Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Energia Elétrica – Como reduzir os custos

A energia elétrica é um dos custos fixos que toda empresa possui, porém hoje em dia já possuímos alternativas para que possamos deduzir essa despesa e ainda contribuir com o meio ambiente. Nesse artigo vamos detalhar como é possível fazer isso e o melhor, com zero investimento.

Porque reduzir gastos com energia elétrica?

Com o mercado cada vez mais competitivo, a empresa que é mais eficiente, consegue gastar menos recursos para produzir o mesmo resultado, consegue não somente aumentar seus lucros, mas também ter vantagem sobre seus concorrentes.

Leia mais sobre viabilidade econômica e financeira

Os empresários mais antigos usam uma expressão simples, mas de profunda sabedoria: “Despesa é igual unha, se não cortar todo dia ela só cresce”.

Além da redução dos custos gastos na operação, hoje em dia os consumidores estão mais conscientes, e essa é uma tendência que só aumenta a cada ano, em pesquisa do CDL no ano de 2018, 30% dos consumidores assumiram que preferem comprar de empresas que tem boas práticas ecológicas. A utilização do diferencial que sua empresa adota energia renovável pode ser um diferencial no marketing, principalmente se você tem vários concorrentes no mesmo mercado.

Como reduzir gastos com energia elétrica

No dia a dia da empresa várias ações podem ser tomadas, como troca da iluminação por LED, melhoria na iluminação natural e educação dos colaboradores, porem com certeza a saída que apresenta maior economia financeira é a utilização da energia fotovoltaica.

“O que é energia fotovoltaica? É a popular energia solar, fotovoltaica é só o nome mais técnico utilizado.”

O maior impedimento a instalação de painéis solares é com certeza o custo, mas temos uma boa notícia, você não precisa investir um capital alto para isso, veja abaixo as duas soluções.

Leia mais sobre como reduzir custos com folha de pagamento

Como reduzir os custos com energia elétrica com fazenda solar

1 – Instalação de painel fotovoltaico (solar)

Nos casos onde a empresa é proprietária do imóvel comercial, essa é uma alternativa muito viável, pois o investimento valoriza o imóvel e é comprovado matematicamente que o valor investido na compra do painel é revertido em economia e se paga no médio prazo.

Não possuo capital para investir?” Essa é uma situação comum, principalmente em pequenas empresas, porém, existem hoje algumas alternativas para contornar a situação. O BDMG e as instituições bancárias normais oferecem linhas de crédito específicas para investimento em energia solar, como o retorno é garantido, as taxas de juros são baixas e saem mais baratas que a conta de energia.

Existem casos onde a empresa possui uma área grande para implantação de painéis e gera mais energia do que consome, podendo vender o excesso para as concessionárias de energia, sendo mais uma fonte de renda.

2 – Como utilizar a fazenda solar?

Uma nova alternativa prática para as empresas que utilizam imóveis alugados ou que não querem realizar um investimento na compra dos painéis solares é a compra de energia de fazenda solares.

Como funciona isso?” É muito rápido e prático, a empresa assina um contrato com a fazenda solar que repassa a energia para concessionária, e cobra uma taxa do empresário pela operação, com investimento zero, o empresário economiza por mês 10 a 25% de valor com energia elétrica.

Faz muito sentido a pequenos mercados, açougues ou restaurantes que utilizem câmaras frias ou qualquer pequeno negócio, sem investir nada você consegue economizar um valor considerável por mês e ainda ajudando o meio ambiente!

Achou interessante pagar menos, não perca tempo.

Porque contratar a WSC Contabilidade?

A WSC Contabilidade tem o contato direto com consultores que fazer toda a parte burocrática pra você, sua preocupação será só economizar dinheiro. Essa e muitas outras soluções são o foco da WSC contabilidade, nosso propósito é mudar sua realidade financeira! Entre em contato.