo de 30 dias que, quando findado, torna-se necessário que haja uma oficialização da ausência de débitos. Caso contrário, eles precisam ser quitados para que não gerem problemas. 

Formalize o cancelamento

Um dos momentos mais tensos pode ser ao comunicar a decisão de saída. Faça isso ao formalizar uma carta registrada ou e-mail. 

 

Solicite um relatório com débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, dívidas em geral.

 

Caso o contrato tenha uma cláusula com multa rescisória, verifique se vale mesmo a pena encerrar o vínculo naquele momento ou em efetuar o pagamento e quebrar essa relação de uma vez. 

Conte com a WSC Contabilidade

Se você é da região de Belo Horizonte e optou por trocar de contador, uma das opções pode ser a WSC Contabilidade

 

Possuímos mais de três décadas de vivência no mercado da capital mineira! Tudo isso resulta em uma busca contínua para contribuirmos e alavancarmos o seu empreendimento por meio da otimização dos seus processos! 

Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação. Saiba as vantagens de adotar a WSC como parceira do seu negócio!

Se você gostou do nosso conteúdo, veja mais artigos no nosso blog e siga a nossa empresa nas redes sociais

 

Continue a leitura: Gestão Empresarial em Belo Horizonte: conheça os benefícios em contar com a WSC