Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Planejamento Tributário 2021: você já fez o seu?

planejamento-tributario-2021

Estamos iniciando um novo ano e ter um bom planejamento tributário pode fazer toda diferença para o financeiro de sua empresa. 

Você sabia que no Brasil as empresas destinam 30% de sua Receita para tributos? Por isso, qualquer erro pode fazer muita diferença.

A escolha do Regime de Tributação geralmente é feita no momento de abertura da empresa ou no mês de janeiro de cada ano. Sendo válido durante os próximos 12 meses, logo, caso você não tenha se planejado, pode acabar perdendo dinheiro para o governo durante um ano inteiro. 

Veja conosco neste artigo tudo sobre Planejamento Tributário para 2021. Acompanhe!

 Aprenda mais lendo: Inteligência Tributária: Como Melhorar A Gestão Tributária

Planejamento Tributário 2021: o que é?

Planejamento tributário é uma ferramenta legal onde por meio de análise da legislação encontramos qual a forma mais barata de sua empresa recolher os impostos. 

O Brasil é um dos países com a legislação tributária e a mais complexa do mundo, então ter o apoio profissional é essencial para minimizar os riscos e encontrar oportunidades.

“O Planejamento Tributário consiste em um estudo da legislação voltado para uma empresa específica, duvide de modelos prontos ou planejamentos que não incluem simulações com os números reais de sua própria empresa.”

O melhor momento para realizar um planejamento tributário é já na constituição da empresa, porém, em muitos casos no decorrer do tempo a realidade muda. Isso porque, o seu faturamento e quadro de funcionários podem aumentar.

Além disso, as suas atividades empresariais podem ter sido alteradas. Por isso é essencial que o Planejamento Tributário seja revisado a cada ano. 

Confira mais sobre: QUAL IMPOSTO PAGO EM CNPJ DE ARQUITETURA? 

Qualquer empresa pode fazer planejamento tributário?

Não só pode como deve. Existe uma falsa teoria que o planejamento tributário é feito somente por grandes empresas e que é algo caro e trabalhoso. Porém, empresas de qualquer porte podem se beneficiar de um bom planejamento tributário, principalmente as empresas digitais. 

Hoje, até mesmo as microempresas optantes pelo SIMPLES possuem grandes oportunidades de economia de impostos. Com cenários onde a margem de lucro está cada vez menor, toda economia pode fazer muita diferença ao empresário. 

Aqui na WSC Contabilidade possuímos um setor especializado e nossos clientes possuem o planejamento tributário gratuito de suas empresas.

 

Dicas para um bom planejamento tributário de 2021:

Conheça seu negócio! 

O bom planejamento tributário leva em consideração todos os aspectos da empresa, desde o faturamento, atividade exercida, número de funcionários e até mesmo localidade onde compra a sua mercadoria. Quanto mais informações forem disponibilizadas melhor ficará o planejamento tributário;

– SIMPLES nem sempre é a melhor opção! 

Muitas empresas são optantes pelo SIMPLES devido a sua burocracia ser reduzida e por acreditarem que é a melhor tributação para pequenas empresas. 

Porém, existe um grande número de situações em que o SIMPLES, se apresenta como a maneira mais cara de recolher impostos. Fique atento!

Leia também: Estourei o limite do MEI, o que faço?

Aproveite benefícios fiscais! 

Muitos segmentos possuem benefícios em suas atividades ou em linhas de produtos específicos, como bares, restaurantes, farmácias e açougues, que possuem redução de alíquotas, mesmo no SIMPLES Nacional!

– Faça previsões realistas!

O Planejamento tributário é feito com base nas previsões de faturamento do próximo ano, então quanto mais o projetado se adequar a realidade, mais economia será gerada. Por isso estude bem as suas possibilidades. 

Procure um profissional qualificado!

A WSC contabilidade tem 30 anos de expertise em micro e pequenas empresas e profundo conhecimento da legislação para oferecer as melhores opções de economia de impostos de maneira legal.

Leia mais sobre: 6 Respostas Que Só A Contabilidade Tem Sobre Seu Negócio 

NÃO PERCA TEMPO, VAMOS COMEÇAR AGORA!

2021 já está começando e o planejamento deve ser feito o quanto antes, pois a escolha do Regime de Tributação deve ocorrer até o fim de janeiro. 

Entre em contato que a WSC Contabilidade está a disposição para realizar o planejamento de sua empresa para você lucrar muito neste novo ano. 

 

DICA BÔNUS

ATENÇÃO! Devido a pandemia não haverá exclusão do SIMPLES Nacional para empresas com débito em 2020, porém fique atento que as taxas de juros dos impostos são exorbitantes. Então se sua empresa possui valores em aberto com o fisco planeje sua regularização para não perder dinheiro com multas e juros.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo que realizamos uma consulta gratuita na situação fiscal de sua empresa.