A abertura e a manutenção de uma empresa usualmente demandam uma mobilização considerável de recursos financeiros, e é comum que os gestores às vezes se encontrem em um cenário onde a empresa não dispõe desse montante em caixa.
Felizmente, isso não significa que a empresa deverá comprometer suas atividades. Existem no mercado empresas cujo foco é a concessão de créditos na forma de financiamento ou empréstimo, para que as empresas possam se desenvolver.
Preparamos esse material com tudo o que você precisa saber na hora de solicitar um financiamento ou empréstimo.
Boa leitura!
O que é um financiamento?
O financiamento é caracterizado especialmente pelo fato de ser um crédito concedido para um fim específico. Ou seja, o credor irá receber o pedido, fazer a análise e, caso aprovado, liberar crédito exclusivamente para a aquisição do bem sinalizado na proposta.
O bem adquirido fica alienado à instituição credora. Isso significa que ele não é de fato posse de quem solicitou o crédito até que o financiamento tenha sido completamente quitado. Em caso de descumprimento com o financiamento, o bem adquirido pode ser confiscado pela instituição credora.
O fato de todo o processo ser mais objetivo, com finalidade específica e assinalada, e de haver o bem adquirido como garantia torna esse processo mais seguro para a instituição credora, e isso reflete nas taxas de juros, sendo consideravelmente mais baixas do que em empréstimos, visto que essa é uma máxima da concessão de crédito: quanto mais seguro para o credor, mais baixos são os juros.
Leia também: Legalização de empresas em Belo Horizonte: tudo que você precisa saber.
O que é um empréstimo?
O empréstimo é uma modalidade de concessão menos burocrática, visto que não é necessário prestar contas em relação à aplicação do valor concedido. Devendo o solicitante, caso consiga o empréstimo, pode aplicar os recursos como preferir.
O critério para a concessão de empréstimos é basicamente a análise de crédito, que verifica a capacidade do solicitante de quitar a dívida dentro dos prazos estabelecidos.
Todavia, apesar de ser menos burocrático, o empréstimo também apresenta taxas de juros mais onerosas para o solicitante, visto que não apresenta garantias nem controle sobre o uso dos recursos, sendo, portanto, menos seguro para a instituição credora, e, como vimos, quanto menos seguro, maiores são os juros.
Em caso de não pagamento das parcelas, o solicitante pode ser negativado, além de entrar em uma crescente de multas e juros que irão dificultar ainda mais o quitamento da dívida.
Financiamento ou empréstimo: como escolher?
Como todas as decisões que tangem a gestão de uma empresa, a decisão sobre a tomada de um financiamento ou empréstimo deve ser feita de forma estratégica, considerando as necessidades do negócio e as melhores opções disponíveis.
Como vimos, o financiamento não é um crédito de uso livre, devendo ser aplicado para uma finalidade específica. Por apresentar melhores condições de juros e parcelamento, é uma boa opção para situações em que a empresa deseja adquirir bens mais caros e necessários, como maquinário. É algo que deve ser pensado a longo prazo e investido em recursos úteis a longo prazo.
O empréstimo, por sua vez, é mais recomendado para quantias menores, que vão ser aplicadas em coisas menos tangíveis, como investimentos, manutenção do fluxo de caixa e solução de imprevistos, como dívidas inesperadas. É a melhor opção para a aplicação em gastos recorrentes.
Onde solicitar um financiamento ou empréstimo?
Independente de qual seja a opção escolhida, é imprescindível que o responsável procure as melhores opções de crédito no mercado, de modo a minimizar a oneração da empresa com os juros e conseguir melhores condições de prazos e parcelamento.
Atualmente, existem muitas instituições focadas na concessão de crédito além dos bancos tradicionais, como cooperativas de crédito, fintechs e empresas focadas na concessão de crédito.
O segredo para o sucesso está em dedicar tempo à pesquisa, para encontrar a opção mais vantajosa para o seu negócio.
Conheça a WSC Contabilidade!
Financiamentos ou empréstimos podem ser boas opções para o seu negócio, oferecendo oportunidades e/ou fôlego para que a empresa continue exercendo as suas atividades e crescendo de forma saudável.
Todavia, é importante que a decisão de adquirir crédito de uma instituição financeira seja feita de maneira calculada, para não prejudicar a empresa e comprometer a sua saúde financeira. Para isso, conte com o apoio da WSC Contabilidade.
A WSC Contabilidade é uma empresa que oferece soluções contábeis na região de Belo Horizonte – MG há mais de 40 anos. São 4 décadas oferecendo serviços com excelência e agilidade para os nossos clientes.
Para contar com o apoio dos nossos especialistas na gestão das suas demandas fiscais e financeiras, basta entrar em contato conosco.
Para ter acesso a mais conteúdos informativos sobre contabilidade e empreendedorismo, não deixe de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais.