Você já deve saber que, para uma empresa alavancar e potencializar sua atuação, é necessário tempo e planejamento, correto?
Nesse contexto, a gestão das finanças torna-se uma solução essencial. Você já sabe o que isso significa? Já implementou essa estratégia operacional em sua empresa?
Não perca tempo! Insira já um mecanismo de controle financeiro e saiba como ele pode fazer a diferença quando o assunto é a administração eficiente dos seus recursos!
Continue a sua leitura e saiba mais sobre a importância do controle financeiro empresarial e como implementá-lo em seu negócio.
O que é controle financeiro empresarial?
O controle financeiro empresarial nada mais é do que um diagnóstico de dados financeiros de um negócio a fim de compreender sua situação financeira.
Mas, afinal, o que é esse mecanismo e como ele funciona? Um controle financeiro eficiente contempla uma análise rigorosa do fluxo de caixa.
Trata-se de uma gestão adequada de todas as entradas e saídas do capital de giro da empresa, realização de relatórios financeiros, cruzamento de dados, e acompanhamento da lucratividade e dos investimentos feitos.
Essa estratégia é uma tendência no mundo empresarial, quando o assunto são as finanças. Isso porque se trata de um recurso que contribui para uma visão global de todas as áreas e operações da empresa.
Com a posse de todos os dados empresarias um gestor consegue aplicar medidas e remodelações de processos, tendo em vista manter a saúde financeira de um negócio
Nessa perspectiva, o controle financeiro empresarial é determinante para desenvolver uma boa gestão financeira.
A importância do controle financeiro empresarial para a gestão dos negócios
A relevância do recurso controle financeiro se torna mais perceptível nas situações em que surgem dúvidas sobre o momento ideal para tomar certas medidas estratégicas. Ou seja, em um determinado cenário de mercado, o gestor de uma empresa pode refletir se é a hora de fazer um investimento, por exemplo, ou se o momento é de conter gastos.
Nesse contexto, o uso dos recursos deve ser feito de forma conjunta com um profissional especializado que tenha acesso a uma série de dados financeiros a respeito da empresa.
É a partir da análise minuciosa desses dados reunidos em um relatório, por exemplo, que o empresário consegue definir estratégias e traçar caminhos rumo ao crescimento do seu negócio.
Esses dados podem ser bastante úteis nas situações de indecisão, como citamos acima, e também durante uma crise envolvendo algum setor ou processo.
Portanto, um controle financeiro eficiente pode ser o que estava faltando para o gestor entender de fato as reais necessidades da sua empresa e, assim, conseguir agir de forma mais assertiva.
Como fazer um controle financeiro eficiente?
Após conhecer o que é o controle financeiro empresarial e entender a sua importância, chegou a hora de colocar esse processo em prática. Conheça quais são os pilares dessa prática gerencial. Vamos lá?
1.Gestão do fluxo de caixa
Sem uma gestão eficiente do seu fluxo de caixa, é impossível gerir bem um negócio. Isso porque, ao deixar de estar por dentro de tudo que entra e sai na sua empresa, você passa a ficar de olhos vendados para o uso dos recursos financeiros.
Nesse sentido, correr o risco de aplicar recursos onde não é necessário e deixar faltar onde precisa certamente não será saudável para a sua empresa.
2.Analisar dados e relatórios financeiros
Um gestor tem como missão elencar e avaliar periodicamente quais são as despesas do seu negócio, o grau de lucratividade, o andamento dos processos e demais resultados empresariais.
Somente a partir do entendimento da situação das finanças, isto é, da análise de dados e relatórios, torna-se possível mensurar a saúde do seu negócio e contribuir para o controle financeiro.
3.Capital de giro
Para manter os negócios funcionando, é imprescindível saber o valor ideal para manter como capital de giro.
Essa quantia mantém o pagamento dos demais valores, isto é, custos e despesas que precisam ser pagos até uma determinada data, para que tudo continue funcionando de forma saudável.
As despesas descontadas do capital de giro são as seguintes:
- Pagamento de fornecedores no devido prazo;
- Compra e manutenção de estoque;
- Folha de pagamentos em dia;
- Custos operacionais;
- Encargos, impostos, dentre outros custos..
Você também pode gostar de aprender sobre: Gestão empresarial em Belo Horizonte: conheça os benefícios em contar com a WSC.
4.Controle de contas a pagar e receber
O método de controle de contas a pagar e receber permite que você registre todos os valores que a empresa precisa quitar e também os que pode esperar que entrem no capital de giro. Isso inclui taxas de manutenção de sistemas, por exemplo, e o pagamento de impostos.
A partir desse mecanismo, é possível ainda identificar situações de inadimplência e manter-se sempre em dia com a folha de pagamentos.
Se você precisa de um suporte para colocar em prática todos esses pilares, saiba como funciona o suporte da WSC Contabilidade!
Obtenha a ajuda de um contador da WSC Contabildiade!
Acertar na hora de colocar em prática procedimentos de controle financeiro, como a análise do fluxo de caixa, a verificação das contas a pagar e a receber e cuidar do capital de giro pode ser um desafio não é mesmo?
Contar com o suporte especializado da WSC Contabilidade nesse processo é conseguir alcançar seus propósitos empresariais com eficiência e agilidade! Somos uma empresa com vasta experiência no atendimento de negócios que ainda estão em fase de estruturação.
Com décadas de vivência no mercado, buscamos contribuir para alavancar o seu empreendimento e otimizar seus processos! Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação. Saiba as vantagens de adotar a WSC como parceira do seu negócio!
Se você gostou do nosso conteúdo, veja mais artigos no nosso blog e siga a nossa empresa nas redes sociais. Continue lendo: Declaração de Imposto de Renda 2022: veja os prazos e quem precisa declarar.