Ao não fazer a declaração de imposto de renda, o empreendedor adquire uma série de problemas e impedimentos. Como por exemplo não poder realizar viagens internacionais ou ainda ter o nome negativado.
Para além dessas questões há também as perdas financeiras decorrentes das multas e que devem ser pagas junto com o imposto. Um transtorno que poderia muito bem ser evitado com mais planejamento e suporte de um contador.
Conduto, agora não adianta pensar no atraso, o caminho é fazer a entrega do Imposto de Renda o mais rápido possível, evitando que a multa se torne mais cara.
Se você, leitor, não fez a declaração e deseja regularizar a sua situação em relação ao imposto de renda, continue lendo este artigo e veja o passo a passo.
Veja também: Gestão De Custos: 5 Dicas Para Reduzir Os Gastos
O que fazer se não entregou a declaração?
Tente fazer a declaração e entregá-la o mais rápido possível, isso irá amenizar o valor das multas a serem pagas. A entrega da declaração pode ser entregue atrasada.
Então basta entrar no Portal da Receita Federal e baixar o programa Meu Imposto de Renda ou fazer opreenchimento da ficha pelo próprio site. Depois disso, o sistema irá calcular a quanto será pago em multa por atraso.
A Darf — Documento de Arrecadação de Receitas Federais — é a multa emitida pela Receita Federal. E varia de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto que ficou devido.
Sendo que o indivíduo pode pagar tanto o valor mínimo de R $165,74 a 20% sobre o valor dos tributos devidos, tudo irá depender da quantidade de dias corridos e o valor do imposto.
Caso não tenha declarado os impostos referentes aos anos anteriores, faça a emissão da Darf referente a todos os anos devidos e evite a todo custo atrasar novamente o pagamento.
E lembre-se: a partir da entrega em atraso, você tem 30 dias para fazer o pagamento sem que novas multas sejam aplicadas. Caso a multa não seja quitada, haverá a incidência de juros, o que causará a necessidade de emitir uma Darf atualizada.
Leia em seguida: Planejamento Tributário Para Prestadores De Serviços: Dicas Essenciais Para O Sucesso
As consequências de não fazer o imposto de Renda
Apesar de todos temerem o famoso leão, nem sempre fica claro o que pode acontecer com o indivíduo que não faz a declaração do imposto de renda. Por isso a WSC Contabilidade trouxe as principais consequências para abrir os olhos de quem ainda está no atraso.
Prejuízos Financeiros
Um dos efeitos mais imediatos de não fazer a declaração do imposto de renda é a contração de multas, caso o problema não seja resolvido rapidamente a dívida pode ficar cada vez mais alta, isso porque a multa é de 1% ao mês.
Processo por sonegação de impostos
Mesmo que não seja de propósito quem não cumpre com as obrigações tributárias pode ser processado pelo estado por não pagar o que deve.
A sonegação de impostos é considerada crime no Brasil e caso o indivíduo ou empresa seja considerado culpado e condenado pela justiça, pode haver a necessidade do cumprimento de pena e até prisão de 2 a 5 anos.
CPF Negativado
Outra consequência desagradável da não declaração do imposto de renda é a negativação do nome no Serasa, impedindo a obtenção de crédito, a realização de grandes compras e de qualquer tipo de financiamento.
Fica com o CPF bloqueado, também limita a liberdade e os planos das pessoas afetadas, visto que não é possível realizar viagens internacionais, movimentar conta bancária ou assumir cargo público.
Se você, leitor, ainda não fez a declaração de imposto de renda, talvez seja o momento de contar com uma Assessoria Fiscal e regularizar a sua situação. Dever ao fisco pode representar muita dor de cabeça. Por isso entre em contato com o Grupo WSC Contabilidade!
Há mais de 30 anos no mercado, temos uma vasta experiência em Declaração de Imposto de Renda e outros serviços contábeis. Com uma equipe qualificada, somos referência em serviços contábeis na região do Barreiro.
Se você, leitor deseja ver mais artigos e notícias sobre o mundo das finanças, acesse o nosso blog ou siga a WSC nas redes sociais.
Confira no nosso blog: Como Faço Para Contratar Uma Contabilidade No Barreiro?